quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Chá do Daime faz imagem mental tão vívida que se iguala à real

Fonte: Folha de São Paulo

Não é de admirar que os usuários da ayahuasca, chá empregado por grupos religiosos como o Santo Daime, afirmem ter visões. Um novo estudo indica que, no cérebro, a bebida provoca efeitos tão vívidos quanto os de uma imagem externa real.

A pesquisa, já aceita para publicação na revista científica "Human Brain Mapping", foi coordenada por Draulio Barros de Araujo e Sidarta Ribeiro, do recém-criado Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

"Ao aumentar a intensidade de imagens recordadas, fazendo com que atinjam um nível idêntico ao de uma imagem natural, é como se a ayahuasca emprestasse um status de realidade a experiências internas", escrevem.

Estreia em setembro Cortina de fumaça'

Fonte: SRZD

Estreia no dia 2 setembro "Cortina de fumaça", um longa de Rodrigo Mac Niven, que aborda a política de drogas no Brasil e no mundo e as consequências político-sociais. "Cortina de fumaça" já foi exibido em diversos festivais de cinema, como o Festival Internacional do Rio de Janeiro, o do Beirute, no Líbano, de Paris, Nova York, Milão e Miami.

Sua proposta é fomentar a discussão sobre o proibicionismo de determinadas drogas, com enfoque na maconha, qual gerou grande polêmica recentemente devido a possibilidade de sua liberação no país.

Em visita a 6 países e depoimentos de 34 especialistas, o longa coloca em discussão a delicada questão das drogas ilícitas através de entrevistas com médicos, pesquisadores, advogados, autoridades policiais e representantes de movimentos civis. Seu autor aborda a maconha com atenção às suas consequências político-sociais e com uma nova visão do século XXI, rompendo o silêncio e questionando os discursos proibicionistas.

Traficante que cultivava maconha artesanalmente é preso em Brasília

Fonte: TN Online

Um rapaz de classe média alta foi preso por tráfico de drogas no Plano Piloto no fim da noite desta terça-feira (23). Ele plantava pés de maconha na casa da namorada para depois vender a droga.

A prisão do rapaz de 21 anos foi em flagrante. Ele estava com seis porções de maconha, dois maços da droga, balança de precisão, um caderno onde era anotado o nome do cliente e o valor da venda, além de R$ 300 em dinheiro.

A polícia chegou ao traficante depois de uma denúncia anônima. Segundo as investigações, ele vendia a droga numa distribuidora de bebidas na 403 Sul.