segunda-feira, 8 de março de 2010

Lei Seca no Rio reduz em 21% vítimas de acidentes no trânsito

do Estadão

BRASÍLIA - O Estado do Rio de Janeiro teve, em fevereiro deste ano, menos 362 vítimas de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período do ano passado. No mês passado, 1.302 pessoas envolveram-se em acidentes no mês passado contra 1.664 em fevereiro de 2009, segundo dados do Grupamento de Socorro de Emergência do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

De acordo com o governo do Estado, a queda de 21,8% é atribuída à Operação Lei Seca, que visa a combater a mistura de álcool e direção, por meio de fiscalizações nas ruas.

A operação foi lançada em março do ano passado, depois da aprovação da Lei Federal 11.705 de 2008, que reduziu o limite de bebida alcoólica que pode ser ingerido pelo motorista. Segundo o governo do Rio, desde março, a operação evitou que 4.535 pessoas fossem vítimas de acidentes de trânsito.

Desde o início da Operação Lei Seca até o último dia 7, mais de 171 mil motoristas foram abordados nas operações de fiscalização, que consistem na realização de testes com bafômetro para medir a quantidade de álcool no sangue. Mais de 33 mil pessoas foram multadas e 10.300 veículos, rebocados.

Estudantes da Uniube são presos com drogas em Araxá

Três estudantes da Uniube (Universidade de Uberaba) foram presos em flagrante pela Polícia Militar. Eles são acusados de envolvimento com o tráfico de drogas. Os jovens foram encaminhados para a 43ª Delegacia Regional de Segurança Pública.

De acordo com o boletim de ocorrências, durante patrulhamento de rotina pela avenida João Paulo II, nas proximidades do bairro Jardim Imperial, os PMs do Tático Móvel visualizaram um veículo Fiat Uno com placas de Araxá em atitude suspeita. No ato da abordagem, os policiais encontraram os estudantes de Araxá D. F. A. C. e R. C. S. S. de posse de algumas gramas de maconha.

Medical marijuana advocates meet; Rep. Mackey hosting town hall

rail_GDH1604QL.1 mackey_marijuana.JPG.embedded.prod_affiliate.138 Hobbled by a degenerative back disease and arthritis, there were days when Perry Parks was in near-constant pain. He tried Vioxx, epidural steroids and other drugs, but he said nothing seemed to work.

Then the Vietnam veteran from Rockingham turned to marijuana.

"The results were overwhelming," says Parks, 67. "I now live almost pain-free."

Tonight Parks will share his story at a town hall meeting at UNC Charlotte hosted by state Rep. Nick Mackey of Mecklenburg County.

Five Things You May ‘Know’ About Marijuana That Aren’t True

The bulk of my writing is done for a pot-savvy audience, so it usually goes without saying that certain “cultural perceptions” about cannabis are wrong. To correct these marijuana myths to a crowd of potheads would be a classic case of singing to (an albeit higher) choir.

As editor of a pot website, I live and breathe marijuana (see what I did there?) every day, and have a great chance to fully inform myself.

Cigarro mata de cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil

A fumaça do cigarro tem mais de 4.7 mil substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, nicotina, alcatrão e amônia, entre outras
Um terço da população mundial fuma, ou seja, cerca de 1,3 bilhão de pessoas têm contato diariamente com substâncias tóxicas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números do tabagismo no mundo são preocupantes. A cada dia,100 mil pessoas tornam-se fumantes, entre elas, crianças.
Pesquisas mostram que, em países desenvolvidos, 42% dos homens e 24% das mulheres são fumantes. No Brasil, levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) indica que 18,8% da população brasileira é fumante - 22,7% dos homens e 16% das mulheres.

Produção de maconha dispara na Bolívia; Brasil entre os principais destinos

Da AFP

LA PAZ — A produção de maconha na Bolívia aumentou 500 vezes na última década, passando de quatro para mais de 2.000 toneladas, segundo o relatório do chefe da polícia boliviana de combate às drogas, que citou o Brasil como um dos principais destinos do entorpecente, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

O relatório do chefe nacional da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN), coronel Félix Molina, indica que em 2009 sua unidade conseguiu apreender mais de 1.900 toneladas de maconha - 90% da produção total, que é destinada ao consumo local ou exportada para Brasil, Argentina e Chile.

"Nesta administração estamos determinados a combater o cultivo da maconha, que disparou", afirmou Molina, citado pelo jornal La Razón.

De acordo com relatórios estatísticos da FELCN, as apreensões de maconha aumentaram nos últimos 10 anos: 3,7 toneladas em 2000; 7 em 2001, 8,7 em 2002; 8,5 em 2003; 28,2 em 2004; 34,5 em 2005; 125,3 em 2006; 423,8 em 2007; 1.112,5 em 2008 e 1.973,4 em 2009.

Dois copos diários de álcool ajudam as mulheres a lutar contra a obesidade

Do Cruzeiro do Sul

As mulheres que tomam dois copos de vinho, cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica diariamente correm menos risco de engordar do que as abstêmias, revela um estudo publicado nesta segunda-feira.

Cientistas do hospital Brigham and Women de Boston (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos) ouviram 19.000 mulheres americanas sem problemas de sobrepeso, com idades de 39 anos ou mais, sobre a quantidade de bebidas consumidas diariamente e as monitoraram durante 13 anos.

Nesta pesquisa, o grupo maior, com 7.346 pessoas, era formado por mulheres que não consumiam bebidas alcoólicas em hipótese alguma, revelou o estudo divulgado nesta segunda-feira na publicação Archives of Internal Medicine.

O segundo grupo mais importante, com 6.312 mulheres (cerca de um terço do total), era formado por mulheres que tomavam cerca de um terço de copo de vinho, cerveja ou outra bebida alcoólica por dia, enquanto 20% tomavam um copo; 6%, dois; e 3%, mais de dois.

Lula quer que Gabinete de Segurança Institucional promova debate sobre avanço do crack

Da Globo.com

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta segunda-feira que pediu ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República que organize um seminário com especialistas para discutir o aumento do uso de crack nas cidades brasileiras, principalmente entre os jovens.

Lula manifestou preocupação com a dimensão que o vício do crack está alcançando.

- Está pegando muito duro na nossa juventude, portanto, temos que ter um tratamento muito especial, sobretudo nas camadas mais pobres da população, porque é a droga mais barata. Precisamos fazer uma discussão séria no Brasil envolvendo os educadores, os pais - disse em entrevista à rádio Melodia FM, do Rio de Janeiro.

Perguntado sobre sua posição em relação à legalização das drogas, Lula afirmou que é contrário.

- A princípio sou contra a legalização de drogas, não me consta que venha ajudar acabar com a droga no Brasil ou em qualquer país do mundo.

Durante a entrevista à rádio, que é evangélica, o presidente também foi perguntado sobre o aborto. Ele respondeu que pessoalmente é contrário, mas, como chefe de Estado, tem que tratar o assunto como uma questão de saúde pública e dar a garantia de atendimento às mulheres que precisem de cuidados médicos em função de um aborto feito em condições precárias.

Produção de maconha dispara na Bolívia e tem Brasil com um dos principais destinos

Do Jornal da Mídia

A produção de maconha na Bolívia subiu na última década de 4 toneladas para mais de 2.000 toneladas, segundo o relatório do chefe da polícia boliviana de combate às drogas, que citou o Brasil como um dos principais destinos da droga, informou nesta segunda feira pela imprensa local.

Tropa Anti-crack

Do Ancelmo.com

O Ministério da Justiça prepara um manual para ser lançado até o final do mês e pretende começar a treinar policiais de todos os estados para se tornarem especialistas no combate ao crack.

A ideia é criar um time de elite que desenvolva regras para atuação de todas as polícias do país, que hoje enfrentam o problema sem grupos especializados nas novas estrategias de luta contra este tipo de droga.

Portugal bate recorde de toxicodependentes em tratamento

Do TVI 24

A situação de toxicodependência tem vindo a melhorar nos últimos anos em Portugal, onde o número de pessoas em tratamento é o «maior de sempre», cerca de 35 mil, revelou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Manuel Pizarro, de partida para a 53ª reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas, lembrou que é preciso «combater a toxicodependência mas não os toxicodependentes, que são doentes que precisam de ser ajudados, tratados e apoiados».
A forma legal escolhida para combater o vício foi descriminalizar o uso de estupefacientes, sendo Portugal, «o único país onde o consumo de drogas, por lei, está descriminalizado», sublinhou o secretário de Estado Adjunto, referindo-se ao diploma em vigor desde 2001.

Consumo de droga em queda

A descriminalização é uma das razões dos resultados divulgados nos últimos estudos que falam na «diminuição do consumo de drogas ilícitas nos jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, diminuição da propagação do vírus HIV entre os toxicodependentes, diminuição da incidência de hepatites entre os toxicodependentes que estão em tratamento», lembrou o governante.

No entanto, o Manuel Pizarro diz que o trabalho não está acabado e o que combate ao uso de drogas vai continuar, uma vez que ainda «há jovens a começar a consumir e pessoas que continuam a consumir», lembrou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Polícia Militar destrói 90 mil pés de maconha!

Do Diário do Pará

Um dos maiores plantios de maconha foi localizado neste final de semana, no município de Concórdia do Pará, região nordeste do estado, área que também é conhecida como polígono do Capim, onde atualmente estão concentradas grandes plantações da erva e, consequentemente, existe forte atuação de traficantes de droga.

A estimativa dos policiais é de que a área seja de um tamanho equivalente a quatro ou cinco campos de futebol e que abrigasse mais de 90 mil pés de maconha. A descoberta foi feita durante a realização da Operação “Mariquita”, que faz referência a uma localidade situada na divisão de Acará e Concórdia, uma região onde o tráfico é atuante. A ação foi iniciada na quarta-feira (3) e se estendeu até ontem.

A ação foi encabeçada pelo delegado Cristino Sanches Júnior, titular de Concórdia, e teve apoio de investigadores da Superintendência Regional da Zona do Salgado, do delegado Paulo Henrique Ribeiro, de Tomé-Açu, do tenente-coronel Tomaso e do coronel Saraiva, do Comando de Policiamento Regional III.
A missão seguiu uma determinação do delegado de polícia do interior Miguel Cunha e do superintendente regional da zona do salgado Silvio Maués. Ela foi motivada a partir de uma reunião realizada há cerca de um mês, em Castanhal, entre prefeitos de Acará, Concórdia do Pará e São Domingos do Capim e delegados da região. Segundo os gestores desses municípios, era grande o número de reclamações sobre assaltos a vans, ônibus e postos de gasolina, além dos crimes por tráfico de entorpecentes.

Cabo Verde apontado como "importante país de trânsito" de droga

do Portugal Digital

Praia - Cabo Verde é hoje um "importante país de trânsito" para o narcotráfico com destino à Europa", considera o Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, divulgado esta semana em Washington pelo Departamento de Estado norte-americano.

O documento precisa que os estupefacientes estão a entrar em Cabo Verde através de aviões comerciais e navios, "incluindo iates".
"As muitas praias do país, as extensas águas territoriais e uma zona económica inadequadamente monitorizada permitem que as drogas passem sem serem detectadas", refere o relatório, precisando que a cocaína proveniente do Brasil é o principal produto traficado, mas que também há cannabis cultivado localmente em circulação.

Cabo Verde deve receber dos Estados Unidos, no próximo ano, mais de 397 mil dólares para promover acções contra o tráfico internacional de drogas e o crime organizado.
Esta verba está inscrita no orçamento da ajuda externa norte-americano para 2011, que está a ser defendido pela secretária de Estado, Hillary Clinton, no Congresso.

Para o próximo ano, o Departamento de Estado norte-americano prevê aumentar o financiamento geral do programa de Controlo Internacional do Narcotráfico e Aplicação da Lei de 445 milhões para 2,14 biliões de dólares.