domingo, 23 de maio de 2010

Marcha da Maconha reúne 150 pessoas em SP

do Último Segundo

Cerca de 150 pessoas participaram neste domingo da Marcha da Maconha, uma manifestação pela liberação da droga realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A estimativa é da Polícia Militar.

Durante o protesto, um homem foi detido. Segundo a polícia, o rapaz, que já teve uma passagem criminal por furto em maio, foi levado à delegacia para esclarecer sua situação legal, mas depois foi liberado.

Para ver as fotos, clique aqui!

Maconha apreendida era hortelã

do R7

A polícia da cidade de Corpus Christi, no Texas (EUA), ficou salivando quando um garoto apareceu por lá e disse que havia descoberto a maior plantação de maconha do mundo.

O tal garoto disse que, em Waldron Park, havia tanta maconha que daria para abastecer todo o Estado do Texas.

Quando a polícia chegou lá, descobriu que não era exagero e, em uma operação alardeada como "o maior confisco de drogas do Texas", removeu de lá cerca de 400 arbustos, com raíz e tudo.

O orgulho texano virou fumaça quando, na hora de submeter as plantas aos testes, ficou provado que a maconha não era maconha. Era uma espécie de hortelã que, na melhor das hipóteses, serviria para fazer chá o bastante para deixar o Texas inteiro calminho.

A maior apreensão de maconha no Texas não foi nada além de um mero serviço público de jardinagem.

Marcha da Maconha tem 1 detido; políticos negociam liberações

do Terra

getUm rapaz de identidade não confirmada foi detido pela Polícia Militar (PM) durante a Marcha da Maconha, que é realizada na marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, neste domingo.

Ele, que disse ser um ex-presidiário em regime condicional, foi levado pelos policiais para a delegacia, pois não portava documentação que comprovava sua situação em relação à lei. Segundo os oficiais responsáveis pelo policiamento no local, uma vez que for comprovada a situação de regime condicional do detido, ele será liberado.

Outro rapaz também chegou a ser abordado pela polícia. Ele havia desrespeitado a ordem de não usar cartazes que fossem considerados apologia ao uso de drogas. Porém, com a mediação de políticos, como o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e Soninha Francine (PPS-SP), foi liberado.

"Quem fuma maconha não quer comprar de bandido", diz Soninha

do Terra

Como esperado, Soninha Francine, subprefeita da Lapa, em São Paulo, compareceu a mais uma Marcha da Maconha. Para ela, a proibição da realização do evento "é o fim da picada". Soninha afirmou que a intenção é trazer a droga para o universo das leis. "Com isso, tirar a ponte de respeito do tráfico de drogas", disse.

A subprefeita afirmou que o fato de existir a permissão do porte da droga para uso próprio não põe fim no contato dos usuários com criminosos. Sobre estender o projeto para as outras drogas, Soninha disse que essa é a intenção do futuro. "Por enquanto só a maconha tem fabricação no Brasil, o resto é importado". Para ela, então, é necessário que haja uma legalização "em toda a cadeia produtiva da maconha". Desde o uso até a comercialização.

Manifestantantes tentam realizar Marcha da Maconha em SP

da Globo.com

SÃO PAULO - Manifestantes tentam realizar neste domingo a Marcha da Maconha em São Paulo, no Parque do Ibirapuera. O Ministério Público pediu à Justiça proibição da marcha, mas os organizadores teriam obtido um habeas corpus na Justiça. Uma negociação com a Polícia Militar pode permitir que a manifestação aconteça, mas os participantes não poderão levar cartazes, insígnias, camisetas ou qualquer outro material de propaganda da maconha.

STF arquiva HC de jovem que cultivava maconha em casa

do Conjur

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, arquivou pedido de Habeas Corpus de Piero Rockenbach, condenado anos e dez meses de prisão por cultivar pés de maconha. Ele foi preso em Curitiba, na casa de seus pais, onde mantinha a planta.

No pedido, o advogado alegava que o jovem é primário, tem bons antecedentes, é formado em Turismo e fluente nas línguas inglesa e francesa. Além disso, em razão da abstinência de droga, o advogado revelava que seu cliente já teria tentado suicídio na prisão.

“A superação do teor da Súmula 691 desta Corte somente seria justificável no caso de flagrante teratologia, ilegalidade manifesta ou abuso de poder, situações nas quais não se enquadra a decisão impugnada”, disse o relator, ministro Ricardo Lewandowski, ao ressaltar que o caso não apresenta tais hipóteses, “aptas a justificar a superação do referido verbete”.

O ministro verificou que a relatora da matéria no STJ, ao indeferir o pedido, apreciou apenas os requisitos autorizadores para a concessão dessa medida excepcional, e concluiu pela inexistência deles. Assentou, também, a confusão existente entre a cautelar requerida e o mérito do pedido, o que inviabilizaria seu deferimento sob pena de contrariar jurisprudência daquela Corte Superior.

Segundo o ministro, é conveniente aguardar o pronunciamento definitivo da instância inferior (STJ), “não sendo a hipótese de se abrir, nesse momento, a via de exceção”. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Plano nacional de combate ao crack é “mais do mesmo”, diz especialista

do R7

O plano de combate ao crack lançado nesta semana pelo governo federal não convenceu dois dos mais respeitados especialistas sobre o assunto. Ao R7, o médico Ronaldo Laranjeira qualificou o programa de “mais do mesmo”, enquanto o pesquisador Elisaldo Carlini elogiou a iniciativa, mas descartou resultados em curto prazo.

Laranjeira coordena a Uniad (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas), e Carlini, o Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) - ambos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Para o primeiro, o erro do governo é insistir em programas que já não têm mostrado resultados.

Comissão pode dar parecer contra chá do Santo Daime

do Jornal Coletivo

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados promove, amanhã, às 15h, audiência pública para discutir a resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas que permitiu o uso do chá ayahuasca como é feito pelos integrantes da seita do Santo Daime.

O tema será debatido pelo secretário de Políticas sobre Drogas, general Miranda Uchôa, pelo presidente da Federação Nacional da Ayahuasca, Emiliano Linhares, pelo historiador Marcelo Henrique  Borges, pela diretora do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues, Rejane Sena Barcelos, e pelo presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Flávio Mesquita. O uso do chá foi autorizado pela Resolução nº 1, de 25 de janeiro de 2010, que “dispõe sobre a observância, pelos órgãos da Administração Pública, das decisões do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), sobre normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da ayahuasca e dos princípios deontológicos que o informa”.

Condutores sem álcool premiados com 20 euros

do DN Portugal

Cerca de 40 condutores que submetidos ao teste do balão acusaram 0,0 g/l de alcoolemia foram ontem, entre a 01.00 e as 05.00, presenteados com brindes e um vale de 20 euros de combustível. Este foi o início da campanha de prevenção rodoviária "Na estrada a música é outra" realizada pelo Governo Civil durante uma operação de fiscalização da PSP em duas ruas da cidade de Lisboa.