segunda-feira, 29 de março de 2010

Mais de 19 mil pés de maconha foram incinerados em Orocó

Do Blog do Carlos Britto

Na manhã de ontem (28), policiais do GATI localizaram 19.870 pés de maconha na Fazenda Bom Jesus, zona rural do município de Orocó (PE). A droga foi erradicada e incinerada no local.

Uma amostra da maconha foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó. Os suspeitos conseguiram fugir ao perceberem a chegada dos policiais.

Simone Tebet inaugura Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas

 Do Portal MS

A prefeita Simone Tebet (PMDB) inaugurou na noite de sexta-feira (26) o Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Participaram da inauguração a secretária municipal de Saúde, Elenir Neves; a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura; a coordenadora estadual de Saúde Mental e consultora do Ministério da Saúde, Mirian Senghi Soares; a coordenadora dos CAPS em Três Lagoas, Marta Manteiga da Costa; profissionais da Saúde, secretários municipais e demais servidores públicos.

A unidade implantada no município está localizada na Rua Bruno Garcia, nº 3.172, Jardim Primaveril. O CAPS AD é um serviço aberto e comunitário do SUS que tem como objetivo oferecer atendimento para pessoas que sofrem por transtornos decorrentes do consumo de álcool e outras drogas, respeitando uma área de abrangência definida e oferecendo atividades terapêuticas e preventivas à comunidade.

A secretária de Saúde, Elenir Neves, afirmou que a implantação do CAPS AD vem ao encontro das necessidades apresentadas no município, com o objetivo principal de resgatar a saúde dos usuários, e também estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. “Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, 60% dos pacientes com transtornos mentais são usuários de álcool e outras drogas. Esta é a necessidade de implantar o CAPS, e graças ao apoio da prefeita conseguimos mais esta vitória para melhorarmos a saúde pública. A porta está aberta para todos, com princípio de equidade. Iremos respeitar a vontade de cada cidadão, independente da opção de ser usuário ou não. Ele será acolhido pela nossa equipe, bem como toda a sua família”, disse.

Pileque Precoce

Da Globo.com

A cultura consumista a todos oferece, em cálice dourado, o elixir da eterna juventude. Jovens não querem deixar de ser jovens; adultos e idosos insistem em imitar os jovens. O principal fator de afirmação é a glamourização do corpo.

O jovem atual, na falta de motivação religiosa, experiência espiritual e ideologia altruísta, tende a buscar na bebida e na droga a alteração de seu estado de consciência. Sem isso não se sente suficientemente relaxado, divertido, ousado. No Brasil, a ingestão de bebidas alcoólicas é legalmente proibida a menores de 18 anos.

A fiscalização pouco funciona e o Estado permite a publicidade de cerveja a qualquer hora em rádio e TV - concessões públicas - e o estímulo ao consumo precoce. Inclusive a utilização publicitária de pessoas famosas das áreas de entretenimento, artes e esportes, para suscitar em crianças e jovens reações miméticas de consumo de álcool.

Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas informam que 42% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 12 anos já consumiram bebida alcoólica, e 10% dos jovens de 12 a 17 anos podem ser classificados como dependentes de álcool.

Álcool para a artrite

Do Terra

Alguns estudos vêm indicando, nos últimos anos, que o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ajudar a prevenir a artrite reumatoide - doença inflamatória das articulações. E, agora, uma nova pesquisa realizada na Suíça associa esse hábito a uma progressão mais lenta da doença.

Acompanhando, por quatro anos, mais de 2,9 mil adultos com artrite - com a realização de exames de raio-x -, os pesquisadores do Hospital Universitário de Genebra descobriram que aqueles que bebiam leve ou moderadamente apresentavam uma progressão mais lenta dos danos nas articulações associados à doença, comparados àqueles que não bebiam - com efeitos mais significativos entre os homens . Por outro lado, aqueles que exageravam um pouco no álcool tinham maior progressão de desgaste articular.

De acordo com os autores, os resultados indicaram também que a diferença observada em relação a sintomas e incapacidade não foi significativa na comparação dos bebedores moderados e dos abstêmios. Mas, com uma progressão mais lenta da doença por muitos anos, aqueles que ingeriam álcool moderadamente poderiam ter uma vantagem neste sentido no futuro.

O estudo não explica as razões dessa relação ou se o álcool, por si só, retarda a progressão da doença. Além disso, devido aos riscos associados al álcool, os pesquisadores recomendam que as pessoas não comecem a beber para prevenir a doença reumática. Por outro lado, os resultados do estudo sugerem que os pacientes com artrite que já bebem moderadamente não devem ser incentivados a parar. Mais estudos são necessários.

Fernando Fischer

Cerveja tem vitamina que combate anemia, revela pesquisa

Do Último Segundo

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a cerveja, assim como as verduras de cor escura, tem vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato). A vitamina é importante no combate à anemia e doenças cardiovasculares.

A pesquisadora e engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, responsável pela pesquisa, explica que as análises foram feitas em três tipos de cerveja produzidas no Brasil: pilsen, sem álcool e malzbier. “Os resultados mostraram que a cerveja tem cerca de 20 microgramas de folato por 100 ml. Uma lata tem de 17 a 20% das quantidades de vitamina B9 recomendada (por dia, para um adulto).” A pesquisadora analisou cinco formas de folato e encontrou três deles na bebida. “Mas não podemos dizer que a cerveja supre carência desse nutriente”, explica.

A Ragga foi tentar descobrir os segredos do Santo Daime

20100326151224478da Revista Ragga

A apenas 30km de Belo Horizonte, tão próximo à metrópole e, ao mesmo tempo, tão distante do caos urbano, uma vila incrustada em meio às serras mineiras, abriga uma comunidade que escolheu a natureza como cotidiano. Na Mata do Engenho, localizada no distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, 80% dos moradores são adeptos do Santa Daime. Lá vivem o joalheiro André Freitas, 38 anos, a esposa, a estilista Carolina Bicalho, 29, e a pequena filha Liz.

'Malhação' terá personagem viciado em crack

do EXtra

O drama do crack chegou às novelas. A atual temporada de “Malhação” terá um personagem viciado na perigosa droga. João, vivido pelo ator Carlos André Faria, entra em cena nos próximos capítulos com a intenção de chamar a atenção dos jovens para o problema. Já na primeira sequência, o jovem, ex-aluno do Primeira Opção, aparece alterado pelo crack no lugar em que Cristiana (Cristina Peres) está patinando, e logo se aproxima dela. Bernardo (Fiuk) também ficará amigo de João e será peça fundamental em sua recuperação.

Carlos André vem de uma família de atores e terá sua primeira grande chance na TV. Ele é o filho mais novo de Reginaldo Faria e já fez pequenas participações em “A grande família”. O jovem ator também está no elenco da peça “Dona Flor e seus dois maridos”, estrelada pelo seu irmão, Marcelo.

Polícia prende homem com pé de maconha de quase 2 metros

do Notícias Policiais

Policiais do 11º Distrito Policial de Curitiba prenderam nesta sexta-feira (26) um homem suspeito de tráfico de drogas. No quintal da casa dele foi apreendido um pé de maconha com 1,75 metros.

Momentos antes, a polícia recebeu informações sobre a movimentação suspeita em uma residência localizada no Bairro Pinheirinho. O local seria um ponto de tráfico de drogas e no quintal estariam plantados pelo menos 12 pés de maconha.

Uma equipe do distrito foi até o endereço e constatou a existência de um pé de maconha. O estudante Rodrigo da Rocha Soares Pires, 24 anos, proprietário do imóvel, foi preso em flagrante.

Segundo a polícia, Pires confirmou ser usuário de drogas e que cultivava a planta para fazer chá dos caules e preparar cigarros com as folhas. Negou ser traficante, afirmando que a droga era apenas para seu próprio uso.

O pé de maconha foi encaminhado para perícia. Pires, que já teve passagens pela polícia de Santa Catarina por furto, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e vai aguardar preso pela decisão da Justiça.

Ayahuasca e Santo Daime: Experiência na Holanda!

This is the trailer from an episode from a work in progress about medicinal plants titled "The Green Sacrament". The use of special plants to induce altered states of consciousness has been documented since ancient times, in various civilizations around the planet.
In South America indigenous tribes in the Amazon and in recent times, religious groups spread throughout the world continue to have spiritual practices that are centered around the drinking of a brewed infusion of plants found in the Rainforest of the Amazon known as AYAHUASCA (Yage, Daime, Huasca,Vegetal,...).
The ritual use of Ayahuasca as a religious sacrament is legal in Brazil, Peru, Holland and Spain. In Brazil there are three main religious groups that have this practice and drink it legally: the Santo Daime Church, UDV (União do Vegetal) & Barquinha, as well as various independent spiritual groups.

Glauco: culpado ou inocente?

do Digestivo Cultural

glauco Até a década de 1980, nos casos em que maridos matavam suas esposas, os julgamentos acabavam sendo focados nas vítimas. Os advogados de defesa pretendiam mostrar que a vítima não prestava e, portanto, merecia ser morta. É o princípio da "legítima defesa da honra". A lógica era: quem merecia morrer já morreu, então vamos soltar esse pobre homem, que matou porque era o seu dever.

Uma aberração jurídica, esse argumento tem sido ressuscitado pelo advogado de defesa de Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, assassino confesso do cartunista Glauco. A linha da defesa é que Cadu era um garoto feliz e carinhoso, que nunca revelou sinais de violência antes de começar a frequentar a igreja Céu de Maria, dirigida por Glauco. Depois desse episódio, ele teria se transformado em um monstro, um louco, que rezava para as plantas e não dizia coisa com coisa. O máximo que o pai do assassino, certamente orientado pelo advogado, admite sobre o filho é que, antes de Cadu ter contato com o chá do Santo Daime, ele era indeciso sobre a profissão que iria seguir. Fora isso, era um santo. O fato dele ser usuário de drogas, ter passagem pela polícia por tráfico, ter abandonado três cursos universitários e não ter qualquer ocupação não impede a defesa de pintá-lo como santo que virou demônio depois de entrar para a igreja dirigida por Glauco. Essa versão da história foi comprada pela TV Record e pela Veja. [...]