sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PM mata 2 suspeitos e apreende armas e drogas no Fumacê

do O Dia Online

Rio - Um confronto entre policiais do 14º BPM (Bangu) e bandidos da Favela do Fumacê, em Realengo, na Zona Oeste, na noite desta quinta-feira, terminou com dois suspeitos mortos. Duas armas foram apreendidas, além de cerca de seis quilos de maconha, crack e cocaína.

O titoteio ocorreu por volta das 19h15. Policiais faziam um patrulhamento na região quando se defrontaram com um grupo de bandidos armados. No confronto dois deles foram baleados. Levados para o Hospital Albert Schwietzer, em Realengo, ambos não resistiram. As vítimas ainda não formam identificadas. Com elas, segundo a PM, foram encontrados um revólver calibre 38 com numeração raspada e uma pistola 9mm de fabricação israelense.

Os policiais também conseguiram apreender seis tabletes de maconha, com cerca de um quilo cada, e 95 trouxinhas da mesma droga, 76 sacolés de cocaína, 26 pedras de crack, dois frascos de cheirinho da loló, um radiotransmissor e R$ 29 em espécie. A ocorrência foi registrada na 34ª DP (Bangu).

Ainda na noite de quinta-feira, Glaucius da Silva, de 24 anos, foi preso  com uma pistola 9mm por policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 14º BPM, na Estrada Rio do Pau, na comunidade do Chapadinho, próximo ao Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte. Ele foi autuado por porte ilegal de arma na 22ª DP (Penha).

Lula elogia Cabral na ação de combate ao tráfico

do d24am

Discurso do presidente aconteceu durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Theatro Municipal.

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o combate ao tráfico de drogas no Rio e elogiou o governador fluminense, Sérgio Cabral, durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Theatro Municipal.
"Muito obrigado, Sérgio Cabral, por não negociar com aqueles que não merecem a complacência do Estado", disse Lula, depois de destacar também a devolução "da cidadania ao povo honesto".
O discurso foi feito ao fim da cerimônia, que acabou por volta de 23h15. No início do evento, o prefeito da capital, Eduardo Paes, havia feito referências à guerra contra o tráfico. "Não é proselitismo político. A gente viu, esta semana, o renascimento do Estado do Rio", afirmou. Lula e Paes foram muito aplaudidos pelo público que lotava a sala de espetáculos.

Homem é preso por cultivar 3.000 pés de maconha em casa

por Elba Galindo

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta quinta-feira, um homem que mantinha uma plantação de maconha no quintal de casa, na área central de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a reportagem do Diário de Pernambuco, na residência de Paulo Lopes dos Santos, 60 anos, foram encontrados cerca de 3.000 pés da erva, 100 gramas de semente, 22 papelotes da droga e mais 400 gramas do entorpecente prontos para o consumo.

A equipe da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu as informações de que a casa, na Rua Sete de Setembro, abrigava uma plantação e foi até o local averiguar a denúncia.

Segundo informações da PM, os pés de maconha estavam plantados em vasos e a residência estava vazia. O acusado e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Gravatá. Após ser autuado por tráfico de drogas, Santos será encaminhado para a Cadeia Pública da cidade.

OAB-MG suspende Ércio Quaresma por 90 dias

do G1

quaresma2 O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG) suspendeu preventivamente o advogado Ércio Quaresma, ex-defensor do goleiro Bruno, por 90 dias. O julgamento foi realizado na tarde desta terça-feira (30) na sede da instituição, em Belo Horizonte.

O presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves, concedeu entrevista coletiva após o julgamento. Segundo Chaves, Ércio Quaresma tem 15 dias para recorrer da decisão. O presidente afirmou que enquanto estiver suspenso preventivamente, Quaresma fica proibido de exercer qualquer função jurídica.

Também participou da coletiva, o presidente do Conselho de Ética e Disciplina da OAB-MG, Décio de Carvalho Mitre. Ele citou quatro motivos que levaram a ordem a suspender Ércio Quaresma: “exposição do advogado no terreiro do crack”; desacato a autoridade, com relação aos delegados do caso Eliza; ameaça a pessoas; e a falta de educação no trato com elas. Segundo Mitre, Quaresma durante a sessão estava “sério e cortês”.

MORTE: Suspeita de overdose de cocaina em posto de combustível

MORTE: as autoridades investigam a morte do jovem T.R.C. 25 anos, encontrado sem vida dentro do banheiro de um posto de combustível, localizado na Rua 14 com a Avenida 40. A polícia coletou sangue e suspeita que ele teria morrido de overdose de cocaina.

ANALÂNDIA: a polícia civil realizou na noite de quarta-feira a reconstituição do crime que vitimou a morte do ex-vereador Evaldo Luis Nalim, morto a tiros em Analândia. As autoridades policiais acreditam esclarecer o assassinato que poderia ter cunho político.

Gabeira vê sucesso em ação no Rio, mas não vitória final contra tráfico

do O Globo

Gabeira criticou o clima de propaganda da cobertura do caso pela mídia

Principal oponente do governador Sérgio Cabral nas últimas eleições, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) reconheceu o sucesso das operações policiais do Rio na reconquista dos territórios da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, mas disse que a ação 'não pode ser entendida como uma vitória final contra o tráfico de drogas no Rio'.

Em entrevista à BBC Brasil, ele diz que o tráfico deve agora passar por um processo de reorganização e criticou a falta de 'posicionamento crítico' da imprensa.

Madrid inaugura clube onde é permitido fumar marijuana

do IOnline

“Private Cannabis Club” é o primeiro clube em Madrid onde é possível fumar marijuana para uso lúdico ou com fins medicinais. O espaço conta já com 80 membros com idades compreendidas entre os 20 e os 65 anos.

Para aderir ao clube é simples. Os sócios são obrigados a pagar uma quota anual de 130 euros e têm de obedecer a duas condições: ser maior de idade e ser proposto por um dos membros da associação.

Como se trata de uma associação privada é possível fumar dentro da legalidade. A maioria dos associados sofre de doenças crónicas e, por isso, consumem esta substância para minorar as dores. “Em hospitais de Israel dão marijuana aos doentes de Kron” afirma um desenhador, um dos sócios do clube.

Dentro do clube os sócios podem consumir a sua própria marijuana ou podem optar por comprar esta substância a 6 euros por grama. Todos os dias aparecem no local entre 20 a 30 pessoas. “É uma associação privada e estamos inscritos na Comunidade de Madrid” conta Carlos Yerbes, um dos fundadores.

O consumo dentro do clube é “responsável e controlado” e não é permitido consumir mais de 50 gramas por semana. São promovidos debates sobre o cultivo e pretende-se também lançar o debate com vista à mudança da lei do consumo de marijuana no país.

Rapper Kurtis Blow Cited For Carrying Marijuana At LAX

LOS ANGELES (CBS) — According to reports, rapper Kurtis Blow was cited Thursday morning at LAX after a TSA body scanner detected a stash of weed in his pocket.

TMZ.com reported that the body scan at Terminal 7 detected “an anomaly” in the pants of Blow, 59, who was subsequently patted down. The pat down revealed the marijuana stash.

Kurtis, whose real name is Kurtis Walker Combs, was cited for carrying less than 28.5 grams of marijuana and released.

Quem está a favor do combate ao tráfico no Rio?

de Sidney Rezende

Levantamento divulgado pelo Ibope mostrou que 88% dos cariocas são a favor das ações de combate ao tráfico de drogas, realizadas nos últimos dias em especial no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade. Os indecisos somaram 7% e apenas 3% desaprovam as operações. Mil moradores de diversos pontos do Rio e com idade superior a 16 anos foram entrevistadas por telefone no período de 27 a 29 de novembro. Gostaria de questionar exatamente esse aspecto da pesquisa que me parece fundamental.

O próximo passo no combate à violência é acabar com a corrupção

do O Globo

Nem o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio (Bope), nem as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), nem ninguém conseguirá diminuir a violência sem que sua principal fonte seja combatida, a corrupção. Ela é a mãe de quase todos os males, inclusive a violência. Não adianta deixar o peso em cima de policiais honestos que arriscam suas vidas todos os dias em confrontos com bandidos, nem adianta legalizar as drogas de modo a cortar a renda dos traficantes. Milícias, por exemplo, são tão violentas quanto e não vendem drogas. Também não vai adiantar criminalizar o usuário de drogas, como alguns conservadores sugerem, pois a fonte de onde brota todos estes males está na corrupção.