quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vai faltar maconha e haxixe na Europa

Fonte: Blog do Maierovitch

1. O Marrocos é o maior produtor mundial de maconha, haxixe é óleo canábico. O produto interno bruto do país (PIB) é dependente desses produtos. E 96 mil famílias marroquinas dedicam-se e dependem economicamente do cultivo da erva canábica. No Vale do Rif, principal região de produção, são cultivados 120.500 hectares de maconha.

Para a Europa, o Marrocos envia 2.700 toneladas de maconha e derivados.

Hoje, na cidade de Nápoles e  num convênio euro-africano sobre segurança e terrorismo, os expectadores e especialistas foram surpreendidos com a informação do marroquino Bouchaib Tahini, chefe do departamento antidrogas da polícia judiciária do Marrocos. Ele declarou que a produção de marijuana no Marrocos caiu 80%.

Homem liga para a polícia e pede conselho sobre cultivo de maconha

Fonte: O Dia

Rio - Um homem de 21 anos teve uma atitude "inusitada" e ligou para a polícia para tirar dúvidas sobre o cultivo de maconha. Robert Michelson, que mora em Connecticut, nos Estados Unidos, queria saber que tipo de problema ele poderia enfrentar caso começasse a cultivar a substância ilegal em casa. As informações são do diário britânico Metro.

O rapaz foi informado pelo policial que a atividade era proibida por lei e que ele poderia ser preso. Michelson agradeceu ao oficial e desligou o telefone. No entanto, os agentes desconfiaram da sua atitude e resolveram ir até à propriedade do suspeito. Ao chegar ao local, eles encontraram uma pequena quantidade de maconha e equipamentos para cultivo.

Michelson admitiu que comprou as sementes e equipamentos com a intenção de cultivar a substância e foi preso por porte de drogas.

Polícia Federal erradica mais de 300 mil pés de maconha no Sertão

Fonte: JC Online

Foram apreendidos 337.400 mil pés de maconha.Policiais federais de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Caruaru,no Agreste e do Recife e de mais sete Estados concluíram na madrugada desta quinta-feira (10) a Operação Caruá I, que erradicou mais de 300 mil pès de maconha.

A ação, que começou dia 1º de fevereiro, contou com um total de 100 policiais. Foram apreendidos 337.400 mil pés de maconha, o que faz com que deixe de ser produzido 101 toneladas da droga. Além disso, foram destruídos 131 plantios, 294 mil mudas e apreendidos 39 kg de maconha pronta para o consumo.

Doença da folha verde do tabaco é relatada pela primeira vez no Brasil

Fonte: Correio do Brasil

Em estudo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz, pesquisadores relataram pela primeira vez a ocorrência da doença da folha verde do tabaco no Brasil.

A enfermidade é caracterizada por uma intoxicação aguda de nicotina decorrente da absorção dérmica da substância a partir da folha da tabaco, comumente contraída por agricultores que trabalham no cultivo da planta. O registro foi realizado no Nordeste e os principais sinais e sintomas observados foram tontura, fraqueza, vômito, náusea e cefaléia.

– A incidência e prevalência da doença da folha verde do tabaco tem sido descrita nos Estados Unidos, Índia, Japão, Malásia e Itália. A situação não tem sido reportada em nenhum país na América Latina ou no Brasil, que é o segundo maior produtor de tabaco no mundo, com mais de 190 mil famílias envolvidas em seu cultivo –, explicam os pesquisadores.

Motociclista suspenso um ano por usar cannabis

Fonte: DN Desporto

O motociclista irlandês Richard McLoughlin foi suspenso durante um ano por detecção de vestígios de cannabis num controlo de doping realizado durante uma competição.

O teste foi realizado a 12 de Setembro do ano passado, nas Killalane Road Races, e as análises detectaram tetrahidrocannabinol, um metabolito da cannabis, ou seja, produto da degradação da droga no corpo. A sanção foi decretada pelo Painel Disciplinar Antidopagem dos Desportos Irlandeses. Segundo a RTE, os resultados obtidos pelo motociclista foram apagados e este foi suspenso a partir de 8 de Outubro do ano passado.

As drogas sociais são proibidas no desporto, por terem efeitos dopantes em alguns desportos, por violarem o espírito do desporto e ameaçarem a saúde dos atletas. No caso dos desportos motorizados, são proibidas as drogas sociais, incluindo a cannabis, e o álcool por colocarem em risco a integridade física dos participantes.