quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bolívia registra recorde em luta anti-drogas em 2010

da Prensa Latina

La Paz, 3 jan (Prensa Latina) A Força Especial de Luta contra o Tráfico de Drogas(FELCN) na Bolívia bateu recorde de apreensão de cocaína em 2010, anunciou hoje o ministro do Governo Sacha Llorenti.

Segundo a entidade, o organismo dedicado a parar o movimento de drogas no país sul-americano confiscou um total de 29 toneladas de cocaína no ano fiscal recém concluido.

Llorenti explicou que mais de 50 por cento da cocaína apreendida no país é do Peru e está em trânsito para os mercados do Brasil, segundo dados coletados no período.

O diretor-geral da FELCN, coronel Gonzalo Quezada afirmou que o número de apreensões de tóxicos é maior do que em 2008, de 28,8 toneladas.

"Prevenir, defender e proteger" a sociedade das drogas é a função essencial da força em questão e foi cumprido plenamente, de acordo com Quezada.

"No final desta gestão forma cumpridos os objectivos fixados, atingindo-se um recorde de operações anti-drogas, e de apreensões de cocaína no país na última década", disse, citado pelo jornal La Razón.

As operações contra os traficantes de droga somaram 14 000 126, 2 000 760 mais do que a gestão de 2009, que atingiu 11 366 , 3 331 mais das 10 795 em 008.

Dilma vai unificar combate às drogas

do Ministério Planejamento

A presidente eleita, Dilma Rousseff, decidiu unificar as ações de repressão e prevenção às drogas. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), hoje chefiada por militares, passará para o Ministério da Justiça. Ontem, foi anunciado o futuro diretor da Polícia Federal: o superintendente do órgão em São Paulo, Leandro Daiello Coimbra, afinado com a atual direção.

Secretaria que cuida do tema sai do GSI e vai para Ministério da Justiça; diretor da PF será o atual superintendente em SP

BRASÍLIA. A presidente eleita, Dilma Rousseff, e o futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, escolheram o delegado Leandro Daiello Coimbra para comandar a Polícia Federal, em substituição ao atual diretor, Luiz Fernando Corrêa. Dilma decidiu ainda transferir a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para o Ministério da Justiça. Com a troca, o Ministério da Justiça passa a controlar todas as ações federais de repressão e prevenção às drogas.

Bong usado por Miley Cyrus para fumar sálvia deve ser vendido

do EGO

O dono do bong, espécie de cachimbo d'água para fumar maconha e outras ervas, com o qual Miley Cyrus apareceu fumando sálvia em dezembro, em vídeo, pretende comercializar o famoso objeto!

Segundo o site TMZ, inicialmente ele havia dito aos amigos que não pretendia se desfazer da peça, devido a seu "valor sentimental".

Mas agora pensa em um valor real, e para isso quer até criar uma conta de e-mail para os interessados fazerem suas ofertas.

Aplicativo para iPhone ensina a enrolar o próprio cigarro

do Terra

Conhecida pelo rigor na liberação de aplicativos em sua loja virtual, a Apple surpreendeu ao aprovar um aplicativo para iPhone que ensina o usuário a enrolar seu próprio cigarro. O "Roll Your Own" é voltado para "entusiastas do tabaco e fumantes recreativos ou medicinais de maconha", segundo o site da empresa que desenvolveu o programa.

O aplicativo gratuito traz fotos e vídeos que mostram duas técnicas para enrolar os cigarros, além de informações sobre tipos de papel, embalagens e como fazer as próprias misturas. "Há um espírito vibrante do faça-você-mesmo hoje em dia, mas a maioria dos fumantes não sabe como preparar seus próprios crigarros", afirma Alan Canton, consultor de marketing da companhia, em comunicado.

Além das duas demonstrações gratuitas, os usuários podem baixar um pacote adicional por US$ 0,99 para aprender mais três técnicas diferentes, e há previsão de que mais pacotes sejam lançados em breve.

Canton disse também que o app traz "qualidade de vida" e um "benefício real para as pessoas com prescrições para uso medicinal de maconha - principalmente aquelas que podem não estar familiarizadas com os métodos de usá-la".

Além disso, o aplicativo permite que os usuários tirem dúvidas com os desenvolvedores e enviem a sua técnica de preparação. Classificado pela Apple na categoria "uso frequente ou intenso de álcool, tabaco ou drogas", o programa pode ser baixado na loja de aplicativos somente por maiores de 17 anos.

Veja as Fotos

Cabral promete comunidades livres do tráfico e de milicianos em 2014

do O Dia Online

Rio - Um Estado livre do poder paralelo. Durante a cerimônia de posse, realizada neste sábado na Assembléia Legislativa (Alerj), o governador reeleito Sérgio Cabral afirmou que livrará todas as comunidades do poder de milicianos e traficantes de drogas até 2014.

Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão tomam posse na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

"Gostaria de firmar um compromisso com esta casa e com o povo do Estado do Rio de Janeiro de que em 2014 não haverá uma comunidade dominada pelo poder paralelo, seja ele miliciano ou traficante", disse Cabral ao encerrar seu discurso de posse.

Presidente do IDT rejeita a legalização da cannabis

do DN

O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) rejeitou esta sexta-feira a legalização da cannabis, defendida numa petição que o movimento Marcha Global da Marijuana (MGM) quer apresentar no Parlamento em 22 de Abril do próximo ano.

"Não estou nessa, francamente", comentou João Goulão, lembrando o "movimento exactamente inverso" relativamente ao consumo do tabaco.

Em declarações à Lusa, o presidente do IDT disse ser "adequado" o quadro legal actual, que descriminaliza o consumo de todo o tipo de drogas, penalizando-o apenas em sede contraordenacional.

"Existem dependências grandes de drogas ditas leves e consumos ligeiros de drogas ditas duras", sublinhou, considerando, por isso, que "faz cada vez menos sentido a distinção entre drogas leves e duras". Conforme afirmou, 10 por cento dos toxicodependentes que pedem ajuda às estruturas do IDT, fazem-no devido ao consumo de cannabis.

No texto da petição que pretende apresentar ao Parlamento, o movimento MGM sugere que a venda seja interdita a menores de 18 anos e que a venda seja permitia apenas "em locais devidamente regulamentados e fiscalizados, sendo os produtos aí comercializados sujeitos a controlo de qualidade" e a impostos similares ao do tabaco.