terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ilona Szabó: "A verdadeira discussão sobre política de drogas ainda não chegou ao Brasil"

Fonte: Época

Roteirista de documentário com Fernando Henrique Cardoso, sobre a descriminalização das drogas, lança ONG para propor políticas públicas

O documentário Quebrando o tabu causou impacto quando foi lançado no Brasil no ano passado. Dirigido por Fernando Grostein Andrade e conduzido pelo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o filme, que trata da descriminalização das drogas, levou mais de 20 mil pessoas às salas de cinema. Agora, a discussão saiu das telas. Criadores e padrinhos do filme – entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – fazem parte da Rede Pense Livre, que será lançada nesta terça-feira (18). Ilona Szabó, coordenadora do projeto, fala a ÉPOCA sobre as bandeiras e objetivos da ONG.

ÉPOCA – Por que criar a Rede Pense Livre?
Ilona Szabó –
Tive a oportunidade de trabalhar com projetos internacionais sobre o tema e achei que nosso debate, no Brasil, estava enviesado para o lado errado. Ainda estamos discutindo se o uso de drogas faz bem ou faz mal. Já sabemos que as drogas, lícitas ou ilícitas, podem causar danos. A verdadeira discussão sobre a política de drogas não conseguiu chegar aqui ainda. Queremos ajudar a aprimorar o debate e qualificá-lo, direcionando isso principalmente para a faixa etária que vai ajudar a implementar essa mudança, os jovens adultos. Essa é uma causa da sociedade, e não só de quem trabalha com violência. É uma questão muito maior.