domingo, 26 de setembro de 2010

América Latina pede ajuda e políticas coerentes contra drogas

do Estadão

Os líderes latino-americanos pediram nesta semana nas Nações Unidas a criação de políticas globais mais coerentes para combater o tráfico de drogas e solicitaram um aumento da ajuda contra o problema.

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, chamou as drogas de "arma de destruição em massa" da região. O seu colega de El Salvador, Mauricio Funes, disse por sua vez que o narcotráfico representa uma ameaça crescente à segurança global.

"Hoje, o foco da violência está na fronteira com os Estados Unidos e em nossos pequenos territórios, mas amanhã estará na grandes cidades dos países desenvolvidos," disse Funes à Assembléia-Geral das Nações Unidas.

Dos recursos prometidos pelos Estados Unidos para a luta contra as drogas sob a iniciativa Mérida, a maior parte está destinada para o México, e menos de 20 por cento para a América Central e o Caribe.

Plantio de maconha em casa para o consumo próprio divide especialistas

da Globo.com

RIO - Plantar maconha em casa para não financiar bandidos tem sido um discurso cada vez mais comum entre usuários de classe média. Mas, na última terça-feira, a prisão de um engenheiro de 67 anos e de seu filho de 31, que cultivavam 108 pés da droga numa cobertura no Recreio , trouxe à tona uma polêmica: o que pode ser classificado como cultivo para uso próprio (como os dois alegaram) e o que pode ser caracterizado como tráfico (como a polícia vê o caso)? Vale a pena ter mudas em casa ou droga é droga? A discussão tem mobilizado usuários, especialistas no tratamento de dependentes, advogados e policiais.

Para a presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Sílvia Pontes, não há dúvidas. Para ela, é um absurdo cultivar maconha em casa:

- Maconha é droga, é proibido. Em vez de plantar, este pai deveria ter dado princípios morais e éticos ao filho, conscientizá-lo sobre os malefícios.

Facilidade de acesso pode levar ao uso exagerado

Menos veemente, mas também contrário ao cultivo, o psiquiatra Jorge Jaber, sócio de uma clínica de recuperação de dependentes diz que um dos perigos de ter a Cannabis em casa é aumentar o consumo da droga pela facilidade de acesso.