quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fumar ainda é muito comum nos filmes de Hollywood, diz relatório

da Globo.com

WASHINGTON (Reuters) - O número de filmes norte-americanos que mostram pessoas fumando caiu desde 2005, mas o cinema ainda oferece muito espaço ao cigarro e pode influenciar jovens a começar a fumar, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira.

Os autores do estudo recomendaram que a classificação etária dos filmes também passe a considerar se há pessoas fumando em cena, e sugeriram que os filmes com personagens fumantes sejam precedidos de um anúncio forte alertando sobre os malefícios causados pelo uso do tabaco.

"Os resultados desta análise indicam que o número de incidência de tabaco teve pico em 2005, depois caiu quase pela metade em 2009, representando a primeira vez que um declínio dessa duração e magnitude foi observado", disse a equipe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, da Universidade San Francisco e de outras instituições.

"Entretanto, quase metade dos filmes populares ainda continha imagem de tabaco em 2009, incluindo 54 por cento dos filmes liberados para crianças acima de 13 anos, e o número de incidentes foi mais alto em 2009 do que em 1998", acrescentou o estudo.

Os pesquisadores contaram cada vez que um fumante aparecia nos filmes mais populares entre 1991 e 2009.

"Esta análise mostra que o número de incidência de tabaco aumentou fortemente após o acordo de 1998 entre o ministério público e as grandes companhias de cigarro, no qual as empresas se comprometeram a acabar com os anúncios das marcas", disse o documento.

Segundo os pesquisadores, a associação de cinema dos EUA não se empenhou o bastante para combater a presença do tabaco nos filmes, mas alguns estúdios tiveram atitudes voluntárias, como o Viacom, cujos filmes indicados para jovens não poderiam ter cenas com cigarro a partir de 2009.

Filme sobre Bob Marley será centrado em triângulo amoroso

do Terra

De acordo com o site Deadline, a diretora de TV Jenny Ash está desenvolvendo o projeto do filme biográfico sobre o cantor e compositor Bob Marley.

O filme será centrado na época em que Marley passou na cidade de Londres, em 1977, quando ele chegou ao Reino Unido. Na capital britânica, ele começou um relacionamento com Cindy Breakspeare. Segundo Ash, o filme está centrado justamente no triângulo amoroso entre Marley, sua esposa Rita e Breakspeare.

O problema que a produção enfrenta agora é de ordem legal: ainda não conseguiram assegurar os direitos autorais para poder reproduzir algumas músicas de Bob Marley no filme, o que complicaria bastante as filmagens.

Polícia incinera duas plantações de maconha no Sertão

do PE 360Graus

Duas plantações de maconha foram incineradas na tarde da última terça-feira (17), no sítio São Gonçalo, em Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano. Segundo a polícia, a operação intitulada Reflorestar, que contou com apoio das Polícias Civil e Militar, destruiu 5 mil pés de maconha em duas roças.

De acordo com os policiais, cinco homens estariam na plantação quando a polícia chegou. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Os suspeitos conseguiram fugir. A operação só chegou ao fim por volta das 20h.

Fumaça de cigarro produz resíduo difícil de se decompor e prejudica pessoas com asma

do Hype Science

Segundo um novo estudo, componentes da fumaça do cigarro que demoram muito tempo para sumir depois que ele já foi apagado podem ter os seus próprios riscos para a saúde.

Além dos estragos que o cigarro traz às pessoas que fumam e aos “fumantes passivos”, o ato de fumar também libera resíduos que podem persistir por meses em um ambiente após o cigarro ter sido fumado, e que reagem com o poluente ozônio, formando minúsculas partículas potencialmente nocivas.

Estas partículas ultrafinas podem adentrar profundamente nos pulmões das pessoas e representam uma ameaça ainda maior para quem sofre de asma do que a própria nicotina.

Esse resíduo também reage com o ácido nitroso, um poluente comum no ar de ambientes interiores, e produz substâncias cancerígenas perigosas.

Lançado como um vapor pela queima do tabaco, a nicotina é um adsorvente forte e persiste em recintos fechados por meses após cigarros terem sido fumados. O ozônio é um poluente comum urbano que se infiltra em ambientes através da ventilação do ar exterior e tem sido associado a problemas de saúde, incluindo asma e doenças respiratórias.

Os pesquisadores descobriram que quando a nicotina reage com o ozônio, os produtos são partículas mais perigosas para quem sofre de asma do que a própria nicotina.

Os resultados sugerem que usar purificadores de ar que emitem ozônio para eliminar o cheiro do fumo do tabaco pode não ser uma boa ideia. Além disso, os pesquisadores precisam fazer novas investigações para verificar se a formação de partículas ultrafinas ocorre em uma série de condições do mundo real, já que foram testadas em laboratório. No entanto, os resultados sugerem que há ligação entre asma e exposição a resíduos do cigarro. [LiveScience]