sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A arte da fumaça

Fonte: O Globo

Transcultura indica: Fernando de La Rocque expõe oito trabalhos que têm a maconha como matéria-prima

RIO - Depois de espalhar baratas pintadas de ouro pela cidade e gerar polêmica com uma série de azulejos eróticos na fachada da galeria A Gentil Carioca, o artista Fernando de La Rocque promete causar mais em sua nova exposição.

Baseado em questões como prazer, liberdade de criação artística, descriminalização do consumo da maconha e, claro, uma pontinha de polêmica, o artista expõe a partir da próxima quarta-feira, dia 15, na loja La Cucaracha, em Ipanema, uma série de oito trabalhos que utilizam fumaça de cannabis como matéria-prima.

— A inspiração veio de um passatempo interativo contido em um volume da revista “MAD” dos anos 1990, no qual você fazia um teste soprando a fumaça do cigarro num papel para saber a quantas andava seu pulmão. Quanto mais escuro o papel ficasse, mais periclitante era a sua situação — conta Fernando.

Bogotá propõe criação de centros de consumo controlado de drogas

Fonte: Terra

O prefeito de Bogotá, o esquerdista Gustavo Petro, anunciou a abertura de centros de consumo controlado de drogas para dependentes, com a ideia de conter crimes associados, abrindo uma acalorada discussão sobre o crescente consumo interno de entorpecentes, um tema pouco abordado na Colômbia.

O projeto, que poderá começar a funcionar em setembro, se receber o aval do governo federal, pretende instalar centros de atenção especializados em três áreas de Bogotá onde se concentram, principalmente, dependentes do "bazuko", derivado da pasta base similar ao crack, conhecido popularmente como "olla" (panela em espanhol).