quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SP: usineiros incentivam crack para cortadores trabalharem 14 h

Fonte: Terra

Em algumas plantações de cana-de-açúcar no interior do Estado de São Paulo, existem alguns funcionários que, sonho de qualquer usineiro, conseguem trabalhar cerca de 14 horas por dia sem interrupção. O segredo da produtividade é pequeno, barato e cada vez mais fácil de conseguir: o crack. As consequências para o 'superfuncionário', porém, são conhecidas: após poucos anos, uma saúde devastada e, não raro, a morte.

Esse é um dos usos crescentes da droga que mais surpreenderam a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, da Assembleia Legislativa de São Paulo. A comissão, formada por 29 parlamentares, fez um levantamento inédito sobre a proliferação do entorpecente no Estado, e o apresentou nesta terça-feira.

Coordenador de UPP alerta para uso de drogas

Fonte: O Globo

RIO - É uma utopia acreditar que a UPP vai acabar com a droga. A afirmação foi feita na terça-feira pelo major Eliezer de Oliveira, coordenador de Ensino e Pesquisa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) ao site G1 durante um seminário na Glória, que discutiu políticas de segurança e tráfico de drogas. Em sua palestra, o major ressaltou que, se houver um usuário, ele irá atrás da droga. Para o militar, o importante não é apenas combater o tráfico, mas também afastar a influência dos traficantes da comunidade. Para ele, tal influência permite que um jovem ocioso possa enveredar pelo caminho do tráfico.

- A polícia tem que chegar na comunidade e, junto com ela, outras ações sociais. A iniciativa privada também tem que estar junto - disse o militar.

Durante o congresso, o militar enfatizou que o dependente químico é um problema social. Para ele, o viciado em drogas acaba se tornando um problema de polícia quando faz do vício um modo de praticar delitos.