sábado, 6 de agosto de 2011

Drogas: Experiência portuguesa inspira Reino Unido

Fonte: Diário Digital

Os Liberais Democratas, parceiros do partido Conservador no governo de coligação britânico, vão discutir num congresso em setembro uma moção para a descriminalização do consumo pessoal de drogas baseada na experiência portuguesa, foi hoje divulgado.

Promovida pelo militante Ewan Hoyle, a moção apela à formação de um painel de estudo para «avaliar devidamente, economicamente e cientificamente, o atual quadro legal para lidar com as drogas no Reino Unido».

A principal sugestão feita a esta equipa é que «considere a reforma da lei, baseada no modelo português», nomeadamente que a posse de drogas para consumo pessoal deixe de ser um crime.

Internar à força resolve?

Fonte: Época

Um usuário de crack de 25 anos espera pelo transporte que o levará ao abrigo municipal. Ele aceitou a internação porque temia morrer do vício

A boca ferida, maltratada pelo uso contínuo de cachimbos precários, era uma das poucas partes do rosto de R. que o cobertor marrom e sujo deixava entrever. O corpo miúdo poderia facilmente ser confundido com o de um garoto de 14 anos. Os passos que o conduziam para fora da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, eram apenas resignados, não mais relutantes. Enquanto caminhava, R. experimentava momentos de lucidez nos quais tentava resumir sua trajetória. Aos 25 anos, viciado em crack, sem ter onde dormir, exceto a rua, ele enfrentava o quarto dia sem comer. No dia 19 de julho, foi encontrado e levado à força pela equipe da Secretaria de Assistência Social do município do Rio de Janeiro. “Se for a salvação para mim, eu vou. Sabe por quê? Porque eu tô vendo que se eu ficar aqui, fumando oito, nove pedras por dia, eu não vou aguentar mais. Eu vou morrer.” Antes das 10 horas da manhã, R. já embarcara numa das quatro vans da prefeitura que levaria os usuários de crack recolhidos ali à delegacia e, depois, a algum abrigo para tratamento de dependentes químicos.

Mesmo com UPP, tráfico continua discretamente em morro do Catumbi

Fonte: SRZD

A polícia apreendeu no início da madrugada deste sábado um menor com duas granadas e um rádio transmissor, no Morro da Coroa, no Catumbi, Zona norte do Rio de Janeiro. A comunidade faz parte de um complexo que conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), mesmo assim parece que está longe da segurança na região ser garantida.

Cafés de Maastricht serão reservados a holandeses, belgas e alemães

Fonte: G1

Nos cafés é possível comprar drogas como a maconha.
Objetivo é reduzir os problemas provocados pelo turismo da droga.

O acesso aos "coffee shops" de Maastricht (sudeste da Holanda) será reservado exclusivamente aos holandeses, belgas e alemãs a partir de outubro, com o objetivo de reduzir os problemas provocados pelo turismo da droga.

Nos cafés holandeses é possível comprar drogas como a maconha.

"A prefeitura informou que fecharia os cafés se os problemas não diminuíssem", declarou à AFP Marc Josemans, proprietário do "Easy Going" e presidente da Associação 'Coffee Shops Oficials' de Maastricht (VOCM), que reúne 13 dos 14 estabelecimentos da cidade e que promove a a iniciativa de restringir o acesso.