quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pesquisa desvenda como maconha afeta a forma como o cérebro processa informações emocionais

Fonte: O Globo

ONTÁRIO - Drogas como a maconha atuam naturalmente no cérebro por meio dos chamados receptores canabinoides. No entanto, o mecanismo pelo qual essas drogas produzem suas alterações sensoriais e de humor no interior do cérebro era amplamente desconhecido até agora. Pesquisa comandada por Steven Laviolette, da Universidade de Ontário Ocidental, identificou uma importante via responsável pelos efeitos da cannabis sobre como o cérebro processa informações emocionais. A descoberta, publicada no "Journal of Neuroscience", também ajuda a explicar a possível ligação entre o uso da droga e a esquizofrenia.

Projeto de Lei prevê prisão do usuário de drogas

Fonte: Consultor Jurídico

1) Introdução

Uma das consequências da política de redução de danos adotada na Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas) é o abrandamento do rigor punitivo em relação às condutas anotadas no artigo 28 (caput e parágrafo 1º), onde a realização típica sujeita o agente às penas de advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

A pena de advertência tem por finalidade avivar, revigorar e, em alguns casos, incutir, na mente daquele que incidiu em qualquer das condutas do artigo 28, as consequências danosas que o uso de drogas proporciona à sua própria saúde; ao seu conceito e estima social; à estabilidade e harmonia familiar; à comunhão social, buscando despertar valores aptos a ensejar contraestímulo ao estímulo de consumir drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal e regulamentar.

A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas é pena de todos conhecida, notadamente em razão da notoriedade e status alcançados após a edição da Lei 9.714/98. Consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado, conforme a definição do artigo 46, parágrafo 1º, do Código Penal, e, para as hipóteses típicas do artigo 28 (caput e parágrafo 1º), será cumprida em programas comunitários, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congêneres, públicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da prevenção do consumo ou da recuperação de usuários e dependentes de drogas.

Maconha liberada faz de Praga a Amsterdã do Leste

Fonte: Correio do Brasil

Para alguns, a vida começa somente à noite, na capital da República Tcheca. Umpoint bem movimentado é o Cross Club, com três andares e apresentações de DJs e bandas musicais. O clube acabou se transformando no local ideal para bandas alternativas e novos músicos que experimentam um estilo musical próprio e, vez por outra, também outros estados de consciência:

– “A cultura musical está muito associada ao uso de drogas. Sempre foi assim. Muitos músicos só chegaram onde estão graças às drogas. Alguns dos que se apresentam aqui fumam maconha, e o público também, claro – diz o dono da casa noturna, Tomas Zdenek, ou Lorenzo, como chamam os habitués do Cross.