quarta-feira, 6 de julho de 2011

Deputado tenta aprovar na Câmara plebiscito sobre legalização da maconha

Fonte: UOL

O brasileiro portador de título eleitoral poderá decidir na eleição do ano que vem não só a sucessão municipal, mas também se quer ou não, a legalização de drogas como a maconha no país. A escolha seria feita por meio de um plebiscito como o que, em outubro de 2005, barrou o veto à compra de armas e de munição com poucas restrições.

A proposta de uma nova consulta popular começou a ser disseminada nesta terça-feira na Câmara pelo deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR). Ex-secretário antidrogas da Prefeitura de Curitiba (2007-2010) e ex-delegado da Polícia Federal, o parlamentar tenta coletar assinaturas ao projeto de decreto legislativo que institui o plebiscito. A ideia, defende, é que a consulta seja feita como uma terceira opção na urna eletrônica no pleito de 2012 --que elegerá prefeitos e vereadores em todo o país.

Polícia encontra maconha em fazenda de Pinochet

Fonte: A Tarde

Uma plantação de maconha foi encontrada em um setor da fazenda onde estão as cinzas do ex-ditador Augusto Pinochet, atualmente embargada por um julgamento por enriquecimento ilícito.

Lucía Pinochet Hiriart, filha mais velha do ex-ditador, afirmou ao jornal La Tercera estar surpresa pela descoberta, que ocorreu em março do ano passado, mas chegou à imprensa apenas recentemente. "Sobre o que pode ocorrer na (fazenda) Los Boldos não temos ideia. Está aberta, até animais podem entrar. Está meio abandonada", afirmou.

Em uma capela de Los Boldos, 130 quilômetros a sudoeste de Santiago, estão depositadas as cinzas de Pinochet, que morreu em 10 de dezembro de 2006. O prédio era uma das muitas propriedades do ex-governante (1973-1990) e está embargado pela Justiça como parte de um processo de enriquecimento ilícito iniciado antes de sua morte.

Marcha da Maconha: seguiremos vencendo

Fonte: Folha de São Paulo

JÚLIO DELMANTO, LEONARDO DIAS, MARCO MAGRI e PEDRO NOGUEIRA

Nós temos certeza de que a proibição à maconha cairá, do mesmo modo como caíram os argumentos que sustentavam a repressão à nossa marcha

Após quatro anos de proibição e obscurantismo, a liberdade de expressão prevaleceu. A decisão no STF impede que interpretações medievais por parte de tribunais inferiores possam restringir o direito constitucional de discutirmos as políticas de drogas onde devem ser discutidas: nas ruas.

A Marcha da Maconha propõe, por um debate amplo e democrático com a sociedade, a criação de regras e leis para controlar o plantio, o comércio e o uso de maconha. O cenário proibicionista é de falta de regulação do mercado da planta, deixando que o controle seja feito exclusivamente pelo crime e, consequentemente, pela violência.

Efeito "similar" à maconha explica gula por comidas gordurosa

Fonte: Terra

Um estudo revelou que a gordura contida em alimentos como batatas fritas desencadeia um mecanismo biológico de gula no organismo que atua de modo similar aos efeitos da maconha.

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Califórnia, descobriu que quando provaram comidas gordurosas, ratos, utilizados como cobaias na pesquisa, começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinóides, uma espécie de lipídios biologicamente ativos, que exercem um efeito semelhante ao da maconha sobre o indivíduo.

O processo, relata a pesquisa, tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro, através de um feixe de nervos conhecido como nervo vago, para o intestino. Lá, ocorre o estímulo na produção de endocanabionóides, e a substância provoca uma onda de ativação celular, que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.