quarta-feira, 16 de junho de 2010

Produção de coca volta a crescer no Peru

do Último Segundo

O cultivo de coca está em alta novamente nos remotos vales do Peru, parte de um reposicionamento importante do tráfico de drogas andinos que está fazendo desse país tropical um candidato para superar a Colômbia como o maior exportador mundial de cocaína.

Redes de tráfico de drogas do México e Colômbia estão ampliando seu alcance no Peru, onde duas facções de guerrilheiros do Sendero Luminoso competem pelo controle do tráfico de cocaína. Os traficantes estão frustrando os esforços de combater o ressurgimento da droga no país e aumentando o espectro de uma violência maior em um país ainda assombrado por anos de guerra.

"A luta contra a coca pode parecer a tentativa de prender o vento", disse o general Juan Zarate, que lidera as campanhas peruanas pela erradicação da coca.

Dupla de drogados promete trocar maconha por iPad em anúncio online

do Gizmodo

Dica de profissional: quem coloca um anúncio na internet propondo uma troca de maconha "Sonho Azul direto de Cáli" por um iPad e posta a foto da substância ilegal para todos poderem ver, a polícia vai encontrar e prender você.

Eu sei disso porque acabou de acontecer com uma dupla em Gilbert, Arizona e o ocorrido estava em todos os noticiários por lá.

Basicamente, Jacob Welker e seu amigo Joseph Velarde, ambos com 20 anos, fumaram uma porrada da própria maconha, ficaram chapados, e então tiveram a ideia que, na hora, parecia a coisa mais genial que os cérebros fritos deles conseguiram imaginar. Tá, é verdade, eu não sei se eles estavam drogados na hora (assumo a culpa), mas sei que os dois decidiram usar o Craigslist para solicitar um iPad usando um iPod Touch de terceira geração e 7 gramas do já mencionado "Sonho Azul direto de Cáli".

A maconha foi convenientemente colocada em um pote em cima de uma balança, então potenciais compradores - e a polícia - saberiam exatamente os termos da negociação. Quando policiais à paisana receberam a maconha durante um encontro, os dois caras foram presos - e fizeram história na internet.

Os dois estão sendo acusados de posse de substância ilegal e conspiração para vender maconha. E não receberam o iPad. [AZ Family via Edible Apple]