terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Subcomissão do Senado aprova criação de ministério contra drogas

Fonte: Terra

A Subcomissão sobre Álcool, Crack e Outras Drogas do Senado aprovou nesta terça-feira o relatório final com recomendações para conter o uso de entorpecentes no País. Sob a relatoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o texto sugere restringir a propaganda de bebidas alcoólicas em veículos de comunicação, a destinação de 1% das vendas com álcool e fumo ao Fundo Nacional Antidrogas, a transformação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) em ministério e a permissão da internação compulsória de dependentes químicos que coloquem em risco a integridade de outros ou que vivam nas ruas.

Durante sete meses, o grupo debateu o tema com especialistas, organizações da sociedade civil e colheu opiniões pela internet. O relatório final será avaliado em 14 de dezembro pela Comissão de Assuntos Sociais, a qual a subcomissão está vinculada. Depois, será encaminhado à presidente Dilma Rousseff, ministros, governadores, prefeitos, ministérios públicos Federal e estaduais e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

ONU pede que Vietnã feche centros de reabilitação

Fonte: Folha de São Paulo

Um funcionário do setor de saúde da ONU pede que o Vietnã fecha com urgência seus centros de reabilitação para usuários de drogas e prostitutas após o governo receber duras críticas e denúncias de abusos acontecendo nas unidades de tratamento.

Anand Grover, relator especial sobre o direito à saúde, chamou os centros de contraprodutivos e ineficientes, e disse que eles violam os direitos dos usuários.

Ao fim de uma visita de dez dias, Grover defendeu que o governo vietnamita expanda métodos alternativos de tratamentos e reabilitação de usuários de drogas e prostitutas.

Consumo de bebida mata 47 pessoas por dia no país

Fonte: Agora

Doenças relacionadas ao consumo de álcool matam em média 47 pessoas no Brasil.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde contabilizou no ano passado 17.293 mortes associadas às bebidas alcoólicas no país.

Anteontem, a vítima foi o ex-jogador e ídolo do Corinthians Sócrates, acometido de uma infecção generalizada, o chamado choque séptico, aos 57 anos.

Ele tinha desenvolvido cirrose após beber por quatro décadas.

É justamente nessa faixa etária, de 50 a 59 anos, que, proporcionalmente, mais brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas ao uso de álcool.

No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 4.844 mortes nessa faixa etária, o que representa 26,3 vítimas para cada 100 mil brasileiros.

Meia tonelada de maconha apreendida em operação é furtada de delegacia em Iturama (MG)

Fonte: UOL

Os 665 quilos de maconha apreendidos pela Polícia Civil de Minas Gerais no último dia 16 de novembro foram furtados do prédio da 4ª Delegacia Regional de Iturama (759 km de Belo Horizonte), na madrugada desta segunda-feira (5). A droga estava guardada em um cômodo desde a data da apreensão. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos.

O UOL Notícias apurou que a porta da frente do cômodo foi arrombada e o alarme desligado antes do furto. Além disso, o local, que fica no centro da cidade, não tem câmeras de vigilância e polícia acredita que a ação tenha envolvido mais de uma pessoa. Procurado pela reportagem, o delegado Evandro Marcelo Franchi disse que irá se pronunciar sobre o caso somente amanhã. Segundo ele, as investigações estão em andamento.