terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dise apreende três pés de maconha em estufa adaptada em guarda-roupa

Fonte: A Tribuna

A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) localizou uma plantação de maconha dentro de um guarda-roupa cuidadosamente adaptado. Trancado a chave, sem circulação de ar e luz natural, o local contava com sistema de irrigação, estufa e monitoramento da temperatura e umidade atmosférica.

O proprietário da droga é Evaldo Adão Barros Araújo, o Caju, de 31 anos. Com passagem por tráfico e porte de entorpecente, ele foi alvo de uma denúncia anônima por telefone à Dise há cerca de um mês.

Uma plantação urbana cultivada com muita dedicação. Só que dentro de um guarda-roupa cuidadosamente adaptado para receber os pés de maconha.

O apartamento do acusado, localizado na esquina da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Inglaterra, foi revistado na manhã desta terça-feira. O imóvel tem um quarto e logo chamou a atenção dos agentes o guarda-roupa embutido de quatro portas existente nesse cômodo, porque estava trancado.

ONU: drogas sintéticas são as segundas mais consumidas no mundo

Fonte: AFP

VIENA, Áustria — As drogas sintéticas superaram a cocaína e a heroína e passaram a ocupar o segundo lugar na lista de droga mais consumidas no mundo, atrás apenas da maconha, anuncia a Organização as Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC) em seu relatório anual.

Depois da maconha, os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) são a segunda droga mais utilizada no planeta, à frente da cocaína e da heroína, afirma o documento da ONUDC.

A agência destaca as transformações do mercado de entorpecentes e o aumento do número de laboratórios clandestinos para elaborar ATS.

P2 apreende pés de maconha no Morro da Lagartixa em Angra dos Reis

Fonte: Diário do Vale

Agentes da P2 (Serviço Reservado de Inteligência) do 33ª BPM (Costa Verde) apreenderam dois pés de maconha, na noite de domingo (11), em uma mata do Morro da Lagartixa, no Promorar, em Angra dos Reis.

O sargento Maia e os soldados Claudiano e Nunes chegaram ao local após receberem denúncias anônimas de que diversas sementes de cannabis sativa, teriam sido plantadas por traficantes da localidade.

No local descrito na denúncia, os agentes encontraram dois pés de maconha, que estavam plantados em garrafas pet.

De acordo com informações da polícia, havia mais mudas da planta no local. Os dois pés de maconha foram apreendidos e apresentados na 166ª DP (Angra). Ninguém foi preso.

USP de Ribeirão testa substância da maconha contra ansiedade

Fonte: A Cidade

Pesquisa realizada na cidade estuda efeitos do Canabidiol em ratos

Jacqueline Pioli

Uma substância da maconha pode ser utilizada para o tratamento da ansiedade. É o que indica uma pesquisa realizada na USP de Ribeirão Preto.

O Canabidiol, constituinte da maconha não responsável pelos malefícios da planta, aumenta a produção de novos neurônios no hipocampo, ou seja, a substância protege contra os danos promovidos pelo estresse.

"O nosso trabalho reforça o papel ansiolítico [tranquilizante] do Canabidiol e abre novas perspectivas em busca de tratamentos farmacológicos" explica a pesquisadora da USP de Ribeirão Preto responsável pelo trabalho, Alline Campos.