quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Itália apreende uma tonelada de cocaína que saiu do Brasil

da Veja

Foi a maior apreensão dos últimos 15 anos no país. Droga valia 250 mi de euros

A polícia italiana apreendeu nesta segunda-feira um contêiner com uma tonelada de cocaína pura em um navio que saiu do Brasil. A droga foi achada no porto de Gioia Tauro, na região da Calábria. O carregamento foi avaliado em cerca de de 250 milhões de euros (588 milhões de reais). "Trata-se da maior apreensão feita nos últimos 15 anos na Itália", informou o comunicado divulgado pelas autoridades locais.

Devido à grande quantidade, acredita-se que a droga não seria vendida apenas na Itália, mas também no centro e no norte da Europa. A cocaína estava dividida em mil pacotes de um quilo, escondidos dentro de equipamentos agrícolas, transportados pelo navio mercante que vinha do Brasil.

Os agentes do Núcleo de Investigação de Roma realizaram a busca durante a madrugada e utilizaram aparelhos de scanner para encontrar o carregamento. O Gioia Tauro é o maior porto comercial do Mediterrâneo e está localizado na região sul do país, onde atua a máfia calabresa da N'drangheta. O grupo, considerado um dos mais perigosos da Itália, tem vínculos com o narcotráfico.

(Com agência France-Presse)

Mulher morre de overdose no Alto do Ipiranga; polícia investigará caso

de Mogi News

A Polícia Civil vai investigar a morte da auxiliar de enfermagem Tatiane Rodrigues Xavier, de 26 anos. Ela sofreu uma parada respiratória no último sábado, quando estava em um apartamento no Alto do Ipiranga, em Mogi. Uma das suspeitas é de que ela tenha morrido por overdose, já que parentes e amigos sabiam que ela era usuária de crack e de remédios antidepressivos.

De acordo com a polícia, por volta das 19h30 do sábado, um amigo de Tatiane bateu a porta de dona Jussara, mãe da vítima, que mora em um apartamento ao lado da filha, na rua Itaquaquecetuba. Ele estava nervoso e disse que a moça estava passando mal e precisava ser socorrida. Imediatamente, a mãe e o amigo a levaram para o Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar. No entanto, minutos depois de dar entrada da unidade, ela faleceu. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Mogi, no Parque Monte Líbano, em um boletim de ocorrência de morte suspeita.

A mãe da vítima afirmou à polícia que a filha era usuária de crack há três anos e, ultimamente, tomava calmantes e antidepressivos com indicação médica. No apartamento da mulher, nenhum entorpecente foi encontrado.

Raparigas fumam mais que os rapazes

do Correio da Manhã

Vinte por cento da população portuguesa é fumadora. O alerta foi dado por Paulo Vitória, da equipa coordenadora da linha SOS Deixar de Fumar, na apresentação dos resultados da campanha anti-tabaco HELP, que decorreu esta segunda-feira na sede do Conselho Nacional da Juventude, em Lisboa.

"O tabaco é uma causa de morte em Portugal, e porque não torná-lo numa causa de vida” apelou o responsável nas vésperas do Dia Nacional do Não Fumador, que será assinalado na quarta-feira, dia 17.

Paulo Vitória acrescentou que os jovens começam a fumar cada vez mais cedo, uma realidade que afecta mais as raparigas que os rapazes. “O pico situa-se entre os 13 e os 15 anos”, disse.

A linha SOS Deixar de Fumar é uma linha telefónica que apoia fumadores, através de conselhos e informações de tratamento, e também não fumadores, esclarecendo possíveis dúvidas.

“Cerca de 82 por cento das pessoas ligam porque querem deixar de fumar e destes, aproximadamente 75 por cento já tentou deixar de fumar” refere o responsável, salientado que muitos fumadores conseguem deixar de fumar sem o apoio de profissionais. “A força de vontade é fundamental” conclui.

Estima-se que, anualmente, mais de cinco milhões de pessoas morrem em todo o Mundo devido ao tabaco.

ONG da maconha: ninguém está querendo vender baseado ilegal

do Terra

O Brasil está prestes a receber uma das ONGs mais atuantes no cenário internacional que defende a liberação da maconha. A NORLM (sigla em inglês para Organização Nacional para a Reforma das Leis sobre Maconha), que foi fundada em 1970 nos Estados Unidos e se faz presente em outros cinco países, trabalha para abrir uma sede em Niterói (RJ).

O diretor da NORML no Brasil, Ranieri Guimarães, garante que o objetivo da ONG no País é meramente informativo e não tem nada a ver com apologia. "Ninguém aqui está querendo vender baseado ilegal e, sim, mostrar que nem a maconha é tão nociva assim, e nem o seu comércio legalizado deve ser descartado, pois se o tráfico ganha dinheiro com isso, quem está perdendo é a população, que poderia se beneficiar da arrecadação proveniente da taxação do comércio de maconha e ainda ver os índices de criminalidade reduzidos", afirmou.

Google Street View ajuda polícia de Nova York a combater o tráfico

do Correio do Estado

Depois de muitas buscas, polêmicas e processos, o Google Street View também se revelou uma ferramenta de auxílio no combate ao crime. Nos EUA, a polícia utilizou imagens do site de buscas para desmontar um grupo de traficantes de heroína. As informações são do site TNW.

Segundo a página, três supostos traficantes de heroína costumavam vender a droga do lado de fora de um mercado na cidade de Nova York. Ela era embalada em pacotes com nomes de marcas conhecidas no país, como "Fed Ex".

O local em que os rapazes agiam foi identificado por fotos no Google Street View em que eles estavam presentes. Policiais disfarçados de viciados teriam, então, conseguido comprar a mercadoria e prender os supostos criminosos.

Condenado por tráfico de drogas liga para 190 e se entrega

da Band

Um homem condenado pela justiça se entrega, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, informou a rádio BandNews FM local.

O homem ligou para o 190, telefone da  Polícia Militar, e informou ter sido condenado por tráfico de drogas. Por conta disso, ele era procurado pela Justiça de Minas Gerais. Ele disse que precisava apenas se despedir da família, antes de ir para cadeia, segundo a polícia.

A Polícia Militar confirmou a identidade do foragido e enviou uma viatura até a casa onde o criminoso disse que aguardaria a chegada dos agentes. Ele foi preso e levado para 30º Delegacia da Polícia Civil, em Sabará.
Redação: Helton Simões Gomes

Sebastian Bach preso

do Diário Digital

O ex-vocalista dos Skid Row, Sebastian Bach, foi preso ontem de manhã no Canadá.

O músico ter-se-á envolvido numa briga num bar. Bach foi convidado a deixar o pub Old Towne Riley`s depois de se ter envolvido numa acesa discussão com um dos funcionários.

Da troca de insultos às agressões físicas, foi um pequeno passo motivado pelo impedimento do ex-vocalista Skid Row não poder abandonar o bar com um copo de vinho na mão. Quando a polícia chegou ao local o artista foi revistado e os agentes encontraram quase dois gramas de marijuana.

Sebastian Bach deve ir hoje a tribunal responder por desacatos, agressão e posse de droga. O músico esteve em Portugal no mês passado na primeira parte do concerto dos Guns N`Roses no Pavilhão Atlântico.

Guerra do tráfico deixa mais uma vítima na fronteira

do Correio do Estado

A guerra do tráfico de drogas fez, ontem, mais uma vítima na fronteira do Brasil com o Paraguai. Elizardo Guerrero foi executado a tiros em plena luz do dia no bairro San Juan, na cidade de Ypehú, na divisa com Paranhos. Foi o quarto assassinato em um intervalo de 48 horas.

Conforme as informações da Polícia Nacional, ontem, por volta das 10h, Guerrero circulava pelas ruas do bairro San Juan na linha de fronteira, momento que um pistoleiro se aproximou e disparou várias vezes. A vítima foi atingida na cabeça e em várias partes do corpo e morreu de forma instantânea.

Mulher passa mal após esconder maconha nas partes íntimas

do R7

Uma mulher passou mal e precisou ser internada na última segunda-feira (15) após esconder maconha na vagina, em Barra Mansa, na região Sul Fluminense.

Segundo a Polícia Civil, que não informou maiores detalhes sobre o caso, a suspeita já foi liberada do hospital da Mulher, onde recebeu os primeiros atendimentos, e levada para a carceragem feminina de Magé, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Maconha para quem está doente

do Bom Dia  MT

O Arizona adere à legalização da maconha com fins medicinais. A decisão saiu de uma votação popular que aprovou por pequena margem a proposta. Foram 4.341 votos de diferença num eleitorado de 1,67 milhão de votos.

O Arizona é o 15º Estado a aprovar lei que legaliza a maconha para fins medicinais. A Califórnia foi o primeiro, em 1996, depois vieram mais 13 Estados e a capital, Washington.

A medida do Arizona vai autorizar o uso da maconha ou canabis no tratamento  de pacientes debilitados ou com doenças crônicas, inclusive câncer, HIV e hepatite C. Entre outras exigências, o paciente precisa de recomendação médica e de um registro no Departamento de Serviços de Saúde do Arizona.

Drogas: quem nunca pecou que apanhe a primeira pedrada

do Ionline

Se é daqueles que acha que a sociedade dos nossos dias se resume a uma cambada de viciados em tabaco, álcool e drogas, temos uma boa notícia: o mal não é desta geração, nem da anterior. Mesmo longínquos anos A.C. toda a gente recorria a inebriantes. Fosse por razões sociais, medicinais ou rituais, os nossos antepassados usavam-nas sem vergonhas nem reservas. As drogas não nasceram em Woodstock e têm muito que se lhe diga.

Fiscal de segurança, vigilante e aluno de Direito são detidos com droga

do MidiaMax

O fiscal de segurança W.G., de 27 anos, o vigilante A.J.V.O., de 27, e o estudante no curso de Direito A.A.L.F., de 26 anos, foram flagrados por policiais rodoviários federais com 50 quilos de maconha, na madrugada desta terça-feira (16), na BR 463.

Aos policiais o trio declarou que o entorpecente era para consumo próprio. Eles relataram ainda que seguiam de Ponta Porã a Florianópolis (SC). O carro em que estavam, um VW/Voyage, foi alugado para a viagem.

Os tabletes da droga foram encontrados com a ajuda de cães farejadores escondidos em compartimentos do veículo.

Os três foram detidos e levados à Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã.

Paraguai autoriza extradição de traficante brasileiro

da AFP

ASSUNÇÃO — O Ministério Público do Paraguai autorizou a extradição do cidadão brasileiro Irineu Domingo Soligo acusado de tráfico de drogas e outros delitos para cumprir uma pena de 40 anos de prisão em seu país.

Soligo, atualmente detido no Paraguai, é um dos traficantes mais procurados na fronteira com o Brasil por envolvimento em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos, e o promotor de Assunção, Francisco De Vargas, já autorizou sua extradição, segundo fontes judiciais.

O brasileiro foi preso em julho passado por agentes da polícia na localidade paraguaia de Capitán Bado, no departamento de Amambay, 500 km ao norte da capital paraguaia.

Jovem que bebe em excesso pode ter depressão no futuro

da VEJA

Alcool-adolescente-size-598 O consumo excessivo de bebidas alcoólicas na adolescência pode provocar doenças como ansiedade e depressão no futuro, segundo estudo realizado na Universidade Loyola, em Chicago. De acordo com a pesquisa, altas doses de álcool alteram permanentemente a produção de hormônios que respondem ao estresse.
Os resultados, apresentados durante o encontro anual da Sociedade de Neurociência, revelam que essa alteração pode levar a transtornos de comportamento e de humor na idade adulta. “A exposição dos jovens ao álcool poderia alterar permanentemente as ligações no cérebro que precisam ser feitas para garantir uma função cerebral saudável no futuro”, diz Toni Pak, autor da pesquisa.

Três milhões de jovens europeus fumam 'cannabis' todos os dias

de DN Portugal

A primeira vez que fumou um charro tinha 18 anos. A partir dos 21 começou a fumar regularmente. No último ano calcula que terá fumado quase dois mil charros - "erva, bolota (resina de cannabis), e nos últimos meses drogas legais, porque eram mais fáceis de conseguir". Há três meses parou de fumar todos os dias. "Achei que precisava ganhar juízo. Agora não compro e só dou uma passas em dias de festa", diz Ricardo, 24 anos. Ainda assim, faz parte dos 6,6% dos jovens entre os 15 e os 24 anos que consumiram cannabis no último ano - um dado avançado pelo relatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Segundo o documento, esta é uma das prevalência mais baixa na Europa. Na República Checa, por exemplo, esta percentagem ronda os 40%. A cannabis é, aliás, a droga mais usada na Europa - estima-se que 23 milhões tenham consumido no último ano. E que três milhões de jovens recorram a esta droga diariamente. No entanto, o consumo dá sinais de estar a estabilizar, depois de ter disparado nos anos 90 do século passado. A maior parte da cannabis apreendida em Portugal vem de Marrocos (resina) e da África do Sul (erva), mas ambas destinam-se sobretudo ao mercado externo, sendo Portugal um ponto de passagem.