segunda-feira, 1 de março de 2010

Mulher flagrada com drogas na orla de São João de Pirabas

da Agência Pará

A Polícia Civil de São João de Pirabas, município do nordeste do Pará, divulgou nesta segunda-feira (1º) a prisão de Fernanda Garcia Carvalho, 22 anos, no último dia 23, por tráfico de drogas. A acusada portava cerca de 150 gramas de maconha e 100 gramas de pasta de cocaína.

O flagrante aconteceu após a denúncia anônima de que uma mulher transportava drogas na mochila na orla da cidade. No local, os agentes abordaram Fernanda e confirmaram a denúncia. Ela recebeu voz de prisão e foi levada para a Delegacia de São João de Pirabas. Ao delegado Jacob, Fernanda admitiu ser a dona da droga e que foi a primeira vez que transportava entorpecentes para vender a viciados.

Shake de cannabis: é saudável e ajuda a dormir

do blog Durma Melhor

“Não pode ser”.
Eu havia publicado o post “8 alimentos para você ter um sono profundo” e mal sabia que um dos itens desta lista eram, na verdade, sementes de cannabis. Exato.
O cânhamo (CannabisSativa Sativa), mencionado no post, é primo da maconha (CannabisSativa Indica). Mas, apesar do “parentesco”, a diferença entre as plantas é gritante no que se refere à concentração de tetra-hidro-cabinol, o princípio ativo da droga.
No caso da maconha, a concentração vai de 6% a 20%. No cânhamo, só 0,3%. Para se informar mais, vale a pena ler a matéria “A cannabis do bem”, publicada no site da revista América Economia. Eliminado o preconceito, vamos ao shake.

John Williams, seu compositor favorito desde a infância

texto completo no Implosão Sonora

Como os filmes são caros e demorados de fazer, Hollywood é sempre a última a saber, a mais lenta a reagir e, nessa época, estava pelo menos meia década atrás das outras artes populares. Por isso, um bom tempo se passou até que o odor acre de cannabis e gás lacrimogêneo chegasse até as piscinas de Beverly Hills e a gritaria atingisse os portões dos estúdios. Mas quando o "flower power" bateu no final dos anos 60, bateu com tudo. Enquanto o país ardia, os Hells Angels desfilavam em suas motos pelo Sunset Boulevard e garotas dançavam na rua de peitos de fora ao som da música do The Doors, que emanava dos clubes da Sunset Strip. "Era como se o chão estivesse em chamas e, ao mesmo tempo, tulipas estivessem brotando", recorda Peter Guber, na época estagiário na Columbia e, mais tarde, presidente da Sony Pictures Entertainment. Tudo era uma grande festa. O velho era sempre ruim, o novo era sempre bom. Nada era sagrado; tudo podia ser mudado. Era, na realidade, uma revolução cultural à moda americana.

(COMO A GERAÇÃO SEXO-DROGAS-ROCK'N'ROLL SALVOU HOLLYWOOD", Peter Biskind)

EUA suspendem Venezuela e Bolívia por não colaborarem no combate às drogas

do G1

Washington, 1 mar (EFE).- Os Estados Unidos voltaram hoje a suspender a Bolívia e a Venezuela no combate às drogas, ao considerar que sua cooperação foi novamente insuficiente em 2009, enquanto destacou os progressos "significativos" da Colômbia e anunciou mais ajudas para o México.

O departamento de Estado enviou hoje ao Congresso seu relatório anual sobre a luta global contra o narcotráfico e a lavagem de dinheiro, que servirá para determinar, em setembro, possíveis sanções aos países que, segundo Washington, não fazem o suficiente para colaborar nessa área, e que no ano passado incluía Bolívia e Venezuela.

Mundo Novo: dono de bar é preso por tráfico de crack

do MS Notícias

Em Mundo Novo (MS), na última sexta-feira (26/02), policiais civis e militares prenderam ORLANDO LEMES DE OLIVEIRA (28), vulgo “Mano”, pela prática do crime de “tráfico de drogas”.

Em sua residência, no Bairro Fleck, funcionava um bar e ponto de venda de “crack”, também conhecido como “Boca da Nema”.
Uma pessoas foi encontrada no local consumindo a droga e, após vistoria no imóvel, foram apreendidas vinte e sete (27) pedras de “crack”, prontas para a venda.

Orlando foi autuado em flagrante e recolhido às celas provisórias da Delegacia de Polícia de Mundo Novo, onde permanece à disposição da Justiça.

STJ: Inglês condenado por tráfico praticado na forma privilegiada não consegue mudar regime prisional

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O regime inicial fechado é imposto por lei nos casos de crimes hediondos, não dependendo da pena aplicada. Com esse entendimento, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido do inglês Michael Raymond Tyrrel para que fosse fixado o regime prisional mais brando para o início do cumprimento de sua pena.

Tyrrel foi preso em flagrante, em 28 de abril de 2008, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, com cerca de 2 kg de cocaína. O inglês transportava a droga presa às coxas e panturrilhas. Ele embarcaria para Madri, Espanha.
Condenado à pena de quatro anos, três meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial fechado, em razão do artigo 33 da Lei nº 11.464/2007 (tráfico de drogas praticado na forma ‘privilegiada’), a defesa do inglês pretendia afastar a hediondez do delito e, conseqüentemente, fixar o regime semiaberto para o início do cumprimento de sua pena.

EUA acusam Venezuela de colaborar com grupos traficantes da Colômbia

do O Globo Online

Os Estados Unidos acusaram a Venezuela de colaborar com grupos guerrilheiros colombianos ligados ao tráfico de drogas e se tornar uma das rotas preferidas por traficantes internacionais, em um relatório anual do departamento de Estado divulgado nesta segunda-feira.

"Um ambiente permissivo e corrupto na Venezuela, aliado a esforços para o combate do tráfico no Caribe, América Central e México tornou a Venezuela uma das rotas preferidas para o narcotráfico na América do Sul", diz o relatório.

"Existem evidências cada vez maiores de que elementos das Forças de Segurança venezuelanas auxiliam" as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o Exército de Liberação Nacional - dois grupos incluídos na lista de organizações consideradas terroristas pelos Estados Unidos.

Polícia encontra 60 tabletes de maconha em audi abandonado no Ipiranga

do A Cidade

Um carro com 60 tabletes de maconha foi encontrado abandonado entre as ruas Paranaguá e Piauí, no Ipiranga, em Ribeirão Preto, na tarde desta segunda-feira (01). A droga estava em um fundo falso no porta-malas do veículo.

Segundo informações da polícia, ninguém foi preso porque o carro estava sozinho.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

Políticas sobre drogas: CBDD vê poucas chances de mudanças esse ano

do SobreDrogas

A terceira Reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), realizada na última sexta-feira na sede do Viva Rio, teve gosto de anticlímax para aqueles que anseiam ver logo mudanças na lei sobre drogas no Brasil. Em especial as mudanças mais radicais, que envolvem descriminação da maconha e regulamentação do autoplantio da erva. Apesar de o evento ter sido direcionado para a finalização do texto do Projeto de Lei que aborda esses assuntos e deverá ser submetido esse ano ao Congresso pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o sentimento dos integrantes da comissão e dos presentes na reunião - entre eles ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o presidente da FioCruz Paulo Gadelha e Regis Fichtner, chefe da Casa Civil do governador Sérgio Cabral - é de que o assunto não será analisado seriamente pelo Congresso em curto prazo. A razão é muito simples. O assunto é polêmico demais para ser tratado em ano eleitoral.

"Já sofremos muitos ataques especulatórios por defendermos essa causa. Em ano de eleição, não vejo muitas expectativas de mudanças" disse o deputado federal Raul Jungmann (PPS/PE), integrante da CBDD e franco defensor de mudanças na lei.  "A poucos meses das eleições, todas as atenções se voltarão para a sucessão presidencial, o que demandará tempo e energia do Congresso", lembrou o deputado. Jungmann também alertou que, para um projeto dessa envergadura passar na Câmara e no Senado, é necessário o envolvimento de pessoas importantes do governo. "O que é complicado em um ano curto e político como este", concluiu.

Gandhia: A PM e o teatro do ridículo no pilotis do Masp

do SobreDrogas

A essa altura, quem acompanha o assunto já sabe de tudo. Mas para efeito de registro, este blog - que ausentou-se do mundo civilizado no fim de semana - publica como foi o evento Gandhia, em defesa da legalização da maconha, marcado para ocorrer no pilotis do Masp, em São Paulo, no último sábado à tarde. Ou melhor, como não foi. Pois na verdade o evento não aconteceu como previsto. A Justiça proibiu.

Apesar dos organizadores terem se apressado em alterar o polêmico conceito inicial da manifestação - trocando o controvertido e ilegal uso de maconha em público pelo uso de cigarros de orégano ou similares, apenas para chamar a atenção para a discussão -, a medida não sensibilizou o Ministério Público de São Paulo, que pediu e conseguiu a proibição do ato. Como já ocorrera anteriormente com a proibição de uma outra manifestação, a Marcha da Maconha, o MP paulista alegou possível crime de apologia ao uso de drogas. E a Justiça, ao aceitar o pedido, novamente ignorou o direito garantido pela Constituição de livre manifestação.

Violência bate recorde em 2010

leia toda matéria do Gazeta do Povo, aqui.

A violência não deu trégua em 2010. Seguindo a escalada de crimes registrados em janeiro, o mês de fevereiro também foi marcado por um alto índice de mortes brutais em Curitiba e região metropolitana. O que chama a atenção nos números contabilizados pela Gazeta do Povo é o crescente número de mulheres como vítimas. Indicativo de que elas estão mais ousadas no mundo do crime ficam vulneráveis à violênia do tráfico.

[...]

O delegado Hamilton da Paz, da Delegacia de Homicídios, conta que muitas mulheres estão envolvidas com atos ilícitos há muito tempo. Elas deixaram de ser usuárias de drogas e passaram a traficar. Não são mais presas por tentar levar celulares, armas e entorpecentes para seus maridos e filhos em penitenciárias. Começaram a ir para o xadrez por roubos, homicídios e latrocínios. “Prendemos recentemente uma mulher que, mesmo sem uma perna, mandava matar e comandava o tráfico no Barreirinha. Hoje, há mulheres mais violentas que os homens”, conta Paz.

O tráfico de drogas está relacionado a cerca de 95% das mortes que ocorrem na capital, de acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. “Prefiro ser mais cuidadoso com esses dados. A mulher é o principal alvo de crimes passionais. É um sinal do aumento da violência contra a mulher e de diminuição da eficácia investigativa e punitiva nessa área”, avalia o sociólogo Pedro Bodê, coordenador do Grupo de Estudo da Violência da Universidade Federal do Paraná. “O crime passional é quase inexpressivo. Quase todos os casos têm como motivador o tráfico”, rebate Paz.

Garoto mantém tráfico após irmão ser preso

Segunda-feira - 01/03/2010 - 18h52

da Folha da Região 

FOTO2-127746-2010-03-01-18-52 Birigui - O SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Birigui apreendeu nesta tarde (1º) 233 papelotes de maconha e 2 de cocaína, pesando aproximadamente 350 gramas, numa residência na Travessa Sabará, no Centro. Os policiais chegaram até o local após denúncia anônima.

Jeferson Carmona, 22 anos, e um adolescente de 17 estavam com a droga quando os policiais chegaram. Segundo boletim de ocorrência, o garoto tentou fugir, deixando cair quatro papelotes da droga. O restante do entorpecente estava enterrado no quintal da residência.

IRMÃO
Na sexta-feira (26), um irmão do menor, de 22 anos, foi preso pelo mesmo crime. Ele também estava em casa quando os investigadores chegaram. No quintal estavam enterrados outros 133 papelotes de maconha. O jovem confessou que venderia as porções por R$ 10 cada uma.

Já o denunciante de ontem informou aos policiais que o menor teria dado continuidade à venda do entorpecente quando o irmão foi preso. O garoto foi apreendido e apresentado à Vara da Infância e Juventude.
Carmona recebeu voz de prisão e foi encaminhado à cadeia de Penápolis, mesmo destino do irmão do adolescente preso na sexta-feira.

Exonerado coronel do RJ que teria negociado com tráfico

do Estadão

RIO - A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro informou, no início da tarde de hoje, que o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, foi exonerado do seu cargo e encontra-se a disposição do Departamento Geral de Pessoal da corporação. A decisão foi do comandante-Geral, Mário Sérgio Duarte. No sábado, Lima teria negociado com traficantes para recuperar o carro e o celular roubado de sua mulher.

A negociação teria ocorrido por meio do celular da mulher do coronel, que foi roubado junto com o veículo. Encarregado pelo oficial de entregar R$ 2 mil aos criminosos, o cabo Guttemberg Conceição, de 32 anos, subiu o Morro da Pedreira, em Costa Barros, no subúrbio da capital fluminense, para levar o dinheiro. Ele acabou morto a tiros pelos bandidos. O carro não foi recuperado.

Polícia prende dois suspeitos durante operação no Jacarezinho

do G1

A polícia informou nesta segunda-feira (1°) que a operação que contou com cerca de 30 policiais do Grupo de Ações Táticas (GAT) e do serviço reservado do 3º BPM (Méier) na favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio, terminou com dois homens presos.
Houve troca de tiros durante a ação. Ninguém ficou ferido no confronto, segundo a polícia.

Policiais apreenderam ainda maconha e crack em quantidades ainda não contabilizadas, além de farto material para endolação da droga e uma granada.

Na semana passada, o jornal “Extra” flagrou alivre circulação de homens armados em motos circulando entre as favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, no subúrbio do Rio.

Posicionamento da Marcha da Maconha (SP) sobre o Gandhia

do Coletivo DAR

A presente nota tem por objetivos esclarecer as distinções entre a Marcha da Maconha e o Projeto Ghandia, bem como apresentar um posicionamento do Coletivo Marcha da Maconha São Paulo.

No dia 26 de Fevereiro de 2010, foi concedida liminar, no Tribunal de Justiça, por decisão da desembargadora Maria Tereza Amaral, que proíbe a realização do Projeto Ghandia, convocado para o dia 27 de Fevereiro, às 16:20, no vão do MASP. De acordo com a decisão “não se desconhece o direito constitucional à liberdade de expressão e reunião que (…) não se está afrontando nesse caso, portanto não se trata de um debate de idéias, mas de uma manifestação de uso público coletivo da maconha”.

PM apreende 263 Kg de maconha em Amanbai

do Capital News

Policiais Militares na cidade de Amambai apreenderam na madrugada desta segunda-feira (1º), 263,5 quilos de maconha, que era transportada por um homem de 37 anos.

Segundo a PM, a droga seria levada de Coronel sapucaia até Dourados em um carro. A apreensão ocorreu quando o motorista não acatou ao sinal de parada dos policiais em uma fiscalização e fugiu junto com o passageiro de carona.

Na tentativa de escapar, os dois se separaram e correram, sendo que apenas um foi preso. No interior do veículo havia sete sacos com tabletes de maconha, que foram encaminhadas para a delegacia de polícia.

Polícia descobre esquema de tráfico dentro de cadeia no Vale do Rio Doce

do DEFATO Online

01/03/2010 16H30

A Polícia Militar descobriu no domingo (28) um esquema de tráfico de drogas que ocorria dentro da cadeia pública de São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, há pelo menos 20 dias. De acordo com o levantamento da PM, um detento responsável pela limpeza do presídio recebia a droga da mulher e a distribuía para os demais companheiros de cela.

Após receber uma informação anônima, agentes chegaram os pertences de todos os detentos. Na mochila do responsável pela limpeza, foi encontrada uma bucha de maconha. Na casa dele, a PM encontrou 61 pedras de crack, embaladas pela esposa do detento. O homem acabou confessando que recebia maconha e crack e que distribuía a droga na cadeia. Além disso, foram apreendidos R$ 642 em dinheiro e cinco folhas de cheque.

Los Angeles se torna a nova Amsterdã para usuários de maconha

do UNIAD

Folha de São Paulo - FERNANDA EZABELLA

ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

Terminou na "Caverna do Batman" a breve jornada de um publicitário australiano em busca de maconha legalizada em Los Angeles. E ele ainda nem estava chapado.
Uma lei aprovada em 2003 ampliou o acesso à maconha para fins medicinais na Califórnia, liberado em 1996, mas gerou uma proliferação descontrolada de estabelecimentos de venda da droga, que hoje o Estado luta com dificuldade para diminuir.
Los Angeles possui mais lojas de maconha, com ervas de vários tipos e brownies especiais, do que cafeterias Starbucks. É quase como uma Amsterdã, onde cafés autorizados vendem a droga livremente. Na Califórnia, no entanto, é necessário comprovar residência no Estado e ter uma carteirinha de paciente liberado para consumir "marijuana médica".

Apreensão de pés de maconha

No último domingo a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto no bairro Santana em Varginha. Desconfiada de que o infrator poderia estar na casa ao lado, a PM solicitou ao seu proprietário que abrisse a residência para averiguação. Foram encontradas no jardim do corredor da casa, plantada no solo 2 pequenos arbustos de maconha; no quintal na parte dos fundos mais 3 arbustos plantados em vasos plásticos, e em um recipiente várias sementes da planta.
O dono da casa, um jovem de 22 anos, ao ser questiondo confirmou que plantava e cultivava maconha no local com um amigo. Prosseguindo a busca a PM ainda encontrou um objeto de madeira com forma de cubo, o qual possui dois coolers (ventiladores) e em seu interior foram encontrados 5 arbustos de maconha que estavam secando.
Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, os aparatos que não puderam ser desmontados permaneceram no local à disposição de Polícia Judiciária. O jovem foi preso.

Cantor Otto confessa alcoolismo e agressividade: "Mas não bato em ninguém"

do Último Segundo

7516065.otto_247_371 Lançando o quarto CD de sua carreira, “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, título inspirado no livro “A Metamorfose”, de Franz Kafka, Otto Maximiliano, 41 anos, fala de tudo abertamente. Inclusive de sua relação intempestiva com a cerveja. “Bebo uma média de doze chopes por dia. Sou alcoólatra, porque a bebida me faz ter agressividade. Quando bebo, fico mais propício a me envolver com briga, discussão, essas coisas... Não chega à agressão física. Mas é um incômodo o que ela faz com a gente”, afirma, para em seguida criticar a propaganda de cerveja em eventos esportivos e culturais. “Tenho medo da seleção de futebol que junta atleta com cerveja. Futebol tem um público incrível de crianças. O pior exemplo é o Dunga vendendo álcool na TV”, diz.

Durante o papo, Otto lista vários outros de seus “sonhos intranquilos”. Fala o que pensa e chuta longe as fofocas sobre traição, principalmente as de quando esteve casado com a atriz Alessandra Negrini. Para completar, o cantor, fruto de uma boa geração musical do Nordeste, avisa que quer conquistar seu espaço. “Sei que tem Gil, Caetano, Chico e vai ter Otto também. Dessas dez cadeirinhas da MPB, uma eu vou querer, uma é minha”, afirma.

[...]

G: O Governo estuda abrandar as leis antidrogas para usuários de maconha. O que acha disso?
Otto: Virei músico porque fumava maconha e não queria mais estudar. Sou a favor da liberação, mas é uma discussão tardia. É importante que vejam a questão do crack. O crack está acabando com Recife, está um horror. A quantidade de crianças de 12 anos viciadas, andando pelos bairros de classe média, só aumenta a cada dia... Há uma onda de conivência com um problema que vem matando uma geração. A sociedade ainda discute a maconha, enquanto que o problema já avançou.

iG: Como é sua relação com as drogas?
Otto: Maconha é verde, é natural. Se tem uma coisa da qual eu não vou ter medo, é o dia que um filho vier me dizer: “Papai, eu fumo maconha”. Não tem problema, é planta. E olha que eu fumei, cheirei, já fiz de tudo nesta vida, experimentei essas porras todas.

Crimes ligados ao uso da maconha atinge recorde no Japão

do Made in Japan

A incidência de crimes relacionados ao uso e tráfico de maconha no Japão atingiu um recorde de 3.909 casos em 2009, informou a Agência Nacional de polícia do país. O número é 1,9% maior em relação a 2008.

Dentre todos os casos, o cultivo de droga aumentou 13,9%. O número é quase o dobro dos índices de 2005.

Menores de idade corresponderam a 6,14% dos presos pelo uso de maconha. As pessoas sem precedentes criminais foram 84,8% deles.

Mesmo com bons antecedentes, condenado por tráfico cumpre pena em regime fechado

do Última Instância

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido do inglês Michael Raymond Tyrrel, condenado por tráfico de drogas em 2008, para que fosse fixado o regime semiaberto para o início do cumprimento de sua pena.

O inglês foi preso com 2 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em julho de 2008. Ele tinha como destino Madri, na Espanha, e transportava a droga presa às coxas e panturrilhas.

Como o tráfico de drogas é um crime hediondo, nesse tipo de crime é imposto por lei o regime incial fechado, não dependendo da pena aplicada. Com esse entendimento, a 5ª Turma do STJ negou o pedido do inglês.

Americana encomenda computador e recebe droga

235

do IOL Diário

A encomenda chegou no dia previsto, o conteúdo é que não era o esperado. Em vez do novo computador, a norte-americana Sarah Howell Leach recebeu em casa, nada mais nada menos que 20 quilos de haxixe, noticia o jornal «Salisbury Post».

A encomenda chegou-lhe a casa, graças a uma troca nos correios, que deixaram a embalagem no endereço errado. Ao ver o conteúdo da caixa, Leach ligou para a polícia local, que se apressou a devolver o pacote no destinatário correcto.

De olhos postos na morada referenciada, os agentes aguardaram que o receptor fosse buscar a embalagem, mas aparentemente o morador do endereço correcto, estava de férias e ninguém apareceu para levar o pacote avaliado em 26 mil euros.

Mais sorte teve Sarah Leach que recebeu ainda nesse mesmo dia a encomenda certa, um computador.

Justiça devolve a acusados de tráfico carros importados apreendidos pela PF no Mato Grosso

do Globo Online

01_MHG_sp_importado4CUIABÁ, SÃO PAULO - A Justiça decidiu devolver aos donos, denunciados por tráfico internacional de drogas, formação de quadrilha e crime contra o sistema financeiro, carros de luxo apreendidos em setembro passado pela Polícia Federal (PF) no Mato Grosso. A decisão é da 2ª Vara Federal de Mato Grosso e caberá ao Cartório da Superintendência Regional da Polícia Federal cumpri-la e entregar os veículos, que atualmente estão guardados no pátio do Conselho Estadual de Entorpecentes de Mato Grosso (Conem/MT).

Consumo de drogas aumenta nos últimos tempos

01-03-2010 / 8:25 / TPA

do Portal TV Pública da Angola

XPQKcFAXX37045ko0CIxbVQoZKU O superintendente Chefe da Polícia Nacional, Jorge Bengui (na foto), disse em Luanda que não há facilidades de passagem de drogas no Aeroporto 4 de Fevereiro.

Segundo o responsável, até bem pouco tempo, Angola era considerada como placa de passagem deste produto para outros pontos da região austral do continente e, que o nível de consumo tem aumentado nos últimos tempos.

“É preciso admitirmos que o nível de consumo está aumentar. O nosso país era apenas o ponto de passagem da droga, mas isso agora mudou”, disse Jorge Bengui.

Lembre-se que existem a nível mundial, mais de 200 milhões de usuários  de drogas, tendo o Brasil como um dos maiores consumidores.

Uso prolongado de maconha pode dobrar risco de psicose

do O Globo Online

LONDRES - Jovens que fumam cannabis ou maconha por seis anos têm o dobro da probabilidade de sofrer episódios psicóticos, alucinações ou delírios do que pessoas que nunca usaram a droga, informaram cientistas nesta segunda-feira.

As descobertas fortalecem uma pesquisa anterior que relacionam psicose à droga - particularmente em sua forma mais potente, o skunk - e suscitará maiores debates sobre o nível de controle de seu uso.

Apesar de leis que a proíbem, cerca de 190 milhões de pessoas no mundo são usuário de maconha, segundo estimativas das Nações Unidas, o que equivale a 4 por cento da população adulta.

Comissão sobre Drogas avalia mudar legislação de entorpecentes

27 DE FEVEREIRO DE 2010 - 16H33

do Vermelho

O secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, defendeu, nesta sexta-feira, 26/02, alterações na legislação sobre as drogas. Do seu ponto de vista, é preciso tratar de maneira diferenciada os pequenos e os grandes traficantes. "Não podemos punir o pequeno traficante da mesma forma que aquele que produz em escala industrial", salientou, durante reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), no Viva Rio, Rio de Janeiro.

De acordo seus dados, cerca de 90 mil pessoas estão presas por tráfico de drogas no país. Deste grupo, 90% são réus primários, têm bons antecedentes e foram presos com pequenas quantidades de droga. "Sabemos que os presídios funcionam como escolas do crime", disse. "Hoje, a política de enfrentamento ao tráfico de drogas não é inteligente. É preciso alterá-la", completou.

'Marcha do orégano' reúne 60 no Masp

do Destak

Cerca de 60 manifestantes a favor da legalização da maconha se reuniram anteontem no vão do Masp. PMs acompanharam o ato, que foi proibido pela Justiça.

Inicialmente, a intenção era que os manifestantes acendessem baseados simbólicos de óregano e salsinha, mas isso não ocorreu. A manifestação, que não tem relação com a Marcha da Maconha, foi organizada pelo coletivo Gandhia.

Encontro para pedir a legalização da maconha é barrado pela Justiça

da Época SP
Membros do coletivo Gandhia acreditam na urgência do tema e pretendiam se reunir no sábado (27). A pedido do Ministério Público, Justiça suspende manifestação
por Redação

Como cantava Bezerra da Silva, “pra fazer a cabeça tem hora”: 16h20 de sábado (27). Ou teria esse momento - a referência é ao horário em que alunos da Califórnia (EUA) saíam das salas de aula para fumar maconha, nos anos 70 -, quando membros do Projeto Gandhia acenderiam seus cigarros, mas baseados na legalidade. Em vez da erva proibida, seriam os aromas de orégano, salsinha e chá que tomariam o mais famoso vão livre da cidade. A concentração, pela legalização da maconha, foi barrada pela Justiça a pedido do Ministério Público. Segundo o site G1, a desembargadora Maria Tereza do Amaral foi a autora da decisão na qual afirma que trata-se de "uma manifestação de uso público coletivo de maconha". De acordo com Vinicius Silva, representante do coletivo Gandhia, fumar orégano seria um ato simbólico de que "a repressão nunca impediu as pessoas de fumarem". “Há um descaso com o tema, que é urgente. Enquanto o problema é tratado politicamente com lentidão, o tráfico é ágil”, havia afirmado Silva, antes da Justiça suspender o encontro, confundido na matéria do G1 com a Marcha da Maconha.

Como em algumas situações que envolvem a substância, há confusão no ar: o Gandhia não tem relação com a Marcha da Maconha, que está marcada para o dia 23 de maio, na marquise do Ibirapuera. “Não estamos organizando o encontro de sábado”, esclarece Marco Magri, membro da Marcha que foi impedida pelo Gaerpa (Grupo de Autuação Especial de Repressão e Prevenção dos Crimes da Lei Antitóxicos) em 2008 e 2009. “Gandhia e a Marcha têm membros em comum, mas as estratégias são diferentes”, explica Silva. “Eles agem juridicamente enquanto nós somos mais orgânicos, procuramos falar com as pessoas diretamente.” Sobre o risco de o encontro ser reprimido ou de sua proibição, Silva esclarece: “Não fazemos apologia e não incentivamos ninguém a fumar. Queremos discutir o problema de forma pacífica.”

Confira vídeo feito pela Marcha da Maconha em 2009:

Conheça as histórias e os bastidores da MTV Brasil no ano em que o canal completa 20 anos

da Revista de TV

RIO - Primeira VJ a botar o rosto na MTV brasileira, Astrid Fontenelle sempre teve noção de que aquele momento - quando inaugurou o canal, ao vivo, com o clipe "Garota de Ipanema", de Marina Lima - entraria para a História da televisão. Acertou. No início da década de 90, éramos então apresentados a uma linguagem jovem e moderna para a época, tudo regado a muito videoclipe. Vista no começo como uma versão da matriz americana, a MTV verde e amarela encontrou identidade própria e chega em 2010, depois de 20 anos, se autoproclamando "a maior rede de televisão jovem do país". Com o poder de sempre se reinventar, o canal estreia nova programação a partir desta segunda-feira.

- Eu era um pouco mais espertinha do que os outros VJs ali. Para mim sempre foi importante pra caramba botar a emissora no ar e saber que fui a primeira a mostrar a cara no vídeo. Já tinha experiência na televisão, mas na MTV realmente aprendi a fazer aquilo - destaca Astrid, que comandou atrações clássicas como "Barraco" e "Pé na cozinha" durante seus nove anos no canal. - Tínhamos fama de ser um bando de maconheiros fazendo uma TV rock'n'roll. Fumamos muita maconha, mas nem tanto quanto achavam. Namoramos uns com os outros, mas não com todos. Nada que muito jovem junto não tenha feito antes.

Diarista é flagrada com mais de 8 kg de maconha no Mato Grosso do Sul

do O Globo Online

CAMPO GRANDE - Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) encontraram 8,160 kg de maconha na bagagem de uma mulher, que viajava em ônibus que saiu de Paranhos. Durante a fiscalização, os policiais encontraram 16 tabletes de maconha em uma bolsa de nylon preta, que pertence a uma diarista residente em Mundo Novo. A passageira R.S.M, de 31 anos, disse que foi contratada para levar a droga até a rodoviária de Mundo Novo. O caso foi entregue à Delegacia de Polícia Civil de Amambai.

Natalie Portman fará longa sobre amigas e maconha

do Cinema com Rapadura

Natalie Portman (“A Outra“) fará uma comédia sobre uma dupla de amigas que usa maconha. O filme, que também terá produção da atriz, tem o título de “Best Buds.

O longa independente conta a história de duas amigas que viajam pelos Estados Unidos para o casamento de uma outra amiga e levam na bagagem maconha para presentear a noiva. A trama é baseada em um roteiro da atriz Jamie Denbo, que atuou na série de TV “Weeds”.

Para “Best Buds ainda não existe uma previsão a data de estreia, mas as filmagens devem começar no segundo semestre deste ano. E esta não é a primeira vez que Portman se arrisca na produção de um filme. Ela se aventurou em um longa sobre zumbis, adaptação de um romance de Jane Austen. O filme conta a história da interminável busca de uma mulher (Natalie) pelo amor e a independência de um vírus mortal, que transforma os mortos em assassinos.

Ministério Público suspende Marcha da Maconha em SP

26 de fevereiro de 2010 • 19h36

do Terra Notícias

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) obteve nesta sexta-feira uma liminar do Tribunal de Justiça autorizando a suspensão da Marcha da Maconha, que seria realizada na tarde de sábado, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

"Não se desconhece o direito constitucional à liberdade de expressão e reunião, que, à evidência não se está afrontando neste acaso, porquanto não se trata de um debate de idéias, mas de uma manifestação de uso público coletivo da maconha", disse a desembargadora Maria Tereza do Amaral, responsável pela liminar.

De acordo com o MP, a realização do evento, que também foi suspenso no ano passado, seria uma prática de conduta ilícita, uma vez que cada pessoa acenderia um cigarro de maconha como ato simbólico.

No Rio, FHC defende a descriminalização das drogas

do Estadão

RIO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta sexta-feira, 26, a descriminalização de todas as drogas, e não só da maconha como pregou o relatório da Comissão Latino-americana sobre Drogas e Democracia, da qual ele fez parte. "Acho que deveríamos incluir todas as drogas. Todas fazem mal. Mas a política de guerra às drogas não está funcionando", disse, durante o encontro da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, no Viva Rio.

Fernando Henrique chamou de reacionários setores da Organização das Nações Unidas que criticaram a postura latino-americana. "A ONU está numa posição de guerra às drogas que foi o que gerou esta violência no México, na Colômbia. Esse pensamento é reacionário, muito incrustado em certos setores da ONU. Só que eles estão perdendo."

Para Cesar Maia, FHC erra ao defender descriminalização de drogas

do O Globo Online

SÃO PAULO - O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) acredita que defesa da descriminalização da posse de maconha para consumo pessoal por parte do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pode ter reflexos negativos sobre a campanha do candidato tucano ao Palácio do Planalto, o governador paulista, José Serra (PSDB).

A manifestação de Maia em seu ex-blog ocorreu hoje, um dia depois de FHC ter passado o dia no Rio, participando da gravação de um documentário sobre a descriminalização das drogas, cujo o título provisório é "Rompendo o Silêncio".

Para Maia, o ex-presidente deve ter cuidado com a defesa de determinados temas, uma vez que é um dos personagens políticos das eleições presidenciais de 2010.

PRF apreende 17,6 quilos de maconha escondidos em pó de café

do Correio do Estado

image

O dono da rua e da maconha

Enviado por Fernando Torres - 27.2.2010| 12h19m

do Extra Online

240_2745-240-2721-esquina-maconha1 Os craqueiros se revezam na “fiscalização” do trânsito para os traficantes, mas um garoto com cerca de 10 anos, que não usa crack, se destaca. Ele permanece durante toda a madrugada e, após cada empreitada nos 15m de largura da Dom Helder Câmara, inicia uma “comemoração” que só termina quando a última ponta é queimada.

Com um cigarro convencional sobre a orelha esquerda, tira um pedaço de seda do bolso e salpica a maconha, que estava em uma garrafa pet de 500ml cortada ao meio. Lambe uma das pontas do papel e enrola, enrola, enrola, enrola, enrola. São estes cinco segundos que o separam do finalização da "parada".

Acende e dá um trago. Cospe os restos de erva que vieram com a puxada e recomeça o processo. De repente, um idoso toma o meio da rua e vem na direção do menino. A esperança renasce? Engano estimulado pelo sono. O senhor acende o seu cigarro no baseado do garoto e se vai.

TJ suspende "Marcha da Maconha" em SP

Sábado, 27 de fevereiro de 2010 - 18h44

do eBand

A "Marcha da Maconha" estava programada para acontecer neste sábado, no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Mas uma liminar do TJ (Tribunal de Justiça), junto ao MP  (Ministério Público) suspendeu a realização da passeata.

O MP por meio do Gaerpa (Grupo de Repressão ao Tráfico de entorpecentes de São Paulo) argumentou que os organizadores do evento incentivam, através da internet, a prática de conduta ilícita, inclusive dizendo que "em ato simbólico, cada um acenderá seu cigarro de maconha.

A desembargadora da decisão, Maria Tereza do Amaral, relatou na decisão que "não se desconhece o direito constitucional à liberdade de expressão e reunião, que, à evidência não se está afrontando neste acaso, porquanto não se trata de um debate de idéias, mas de uma manifestação de uso público coletivo da maconha".

PRF apreende 1,5 quilo de maconha em Vargem Bonita

Polícia | 28/02/2010 | 00h52min

do Diário Catarinense

Droga estava na lixeira de um ônibus que vinha de Foz do Iguaçu

O Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,5 quilo de maconha na madrugada desse sábado em Vargem Bonita, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
A droga foi encontrada na lixeira de um ônibus comercial que fazia a linha Foz do Iguaçu (PR) - Florianópolis. Além da droga, o NOE apreendeu 26 equipamentos de informática contrabandeados.
A apreensão foi por volta das 3h30min no km 428 da BR 282. Como o dono da droga e dos eletrônicos não foi encontrado, ninguém foi preso.

Polícia destrói 85 mil pés de maconha no Maranhão

27/02/10 - 20h05 - Atualizado em 27/02/10 - 20h05

do G1

A Polícia Civil do Maranhão destruiu cerca de 85 mil pés de maconha em Rosário (MA), neste sábado (27). A plantação foi descoberta durante um sobrevoo de fiscalização rotineira do Grupo Tático Aéreo (GTA). O local estava dividido em oito áreas de cultivo.

Apesar da divisão, a polícia acredita que todo o cultivo seja de um único responsável, pois há ligação entre as áreas plantadas.