terça-feira, 20 de julho de 2010

Pesquisa indica que ecstasy pode ajudar no tratamento de traumas

do Estadão

Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos indica que a droga ecstasy pode aumentar o sucesso da psicoterapia em pacientes que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), perturbação psíquica que acomete pessoas que vivenciaram traumas de grande magnitude.

O pequeno estudo, realizado com apenas 20 pacientes, concluiu que a droga sintética, também conhecida como MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina), seria segura e ajudaria a melhorar os efeitos da psicoterapia.

A equipe enfatizou que mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados e já obteve aprovação para um estudo maior, usando veteranos de guerra do Exército americano.

Comentando a pesquisa, o especialista britânico Simon Wessely, no entanto, afirmou que é difícil tirar qualquer conclusão a partir de um estudo tão pequeno e pediu cuidado.

Experimento
Os pesquisadores americanos suspeitam que a droga - que, apesar de ilegal, é popular entre alguns grupos de jovens - ajude a reduzir o medo nos pacientes, permitindo que eles tirem maior proveito das sessões de terapia.