quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Grécia despenalizará posse e consumo de drogas

Tradução: Coletivo DAR

Fonte: ABC

Ministro da Justiça grego, Miltiades Papaioannou, afirma que “o abuso de drogas é uma doença e não um ato criminoso”

A Grécia irá descriminalizar a posse de “pequenas quantidades” de todos os tipos de drogas, indicou na quarta-feira o ministro da Justiça Miltiades Papaioannou após a aprovação de uma lei no Conselho de Ministros.

“A lei grega tem que estar de acordo com a legislação europeia, e as pessoas que estão com pequenas quantidades para uso pessoal não são consideradas criminosas”, apontou o ministro, complementando que “abuso de drogas é uma doença e não um ato criminal”.

Consumo de drogas nos EUA se manteve estável em 2010

Fonte: Terra

Um relatório anual divulgado nesta quinta-feira aponta que 8,9% dos americanos maiores de 12 anos (22,6 milhões de pessoas) consumiram drogas em 2010, um número similar ao registrado em 2009.

A Administração dos Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA, na sigla em inglês) divulgou uma pesquisa nacional sobre o uso de substâncias ilícitas em pessoas acima dos 12 anos de idade nos Estados Unidos, na qual não foi registrado um aumento "significativo" entre 2009 e 2010.

Em declarações à Agência Efe, o diretor do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca, Gil Kerlikowske, considerou que estes resultados representam "um passo na direção correta", mas afirmou que não é motivo de comemoração porque ainda há muito por fazer para combater o problema.