quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Depois do crack, o ‘oxi’ preocupa as autoridades

Fonte: O Diário

Rumores de que o oxi - subproduto da coca - teria chegado à região de Maringá deixam em alerta as autoridades do setor de segurança pública e de atendimento aos usuários de drogas. A reportagem encontrou três mães, residentes em Sarandi, que estão desesperadas porque os filhos estão envolvidos com drogas, entre elas o oxi.

Nenhuma, porém, concordou em conceder entrevista. Elas temem criar problemas com os filhos e com a Justiça, mesmo na condição de não serem identificadas.

Conhecido com a "droga da morte", o oxi é um crack piorado, que vicia instantaneamente. Mas, diferente do crack, que usa bicarbonato de sódio no processamento, o oxi contém querosene e cal e provoca efeitos mais devastadores para o organismo.

Cigarro e álcool são os principais fatores para o câncer de boca

Fonte: Correio do Estado

O câncer de boca tem no cigarro e no álcool os principais fatores para o seu desenvolvimento.

O câncer oral ou de boca envolve a região dos lábios e a cavidade interior da boca. Isto é, podem afetar as bochechas, língua e embaixo dela (assoalho), o céu da boca (palato duro) e as amídalas. Em casos mais extremos, quando há metástase, pode chegar à região da orofaringe (pescoço) e subir para o rosto.

A doença, que atinge mais os homens do que as mulheres, pois eles costumam fumar e beber mais, registrou em 2010 mais de 14 mil casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Dentistas aconselham fazer consultas e avaliações regulares para a prevenção. O ideal é passar pelo consultório a cada seis meses.

As dentaduras também são responsáveis pelo câncer de boca. Nesse caso, a visita ao dentista também é fundamental para verificar a situação da prótese dentária e fazer manutenção.