quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O debate raso sobre a maconha

Fonte: Estadão

Daniel de Barros

Volto de férias e me deparo com a capa da Veja mostrando que a medicina “acaba de descobrir” que maconha faz mal. Sério? Quer dizer que colocar fogo em alguma coisa e ficar respirando a fumaça pode ser prejudicial à saúde? Como ninguém descobriu isso antes?

Acho muito interessante esse movimento de colocar na conta da medicina a responsabilidade pela proibição de qualquer coisa quando fica comprovado que algo “faz mal”. Isso não vale só para as drogas – vai de alimentos a hábitos, do corpo à mente. Com relação ao uso de substâncias, em particular, a autoridade é delegada na maioria das vezes ao psiquiatra, com argumentos na linha “não me venha pedir para essa droga ser liberada porque os médicos já comprovaram que vicia e faz mal”.

Eu não vou advogar a liberação nem a proibição desta ou daquela droga, mas é preciso criticar esse tipo de argumento, que tenta simplificar grosseiramente a questão, minimizando o problema que, no fundo, é de uma complexidade que não cabe numa revista semanal, num jornal ou num blog.

Empresário que cultivava maconha em casa é preso no Bairro São Lucas, em Belo Horizonte

Fonte: Estado de Minas

No local, a polícia apreendeu três vasos com pés de maconha e sementes.

A polícia prendeu na manhã desta sexta-feira um homem de 27 anos que estava cultivando maconha em casa no Bairro São Lucas, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele é empresário e possui um restaurante.

Na residência foram encontrados três vasos com os pés de maconha, um tubo de ensaio com uma porção de sementes, uma balança de precisão aparentemente com defeito e uma porção da droga. O empresário teria dito que a droga era para consumo próprio. A ocorrência será encerrada na 4ª Delegacia de Polícia do Bairro Saudade.