terça-feira, 27 de abril de 2010

Diretor da PF defende cooperação dos países no combate às drogas

da Globo.com

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse nesta terça-feira que países produtores, consumidores e de trânsito de drogas são corresponsáveis pelo combate ao tráfico no mundo e devem cooperar para resolver o problema.

Segundo Correa, é preciso evitar estigmatizar os países produtores e que servem de rota para o transporte das drogas. Ele destacou que os países da América do Sul não podem ficar marcados por preconceitos que prejudiquem as suas populações.

"Não pode ter protagonismo, e sim cooperação. Não pode ter imposição de conceitos, e sim cooperação na construção desses conceitos", afirmou Corrêa, que abriu na terça-feira uma conferência internacional sobre o combate às drogas no Rio de Janeiro.

Aumento do crack é resultado da boa política de combate à cocaína, diz PF

do G1

Administradora da DEA discursa em evento antidrogas. Foto: Liana Leite Em evento para discutir o combate ao narcotráfico nas fronteiras, o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, afirmou que o aumento do consumo de crack em diversas cidades brasileiras se deve ao combate eficaz da cocaína trazida na Bolívia.

“O crack, por incrível que pareça, é sinal de sucesso de uma política mundial de repressão. Temos diminuído o acesso ao cloridrato e aí surge um subproduto tão maléfico, tão doloroso, e as quadrilhas vão se adequando a esse mercado”, explicou ele, na Conferência Internacional Antidrogas (International Drug Enforcement Conference – IDEC) que acontece na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (27).

4 entre 10 índios usam drogas

do Diário do Nordeste

Projeto de Formação de Lideranças Indígenas quer prevenir o uso de tóxicos entre os indígenas do Brasil

Terapia comunitária, massoterapia e técnicas de resgate da autoestima indígena serão alguns dos recursos usados durante a capacitação dos líderes Nada menos do que quatro em cada dez índios brasileiros têm envolvimento com drogas, principalmente o álcool. Na tentativa de barrar essa triste realidade do País, foi lançado - na manhã de ontem, na sede do Programa Quatro Varas, no Pirambu - o Projeto de Formação de Lideranças Indígenas em Terapia Comunitária, Massoterapia e Técnicas de Resgate da Autoestima Indígena.

Seminário Regional sobre Droga tem início hoje na Barra Bonita

do JC Net

Barra Bonita - Organizações governamentais e não governamentais, profissionais de diferentes áreas, usuários de drogas, especialistas e técnicos envolvidos com o tema de toda a região de Bauru, se reúnem, hoje, em Barra Bonita, a partir das 9h, para discutir o tema: “Drogas: Entendendo o Problema”. Representantes de 40 municípios confirmaram presença no evento.

O seminário é uma promoção do Departamento Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Barra Bonita em parceria com o Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned) do Estado de São Paulo.

O objetivo é debater políticas públicas relacionadas ao combate e prevenção às drogas, o tratamento dado pela imprensa à questão das drogas lícitas e ilícitas; a diversidade de recursos existentes para o atendimento dos usuários, entre outros.

Estarão presentes personalidades e instituições que se destacam em ações de redução ao uso de drogas como Luizemir Wolney Carvalho Lago, presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas, Maurício Landre, representante da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), Rosana Brtikzi de Souza, coordenadora e presidente do Programa de Orientação à Dependência, Alcoolismo e Reintegração Familiar (Prodarf), entre outros.

Todos os participantes receberão certificado

CAPS recebe 20 novos usuários de drogas por dia em Teresina

do Cidade Verde

O crescimento do número de jovens viciados em drogas em Teresina, especialmente no crack, tem provocado o aumento da demanda por atendimento no Centro de Atenção Psicossocial para Dependentes de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina. O centro atende diariamente uma média de 80 usuários de drogas dispostos a se livrarem do vício e recebe cerca de 20 novas inscrições a cada dia.

Instalado em novo prédio, localizado na Rua Area Leão, 1121 - bairro Nossa Senhora das Graças (zona Sul), o CAPS AD assiste mais de 2.800 pessoas, que estão devidamente cadastradas. Segundo a enfermeira Georgia Ribeiro, uma das coordenadoras da equipe técnica multidisciplinar, a entidade vem registrando atualmente uma demanda reprimida em decorrência do aumento da procura por atendimento.

ONG propõe esterilização de drogados

da Globo.com

Uma ONG americana afirma que já impediu mais de três mil viciados em drogas e álcool de ter filhos, pagando cerca de US$ 300 por pessoa em anticoncepcionais e tratamento de esterilização. Agora a entidade tenta trazer esta ideia para a Grã-Bretanha.

A ONG Project Prevention defende que pessoas viciadas não devem ter filhos e oferece anticoncepcionais ou até tratamentos de esterilização a viciados.

Cerca de 350 mil crianças na Grã-Bretanha têm pelo menos um pai viciado em drogas e a maioria sofre alguma consequência do vício dos pais.

A ideia da ONG americana sofre resistência de outras entidades britânicas. Para uma das entidades, a ideia é uma "farsa" e lembra políticas "nazistas".

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil