domingo, 21 de março de 2010

Santo Daime pode ser antidepressivo

Do Jornal A Cidade

Cipó de Ribeirão Pelicano, em foto de 2008, mostra a produção local da plantaPesquisa pioneira da USP-RP testa há quase dois anos a Ayahuasca - poção utilizada no Santo Daime. O responsável pela pesquisa é o cientista Jaime Eduardo Cecílio Hallak, que deu uma longa entrevista sobre o assunto ao jornalista Rubens Zaidan, em novembro de 2008, para a página de Ciência do A Cidade.

O professor Hallak, que prefere não falar novamente sobre o assunto, disse na época que o estudo-piloto pesquisava a eficácia da ayahausca, poção feita com o cipó Jagube e com a folha do arbusto rainha, contra a depressão. Depois, como os resultados não eram conclusivos, preferiu aprofundar o estudo e decidiu passar a usar ratos de laboratório. O trabalho ainda não terminou.

Eles sabem dizer não às drogas

Do Clic RBS

Projeto de escola estadual de Joinville ganha prêmio em programa de prevenção ao uso de entorpecentes

Ganhadora do Prêmio Projeto Destaque do Programa Viva Sem Drogas, a Escola de Educação Básica Olavo Bilac, em Joinville, mostra que é possível conscientizar alunos e comunidade sobre os riscos dos entorpecentes. Segundo os campeões, o trabalho é lento, mas o resultado vale a pena. O programa de prevenção é uma parceira entre a Secretaria Estadual de Educação e o Grupo RBS.

Com o Projeto a Vida é Nossa Maior Viagem, Não Jogue seu Passaporte no Lixo. Diga não às drogas!”, professores, alunos e voluntários se engajaram em uma proposta diferente para chamar a atenção dos estudantes sobre o vício que pode matar.

Hospital tenta afastar jovens do vício da Internet

Do Agência Financeira

A Internet pode ser um vício, como o álcool, o tabaco, o café... ou mesmo o chocolate. Um hospital britânico iniciou esta semana uma terapia para jovens viciados na Web, segundo a France Press.

«Passar o tempo, sem limites, na Internet, em frente à tela do computador ou com jogos electrónicos, pode prejudicar seriamente a vida» dos adolescentes, explicou o responsável pelo tratamento, Richard Graham. Bem no centro de Londres, o Hospital Capio Nightingale decidiu iniciar este tratamento, depois de ter recebido vários contactos de pais desesperados com o vício dos filhos.

«Young Person¿s Tecnology Addiction» é uma terapia que «se adapta a cada indivíduo» e pode ser feita num «tratamento intensivo no hospital» ou mesmo em sessões de grupo. O objectivo é solidificar a confiança dos adolescentes nos encontros da «vida real», desenvolvendo «actividades sociais que não estejam ligadas à Internet» e estabelecendo «estratégias para confrontar os problemas que possam ocorrer» nas vidas dos jovens.

Redes sociais com o Facebook também pode ser prejudiciais à desconexão da vida real e, por isso, o hospital pretende «controlar a energia e excitação posterior a uma sessão prolongada de jogos electrónicos» ou de exposição às relações sociais desenvolvidas pela Internet.

Passa tudo por «atacar as causas subjacentes deste vício para que os screenagers (pessoas que passam muitas horas em frente à tela ¿ screen ¿ do computador) voltem a ser teenagers(adolescentes)».

A praga do crack

Do Água Boa News

Pensava-se que o mal do século seria uma doença grave, talvez uma pandemia, mas caminha para ser um problema de saúde materializado em pedras de drogas. O crack pode ser o que muitos anunciam como “o mal do século”. Claro, a droga existia no século passado, e naquela época já era um tormento, mas está se intensificando. Pelas ruas das cidades grandes, usuários do subproduto da cocaína andam quais zumbis, mas a praga se espalhou por todos os municípios, inclusive os menores.

Mulher é encontrada morta em vestiário de campo de futebol no Caju

Do G1

Uma paraibana de 43 anos foi encontrada morta na manhã deste sábado (20) no vestiário de um campo de futebol localizado no Parque da Conquista, no Caju, na Zona Portuária do Rio. As informações são da Delegacia de Homicídios, que trabalha com a hipótese de overdose.
De acordo com o delegado, no chão do vestiário foram encontrados resíduos de vômito e sacolés de cocaína vazios. Ele disse também que o corpo da vítima não apresenta marcas aparentes de violência.

Ainda segundo o delegado, o corpo será submetido a testes toxicológicos e a um minucioso exame no pescoço, para detectar possívels lesões internas que possam ter provocado sufocamento.