terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tabagismo: Campanha Europeia realizou cerca de 1.400 eventos e testou mais de 575.000 pessoas

do Correio do Minho

Cerca de 1.400 eventos realizaram-se nos países da União Europeia no âmbito da campanha HELP, contra o tabaco, em que mais de 575 mil pessoas fizeram testes de monóxido de carbono, segundo os resultados da iniciativa lançada em 2005.
Em Portugal, mais de 15 mil pessoas marcaram presença nos 70 eventos que percorreram várias cidades do país, com aconselhamento e ajuda.
A campanha de comunicação “HELP - Por uma vida sem tabaco”, dirigida essencialmente aos jovens, apostou fortemente na Internet e redes sociais, mas também em anúncios televisivos que foram vistos por 67 por cento dos cidadãos da União Europeia, com menos de 25 anos.
O site, criado para esta campanha europeia, teve mais de 16 milhões de visitas e uma série transmitida on-line registou 5,6 milhões de visionamentos, de acordo com os dados a que agência Lusa teve acesso.
Segundo, a organização, a campanha tornou-se um caso de estudo de marketing, tendo sido colocadas on-line 2.379 dicas.
A campanha, da responsabilidade da Comissão Europeia, visa afastar os jovens do consumo de tabaco, procurando mostrar como o hábito é “absurdo” e oferecendo ajuda, deixando também um espaço para dicas e conselhos pessoais.
Focada no grupo dos 15 aos 34 anos, a campanha envolveu a colaboração de associações de jovens, como o Conselho Nacional de Juventude e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina. [...]

“Falsa maconha” tem levado cada vez mais jovens ao Pronto Socorro

do Greenwood

Também conhecida como K2, a maconha sintética anda fazendo sucesso entre os jovens, mas é cada vez maior o número de pessoas que são levadas ao hospital após fumá-la. Os toxicologistas alertam que a K2 pode causar taquicardia, ansiedade extrema, pressão alta e alucinações.

Ainda que seja legal em algumas partes do mundo, o que não falta é especialista clamando pela proibição da droga. Só nos Estados Unidos já foram contabilizados 2 mil casos neste ano de jovens que pararam no hospital após consumir a maconha sintética – em 2009 foram pouco mais de 12. Doze. É um aumento muito grande.

A maioria experimenta somente sintomas como relaxamento ou euforia, mas outros passam por sensações terríveis. Além dos sintomas já citados, também é possível sofrer com vômito, tremores e ataques epiléticos e “alguns jovens estão tendo experiências psicotrópicas muito negativas”, afirma o Dr. Anthony Scalzo, diretor do Missouri Poison Center. “Um deles já me disse ‘pensei que eu havia ido para o inferno’”.

Alarmante.