sexta-feira, 23 de abril de 2010

Anvisa estuda proibir a venda de cigarros aromatizados

do O Tempo

Fumante há seis anos, Paulo Oliveira Cintra se lembra de como o vício começou: alguns tragos em um cigarro mentolado. "Foi por curiosidade, o cheiro é mais agradável do que o do cigarro comum e não irrita tanto a garganta", diz o auxiliar administrativo, hoje com 23 anos.

O caso de Cintra exemplifica uma situação que as autoridades sanitárias brasileiras pretendem combater, a de que as substâncias aromatizantes misturadas ao tabaco causam uma maior possibilidade de dependência e despertam maior interesse no hábito de fumar, principalmente em adolescentes. Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda proibir a comercialização desse tipo de cigarro no Brasil. A proibição buscaria acabar com a venda de produtos de tabaco com chocolate, baunilha, cravo e outros condimentos que podem atrair crianças e adolescentes ao fumo.

"Os sabores têm um papel preponderante na iniciação ao fumo entre jovens e adolescentes. Quem fuma sabe que no primeiro contato há tosse e certa rejeição, e os sabores reduzem esse impacto", disse ao site Último Segundo o chefe da Unidade de Controle de Produtos Derivados de Tabaco da Anvisa, André Luiz da Silva.

RECEITAS COM MACONHA

do PIX

O site The Stoner’s Store é o paraíso dos chapados e vai lançar um livro só com receitas que têm maconha como um dos ingredientes! E as mais de 60 receitas incluem de tudo, drinks, doces, aperitivos, pratos quentes e belisquetes. O livro tá a venda por 30 doletas. Haja criatividade pra chapar! 0.o

Música pernambucana sobe ao palco pela descriminalização da maconha

do JC Online

João do Morro é uma das atrações da festa, no Black JackO tema é polêmico, e artistas pernambucanos prometem botar mais lenha nessa fogueira. Acontece nesta sexta-feira (23), às 23h, a primeira festa Marcha da Maconha, evento que vai antecipar o desfile do dia 2 de maio, na Rua do Apolo.

Os cantores Isaar, João do Morro, Tiger e Clayton Barros (do Cordel do Fogo Encantado) são alguns dos que botarão a boca no trombone pela descriminalização do uso da maconha. Na festa, que acontece no Black Jack, em Olinda, cada um dos oito artistas que sobe ao palco mostra uma ou duas canções. Ao final, todo o repertório estará disponibilizado na web, pelo link http://filipetadamassa.blogspot.com.

O local comporta 300 pessoas e no flyer de divulgação, há os dizeres "segurança total, ambiente policiado".

Além dos cantores, quem participa do evento discotecando e fazendo projeções de imagens é o Coletivo Santo Lima, dos fotógrafos Beto Figueiroa, Marcelo Lyra, Rafa Medeiros, Renato Spencer e Tom Cabral. Uma palhinha do que eles farão pode ser conferida no clipe abaixo, um vídeo-sequência com imagens da Marcha da Maconha do ano passado.

Washington aprova uso medicinal da maconha

do Opinião e Notícia

O Conselho Municipal de Washington aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 20, projeto de lei para permitir que doentes crônicos tenham acesso a receitas médicas para usar maconha e comprar a erva diretamente de um centro de distribuição legal.

De acordo com o projeto, que foi aprovado sem debate, um paciente que sofre de HIV, glaucoma, câncer ou alguma outra doença “crônica e duradoura” pode receber de um médico a recomendação de comprar até aproximadamente 55 gramas de maconha em um período de 30 dias.

Não é permitido, no entanto, que o paciente plante sua própria maconha, mas de cinco a oito centros de distribuição — que devem ficar a pelo menos 100 metros das escolas — serão inaugurados na cidade em breve. A distribuição será operada por organizações privadas ou sem fins lucrativos e empresas licenciadas.

*No site há uma pesquisa para saber se os leitores concordam com o uso medicinal. Vota lá!

Audiência pública em Buritis discute impactos do uso de drogas pela juventude

do RondoNotícias

Os impactos provocados pelo consumo de drogas entre os jovens foram o tema de audiência pública realizada pelo Ministério Público de Rondônia, na segunda-feira (19/4), na Câmara Municipal de Buritis. A audiência, convocada pela Promotora de Justiça Maria Rafaela de Castro, reuniu integrantes do Poder Judiciário, Prefeitos, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Polícia Militar, profissionais da área de saúde e entidades não governamentais dos municípios de Buritis e Campo Novo.

Durante a audiência, a Promotora de Justiça enfatizou a necessidade de se construir um centro de ressocialização e inclusão de jovens no contexto social e expôs sua experiência com os Conselheiros Tutelares. O Coordenador do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Militar (Proerd), Sargento Valentim, ressaltou a necessidade de serviço de política pública para organizar os impactos das drogas e necessidade da criação de um centro de recuperação. Também enfatizou que Rondônia está na rota de tráfico com a Bolívia, o que torna urgente a adoção de medidas para combate aos malefícios das drogas.

Já o prefeito de Buritis, Elson de Souza Montes, afirmou estar aberto para ouvir a comunidade e as autoridades presentes para minimizar os riscos e consequências das drogas. Enfatizou a necessidade de criar a Guarda Mirim e o Comissariado, fazendo alusão aos projetos modelos iniciados em Rio Crespo.

Na audiência foram apresentados também os principais problemas enfrentados pelo Conselho Tutelar de Buritis e Campo Novo para realizar um trabalho de prevenção e fiscalização de uso de drogas por crianças e adolescentes. O representante do Conselho Tutelar de Campo Novo, professor Marinho, expôs as dificuldades do município, enfatizando que é preciso valorizar a família do adolescente usuário de droga e reforçou a necessidade de auxílio da gestão pública no seu conjunto.

No final do encontro, a Promotora de Justiça Maria Rafaela de Castro concluiu ser necessário o levantamento para dados técnicos e estatísticos e repasse ao Executivo; verificar as propostas dos centros de recuperação e da criação ou existência de projetos para criar centro em Buritis, além da possibilidade da efetivação de convênios para tratar dessa problemática entre Buritis e Campo Novo.

Pesquisas revelam comportamento alcoólico de europeus

do DW World

Estudo aponta que irlandeses, romenos, alemães e austríacos são os que mais consomem bebidas alcoólicas na União Europeia. Outra pesquisa revela ligação próxima entre consumo de álcool e violência

Uma pesquisa divulgada pelo Eurostat, o departamento de estatísticas da União Europeia, nesta quarta-feira (21/04) em Luxemburgo, constatou que os alemães dividem o terceiro lugar com os austríacos no ranking dos que mais bebem álcool na UE.

Segundo a pesquisa realizada entre 27 mil cidadãos de toda a UE, 36% dos alemães entrevistados admitiram consumir, pelo menos uma vez por semana, cinco ou mais copos de bebida alcoólica.

Projeto susta resolução que permite uso religioso da ayahuasca

do Tudo Rondônia

Paes de Lira: mesmo para uso religioso, alucinógenos devem ser proibidos Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 2491/10, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que susta a Resolução 1/10, do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que permitiu o uso do "chá do Santo Daime" ou ayahuasca para fins religiosos. O autor argumenta que o uso, mesmo que religioso, de uma droga deve ser vetado quando provoca prejuízos à saúde.

"Ante aparente conflito de normas constitucionais – direito amplo à religião e vedação do uso e comércio de drogas – deve-se adotar o seguinte raciocínio: qual delas é de interesse da sociedade, da coletividade. O princípio deste raciocínio é a supremacia do interesse público sobre o privado", disse o parlamentar.

O deputado lembra que a ayahuasca provoca alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarreia.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Grupo Mães Contra o Crack realiza protesto silencioso em Pelotas

do Zero Hora

Mães caminharam acorrentadas por cerca de 15 quadras - Nauro Machado O grupo Mães Contra o Crack realizou um protesto silencioso na tarde de hoje em Pelotas. Vinte das 55 mães que participam da iniciativa caminharam acorrentadas por cerca de 15 quadras, da Câmara de Vereadores até a prefeitura do município no sul do Estado.

A caminhada começou por volta das 14h30min. Em frente à prefeitura, as mães cobraram do governo municipal um melhor tratamento para seus filhos. Elas pedem a criação de um pronto-socorro para dependentes químicos e a oferta de vagas em comunidades terapêuticas para os viciados em crack.

Criado em outubro de 2009, o Mães Contra o Crack mobiliza famílias que lidam diariamente com o flagelo da pedra. A cada 15 dias o grupo realiza reuniões, nas quais divide experiências e busca de formas de qualificar o combate à droga em Pelotas.

Clique aqui para ver os vídeos.

Medical marijuana card offers no job protection

do Statesman Journal

A business can fire workers who test positive for marijuana use despite their having a medical marijuana card, the Oregon Supreme Court ruled Thursday.

In a 5-2 decision, the court majority said that the state law voters approved in 1998 does not override a federal law that classifies marijuana as a drug with no medicinal uses.

"Because employee did not take marijuana under supervision of a licensed health care professional and because the authorization to use marijuana found (in state law) is unenforceable, it follows that employee was currently engaged in the illegal use of drugs," said the majority opinion written by Justice Rives Kistler.

The opinion did not strike down the 1998 law, which shields the possession, growing and distribution of specified amounts of medical marijuana from state criminal liability. Lawmakers have revised it a couple of times.