quinta-feira, 11 de março de 2010

Airton Artus defende em Brasília a produção de tabaco

Do Gaz

Enquanto participa de mobilização municipalista na Capital Federal, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, articula maneiras de defender o setor tabagista. Para isso, Artus percorre gabinetes de lideranças gaúchas e nacionais a fim de debater propostas de compensação tributária aos agricultores e municípios produtores. A intenção é cercar-se de subsídios suficientes para elaboração de uma proposta consistente em defesa do setor. O projeto será levado pelo prefeito na próxima reunião da Câmara Setorial do Tabaco, no mês de abril.

De acordo com Airton Artus, a produção e indústria do setor sofrem ataques constantes e tentativas de enfraquecimento por parte de setores do Governo Federal. No entanto, este é quem mais arrecada com a produção e exportação de tabaco no Brasil. Os valores cobrados em impostos superam R$ 8 bilhões por ano, sem contar a participação econômica da cadeia produtiva, que emprega mais de um milhão de pessoas nas lavouras de tabaco e outras 30 mil na indústria, segundo dados da Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra).

Para o Artus é hora do governo se posicionar em relação ao setor."Se não quer apoiar, precisa abrir mão dos impostos. Os males do tabaco atacam especialmente trabalhadores rurais e os municípios produtores, por isso, queremos que os impostos também sejam partilhados entre os envolvidos nessa cadeia”, considera.

Entre os projetos acompanhados pelo prefeito em Brasília estão o do senador gaúcho Sérgio Zambiasi (PTB) e do deputado federal Sérgio Moraes (PTB). O primeiro propõe isenção de ICMS nas transações interestaduais de fumo em folha quando destinado à industrialização e posterior exportação. O projeto, que está em análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado estancaria a criação de novos créditos de ICMS e permitiria a negociação de dívidas antigas que Estado e União mantém com as empresas exportadoras. Além disso, evitaria que empresas de beneficiamento deslocassem suas unidades do Rio Grande do Sul para Santa Catarina para industrializar e exportar sua produção pelo Estado vizinho. Já o projeto de lei protocolado pelo deputado federal Sérgio Moraes propõe a criação do Fundo Nacional da Fumicultura (FNF). O objetivo é angariar recursos para pesquisas, saúde e complementação da renda de agricultores e trabalhadores da área do tabaco.

Para o prefeito Airton Artus, todos os projetos e propostas em prol da fumicultura devem ser defendidos pelos municípios produtores, especialmente como voz de desacordo às dezenas de projetos contrários à produção. “O tema foi debatido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e queremos levar à Brasília nossa inconformidade com a situação. O momento é muito delicado, tanto para os produtores quanto para a indústria, mas sabemos que nada pode ser feito no grito, na força. Nesses dias, estamos procurando através da diplomacia, da negociação, uma resolução mais justa e menos punitiva para o setor”.

Homem é preso no interior de MT após receber droga pelos Correios

Do Expresso MT

A Delegacia da Polícia Civil de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá) prendeu em flagrante, na manhã de quinta-feira (11.03), José Carlos Tavares da Silva, detido em sua casa, após receber pelos Correios uma encomenda com 4 quilos e 900 gramas de maconha.

Na residência do acusado também foi encontrado um revólver calibre 38 com a numeração raspada e R$ 650 em dinheiro. A droga chegou por Sedex.

Com informações do setor de inteligência da Polícia Federal de Cuiabá, policiais civis infiltraram-se na agência dos Correios de Vila Rica com o objetivo de monitorar a mercadoria e quem iria retirá-la. Na manhã de hoje, uma pessoa tida como “laranja” foi seguida depois de buscar o pacote nos Correios e levá-lo até a casa de José Carlos, preso no momento em que recebia a caixa.

O acusado foi encaminhado à Cadeia Pública da cidade e vai responder por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. De acordo com o Delegado Vitor Chab Domingues, as Polícias Federal e Civil têm intensificado as ações conjuntas de combate ao tráfico de drogas na região do baixo Araguaia.

CIA colocou LSD em pães franceses na época da Guerra Fria

Da Globo.com

RIO - O mistério de 50 anos em torno do "pão enfeitiçado" de Pont-Saint-Esprit, que fez com que, em agosto de 1961, moradores da região tivessem alucinações, foi resolvido após um escritor descobrir que os Estados Unidos adicionou LSD em pães como parte de um experimento, segundo o "Telegraph".

Em 1951, um pequeno vilarejo da França foi repentina e misteriosamente atingido por uma onda de insanidade e alucinação. Pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas foram internadas em asilos.

Por décadas acreditou-se que o pão local havia sido envenenado sem qualquer intenção. Agora, no entanto, H P Albarelli Jr., jornalista investigativo americano, descobriu evidências que sugerem que a CIA, a agência de inteligência americana, colocou a droga alucinógena LSD em alimentos produzidos na região como parte de uma experiência de controle mental na época da Guerra Fria.

Crack prejudica desenvolvimento de crianças

Do EPTV.com

O crack é a droga mais agressiva que existe hoje no Brasil. A afirmação é baseada nos efeitos que o consumo da droga causa no corpo do usuário. A psiquiatra Débora Ribas D'Ávila, a droga é muito quente e, à medida que é consumido, queima os dedos, a boca e o pulmão.

Durante vários dias, a reportagem da EPTV acompanhou o comportamento de jovens e adolescentes que consomem crack no centro de Campinas. Em uma imagem gravada, um menino sentado em uma praça fuma a pedra e em segundos começa a se agitar. Depois que o crack é queimado, a fumaça da cocaína presente na droga passa pelo pulmão, cai na circulação e atinge o sistema nervoso central. No cérebro, aumenta a quantidade da sustância dopamina, que dá uma sensação maior de euforia e poder. A coordenação motora diminui e altera os sentidos da audição, do paladar e do olfato.

De acordo com os médicos, esse caminho que o crack percorre no organismo ocorre em apenas dez segundos. Além de afetar os sentidos, o crack provoca uma sensação de prazer que não é comparada a nenhuma outra atividade, inclusive o sexo e por isso a dependência pode ocorrer na primeira vez, quando a pessoa experimenta a droga.

Uma vez ingerido, o crack já pode provocar vários problemas de saúde, explica a psiquiatra. A especialista diz ainda que no caso das crianças, as consequências podem ser irreversíveis, que que prejudica o desenvolvimento cerebral.

No caso de mulheres grávidas, o efeito não atinge apenas a mãe, explica a médica. A criança já nasce dependente, com dificuldades para mamar, além de ter irritação de humor e problemas durante o crescimento.

Mas apesar da agressividade do crack, a psiquiatra reforça que o tratamento é possível, dependendo somente da intenção da pessoa de se recuperar.

Lula e Obama puxam fila de presidentes na luta contra tabagismo

do G1

Bogotá, 11 mar (EFE).- Como muitos outros mortais, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenta deixar de fumar com adesivos e chicletes de nicotina, enquanto o presidente Luiz Inácio da Silva teve que cortar o tabaco, após 50 anos, por motivos de saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,1 bilhão de pessoas no mundo são fumantes. Depois da hipertensão, o consumo de tabaco é a maior causa de morte.

O número de fumantes equivale a aproximadamente um terço da população global de 15 anos de idade. O vício abrange desde pessoas comuns às que ocupam os mais altos cargos, embora alguns se esforcem para manter escondida essa condição.

PMA prende traficante com mais de 01 tonelada de maconha

do Portal MS

Policiais Militares Ambientais de Batagauassu realizavam fiscalização ambiental na estrada de terra que liga a BR 267, na altura do Km 152, à Ribas do Rio Pardo, quando abordaram um veículo marca Chevrolet Blazer, placas JSO 29891, de Chapadão do Sul, com 02 ocupantes. O motorista, assim que parou o veículo, empreendeu fuga na mata e os policiais conseguiram prender o passageiro MARCOS ANDRÉ ROUBER DE OLIVEIRA, de 27 anos, residente em Chapadão do Sul. No veículo os policiais encontraram 40 fardos de maconha, pesando 1.057 kg. O elemento preso, a droga e o veículo foram encaminhados à polícia federal de Três Lagoas, onde MARCOS foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
A PMA está com uma equipe na região na tentativa de prender o elemento fugitivo. Porém, ele será identificado e responderá também pelo crime. A droga estava sendo levada para Chapadão do Sul.

Proposta que será votada no Senado dá poder de polícia aos integrantes das Forças Armadas

do Correio Braziliense

A Polícia Federal iniciou ontem, uma megaoperação em três estados que fazem fronteira com outros países. A ação, que não tem data para ser encerrada, está atuando com pelo menos mil homens, inclusive das policiais militares e Força Nacional de Segurança Pública, no combate ao crime organizado, principalmente o tráfico de drogas. No Amazonas, onde a ação já estava em andamento desde novembro, os dados de homicídios na cidade de Tabatinga — na divisa com a Colômbia — que eram de 10 casos por mês caiu para números próximo do zero. No estado, desde o fim do ano até este início de março, foram apreendidos 700kg de cocaína. Na terça-feira, a Câmara aprovou o projeto que dá às Forças Armadas poder de polícia nas faixas de fronteira. A proposta agora será votada no Senado.

A ação da PF — que conta com a participação da Força Nacional de Segurança Pública e policias militares — foi desencadeada depois do aumento do tráfico de drogas, principalmente de cocaína vinda da Bolívia. Só nos dois primeiros meses do ano foi apreendida cerca de uma tonelada da droga, mas fontes da PF admitem que outras grandes quantidades de pó entram no Brasil e chegam às bocas de fumo ou são enviadas para fora do país. Além do Amazonas, a Operação Sentinela está sendo realizada em Mato Grosso do Sul e Paraná e deverá ser estendida a outros estados. “Pretendemos cobrir os mais de 16 mil quilômetros de fronteira”, afirma o coordenador-geral de Repressão à Entorpecentes da PF, Luiz Cravo Dórea. A PF está usando todo o efetivo nos estados, enquanto a Força Nacional cedeu 600 homens, além das policiais militares.

Mulheres têm mais dificuldade para largar o fumo

do Canal 13

Depois de 50 anos na companhia do cigarro, o presidente Lula afirmou nesta terça-feira que há 40 dias deixou o fumo de lado.
Ele declarou que não tem sido fácil ficar sem as tragadas mas, se fosse do sexo feminino, a autoridade máxima do Brasil poderia ter ainda mais dificuldade de largar o vício.

Influência dos hormônios, da rotina e até mesmo da pressão pelo corpo magro, as mulheres demoram mais para conseguir a independência do tabagismo, já atestaram pesquisas. Uma delas, feita pelo Centro de Referência e Tratamento do Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) constatou que apesar de elas serem maioria entre os que buscam tratamento para abandonar o vício, as mulheres também têm mais dificuldade do que os homens em ficar abstêmias.

Mulher prejudica orçamento doméstico pelo fumo

do O Rio Branco

A mulher fumante, mais do que o homem, sabe que deixa de comprar coisas importantes para casa só para sustentar o vício do tabaco.

Segundo pesquisa inédita realizada no mundo todo pelo International Tobacco Control (ITC), oito em cada dez delas admitiram que nos últimos seis meses “gastaram dinheiro com cigarro sabendo que ele poderia ser melhor empregado com outros gastos domésticos, como a compra de alimentos”.

Em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) foram entrevistadas 1.826 pessoas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo 59% mulheres. Na comparação com os homens participantes do levantamento, foi constatado que o “bolso feminino” é mais afetado do que o masculino: enquanto 80% das fumantes disseram que ajustam o orçamento de casa para satisfazer o hábito de fumar (sempre em benefício do tabaco e não da saúde), entre eles, o índice foi de 75%.

Motorista abandona carro com 70kg de maconha ao se deparar com a polícia

do Oséias Miranda

O fato ocorreu na rodovia na região de Colorado, ao avistar uma equipe da polícia rodoviária estadual, o motorista de um veículo abandonou o carro e fugiu a pé. Policiais da região montaram um cerco para tentar prender o motorista. O fato ocorreu na madrugada dessa quinta-feira (11).