sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Governo pode realizar Conferência Nacional sobre Drogas, diz Wellington Dias

Fonte: Agência Senado

O governo federal pode realizar uma Conferência Nacional de Políticas sobre Drogas para debater e pactuar com a sociedade aspectos como combate, prevenção, tratamento, acolhimento, políticas públicas e reinserção social de dependentes químicos. O pedido foi feito nesta quinta-feira (22) pelo senador Wellington Dias (PT) e pela secretária Nacional sobre Drogas, Paulina Duarte, ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O ministro disse que irá levar o pleito à presidente Dilma Rousseff. As informações são da assessoria do senador.

- Milito há pelo menos 11 anos nessa área e sei que o Brasil precisa de um pacto nacional sobre o tema da dependência química. Temos de fazer juntos uma radiografia do problema, formular e implementar políticas para a sua solução - defendeu Wellington Dias que preside, no Senado, a Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas.

Segundo o parlamentar, Gilberto Carvalho ressaltou que a política sobre drogas, com ações focadas no dependente químico, é um compromisso de governo. Ainda de acordo com Wellington Dias, deve ser anunciado, em breve, um conjunto de medidas para a área.

Ex-chefe antidrogas é condenado a prisão por tráfico

Fonte: O Globo

MIAMI - O ex-general boliviano encarregado de combater o narcotráfico no país, René Sanabria, foi condenado, nesta sexta-feira, a 14 anos de prisão por ter integrado um grupo de traficantes de cocaína e seu sócio Marcelo Foronda Acero, foi condenado a nove anos de prisão, conforme divulgou a AP.

A operação foi realizada em conjunto com os Estados Unidos, com informantes infiltrados que se fizeram passar por traficantes colombianos.

As sentenças foram anunciadas pela juíza Ursula Húngaro em uma audiência judicial realizada num tribunal federal da Flórida (EUA).

Sanabria, de 54 anos, foi condenado a cumprir também cinco anos de liberdade condicional supervisada e Foronda cumprirá três, assim que saírem da cadeia, segundo sentença da juíza, que pediu desculpas aos Estados Unidos pelo narcotraficante enviar drogas ao país.

Terra exibe 'Quebrando o Tabu' com exclusividade na internet

Fonte: Terra

O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, vai exibir com exclusividade na internet para todo o Brasil e demais países da América Latina onde atua, o filme brasileiro Quebrando o Tabu. A partir de 26 de setembro, às 7h, ele ficará disponível durante uma semana, gratuitamente, no Terra TV Video Store, locadora online do Terra.

» Clique aqui e saiba como assistir

Verdadeiro mosaico sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo, o longa traz como figura central o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e conta ainda com depoimentos dos ex-presidentes dos EUA Bill Clinton e Jimmy Carter, do médico Drauzio Varella e do escritor Paulo Coelho. Dirigido por Fernando Grostein Andrade, também dá voz a diversos personagens afetados direta ou indiretamente pelas drogas e diversos representantes da sociedade que lidam com a questão.

Crise na classe média britânica impulsiona criação doméstica de maconha

Fonte: BBC

Adrian Goldberg

Traficantes de drogas estão alugando quartos em residências de classe média em bairros de subúrbio nas cidades britânicas, onde instalam pequenas plantações de maconha, já que estas localidades despertam menos suspeitas por parte da polícia.

Mas, a tendência tem se verificado também entre pessoas da classe média, e as razões alegadas vão desde segurança em não precisar se expor no contato com criminosos para adquirir a droga, até a uma forma de tornar o consumo mais barato.

Amy é uma alta executiva da região de Cheshire, no norte da Inglaterra, que também cultiva maconha no sótão de sua casa.

Professor terá de fazer teste em MS para provar que não usa maconha

Fonte: Folha de São Paulo

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

Candidatos aprovados em um concurso para professor da rede pública em Mato Grosso do Sul terão de apresentar um exame toxicológico recente para comprovar que não são usuários de maconha ou cocaína.

A exigência consta de um edital publicado nesta quinta-feira (22) no "Diário Oficial". Segundo o documento, a etapa é obrigatória e "de caráter eliminatório" e servirá, juntamente com outros testes médicos e psicológicos, para medir a "aptidão física e mental" dos aprovados.

No ano passado, ao convocar 142 aprovados em outro concurso para professor, o governo de MS havia requisitado o mesmo exame, mas recuou e disse que havia cometido um "equívoco" na produção do edital.