quinta-feira, 17 de maio de 2012

Marcha da Maconha será realizada no sábado em São Paulo

Fonte: Folha de São Paulo

Em São Paulo, a Marcha da Maconha será realizada no próximo sábado (19), partindo às 14h do vão do Masp, na avenida Paulista, no centro. A marcha ocorre após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que permitiu manifestações pela legalização da droga.

A manifestação já foi realizada este ano em cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Sob o lema de "Basta de guerra: por outra política de drogas", a marcha pretende reunir em São Paulo cerca de 5.000 pessoas --número de participantes no ano passado, segundo o movimento.

Livro sobre drogas e saúde pública provoca polêmica

Fonte: R7

Uma ordem do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), para que um livro que discorre sobre tratamento a usuários de drogas não fosse mais oferecido para download em um site mantido por funcionários da Coordenação de Saúde Mental, programa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerou protestos entre profissionais de saúde. A possibilidade de download do livro desapareceu do site ligado ao programa municipal depois que um jornal do Rio publicou reportagem questionando o conteúdo da obra.

"Toxicomanias: incidências clínicas e socioantropológicas", publicado em 2009 pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reúne artigos de vários especialistas e foi organizado por Antonio Nery Filho, Edward Macrae, Luiz Alberto Tavares e Marlize Rêgo. Um dos artigos, intitulado "A nova Lei de Drogas e o usuário: a emergência de uma política pautada na prevenção, na redução de danos, na assistência e na reinserção social", discute as leis sobre uso de drogas em diversos países e defende mudanças na legislação brasileira. É abordada a possibilidade de o usuário plantar maconha em casa, para consumo próprio. Ao ser informado sobre o conteúdo do livro, na última sexta-feira, Eduardo Paes determinou que a menção à obra fosse excluída do site.