quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Apreensão de maconha causa tumulto entre PM e alunos na USP

Fonte: Terra

A apreensão de uma quantidade não divulgada de maconha e a tentativa de levar os supostos usuários da droga para o 91º DP causou tumulto e bate-boca entre cerca de 300 estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e policiais militares no início da noite desta quinta-feira, nos arredores da Faculdade de Filosofia, História e Geografia.

Por volta das 19h20, três estudantes foram detidos, mas acabaram protegidos por colegas e levados para o interior de um dos prédios. As polícias Militar e Civil não confirmam o uso de força, embora a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Diana Assunção, tenha afirmado ao Terra que os soldados empregaram spray de pimenta, bombas de gás lacrimogênio e cacetetes para dispersar os manifestantes.

Lei obriga carente a fazer teste de drogas na Flórida

Fonte: Consultor Jurídico

Por João Ozorio de Melo

Uma lei da Flórida, que obriga pessoas carentes a fazer teste de drogas para se qualificar para uma pequena ajuda de assistência social — de US$ 180 mensais para uma pessoa e de US$ 364 mensais para uma família de quatro pessoas — foi suspensa temporariamente por uma juíza federal, por possivelmente violar o dispositivo constitucional que proíbe buscas e apreensões que não sejam razoáveis. As informações são do Washington Post, Reuters e outras publicações.

Nesta segunda-feira (24/10), em uma decisão de 37 páginas, a juíza distrital de Orlando, Flórida, Mary Scriven, concedeu liminar na ação movida pela União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu), em favor de um ex-veterano da Marinha, até o julgamento do mérito. Luis Lebron, 35 anos, que também sustenta um filho de 4 anos e a mulher incapaz, requereu o benefício por tempo limitado (até terminar o curso universitário no final deste ano), mas se recusou a fazer o teste.