sexta-feira, 10 de junho de 2011

Justiça determina internação de viciada em crack

Fonte: O Dia

Rio - A Justiça do Rio determinou, nesta sexta-feira, a primeira internação compulsório de um adulto viciado em drogas. A paciente é uma jovem de 22 anos, grávida, que foi recolhida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na última quarta-feira, durante operação na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, a internação só foi possível graças a um pedido da família da jovem, preocupada com seu estado de saúde.

"Essa jovem estava colocando em sério risco o feto. A juíza Ivone Caetano (da da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Capital) atendeu de imediato o pedido. Neste momento, ela está sendo avaliada em um dos Centros de Atenção Psicossocial da prefeitura do Rio. Após os exames ela poder seguir para uma de nossas unidades de acolhimento onde ter condições dignas para ter seu filho e recuperar a cidadania", afirmou o secretário.

Uso da maconha é discutido entre parlamentares no Piauí

Fonte: 180 Graus

Nesta sexta-feira (10), a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate as Drogas visitou alguns centros para tratamento de dependentes químicos, para conhecer a necessidade local.

Dentre os assuntos destacados na visita foi à possibilidade da descriminalização da maconha, proposta pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Acredito que ele passou o carro na frente dos bois, precisamos criar um sistema de tratamento. No Brasil, o usuário é penalizado apenas com o tratamento. Não é crime o uso. Não sou contra a descriminalização. Os dependentes são problemas de saúde”, afirmou o presidente da comissão de combate as drogas, Reginaldo Lopes.

O senador Wellington Dias afirma que não pode ser liberado geral. “Quando liberou geral, aumentou o consumo consideravelmente nos países, e aumentou os casos de violência. O Brasil é contra a apologia. Mas o uso não é crime ao usuário, é penalizado com o tratamento”.

A comitiva seguirá por todo o país para conhecer a real situação do problema das drogas, e ao final fará um relatório, com intuito da realização de projetos para o tratamento.