sexta-feira, 20 de maio de 2011

Capoeiristas promovem roda em repúdio à Marcha da Maconha

Fonte: Paraná Shop

A Associação de Capoeira Kauande promove neste domingo (22), às 15h, uma grande roda de capoeira, com a participação de diversos grupos de capoeira de Curitiba. A iniciativa é um ato de repúdio à tentativa de realizar a Marcha da Maconha, mobilização nacional que pretende discutir a descriminalização da maconha e que acabou sendo proibida pela Justiça na capital paranaense. Com o protesto, os capoeiristas esperam reunir cerca de 500 participantes, entre crianças, jovens e familiares dos capoeiristas, na Praça Tito Schier, situada ao lado do Shopping Total.

A roda coletiva está sendo organizada pelo capoeirista Mestre Déa, ex-vereador de Curitiba e idealizador do projeto Educando com Arte, mantido pela prefeitura de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O trabalho, que envolve mais de 1.000 crianças atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), incentiva a prática da capoeira como forma de evitar o contado de crianças e jovens com o mundo das drogas.

Justiça proíbe a realização da marcha da maconha em SP

Fonte: O Globo

SÃO PAULO - A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu, por meio de liminar em mandado de segurança, a realização da Marcha da Maconha em São Paulo. O Ministério Público entrou com pedido de liminar contra a decisão anterior que autorizava algumas pessoas a participarem do evento, que estava previsto para acontecer neste sábado, às 14 horas, no vão livre do Masp, na avenida Paulista.

De acordo com a decisão do relator do processo, desembargador Teodomiro Mendez, "o evento que se quer coibir não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha, presentes indícios de práticas delitivas no ato questionado, especialmente porque, por fim, favorecem a fomentação do tráfico ilícito de drogas (crime equiparado aos hediondos). É necessário considerar o horário e local de sua realização, logradouro público e turístico, para onde podem convergir indistintamente crianças e adolescentes, o que denota imperativa a concessão da medida cautelar, para que, de pronto, sejam despendidos esforços por partes das autoridades constituídas no sentido de impedir a realização do evento e evitar possíveis danos à coletividade".

A Justiça determinou, ainda, que "sejam oficiados, com a máxima urgência a Secretaria de Segurança Pública, as autoridades responsáveis pela Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Companhia de Engenharia e Tráfego, para que adotem as medidas legais necessárias para coibir a manifestação".

Juíza nega pedido de barrar Marcha da Maconha

Fonte: Portal JJ

A juíza Jane Rute Nalini Anderson, da 3ª Vara Criminal de Jundiaí, indeferiu a ação cautelar que tentava impedir a realização da Marcha da Maconha, que ocorre no próximo domingo, na avenida União dos Ferroviários. Ela alega que não há provas de que o evento se destine a fazer apologia ao uso de drogas. Os promotores criminais, que entraram com o recurso no início da semana, vão recorrer hoje ao Tribunal de Justiça de São Paulo em um mandado de segurança, com pedido de liminar.

De acordo com o promotor Francisco Bastos, o novo recurso terá caráter de urgência e espera-se que seja julgado a tempo, já que a marcha ocorre dentro de dois dias. "Acreditamos que a marcha pode causar um dano irreversível à sociedade, pois estamos convictos de que o propósito da passeata não é inocente. Nossa intenção é servir à comunidade", declara. A Marcha da Maconha, na Capital, ocorre amanhã, às 14h, em frente ao Masp.

Depois de acordo no Ministério Público, Marcha da Maconha está mantida

Fonte: Blog do Jamildo

Atualizado às 19h34

Terminou há pouco a reunião entre as promotoras da Infância e da Habitação e Urbanismo com os organizadores da Marcha da Maconha. Eles firmaram um acordo e o evento vai, sim, acontecer neste domingo (22), no Centro do Recife. A concentração está marcada para 14h e a passeata deve sair às 15h. A marcha sai da Rua da Moeda e segue pela Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Ponte Maurício de Nassau, Rua Marques de Olinda e volta para a Rua da Moeda. A organização do evento espera reunir cerca de 3 mil pessoas nesta quarta edição.

As representantes do Ministério Público de Pernambuco, Jacqueline Aymar, Rosa Carvalheira e Áurea Rosane Vieira, temiam a coincidência da marcha com o Virada Recife Antigo, evento cultural que acontecerá no mesmo dia, na praça do Arsenal, em frente à Torre Malakoff. A organização da passeata a favor da descriminalização da erva se comprometeu a sair uma hora antes da ação cultural, marcada para as 16h, assim como a não passar pelo local da festa.  É justamente aos domingos que o evento promovido pela Prefeitura do Recife recebe o maior número de famílias, pois acontece o Bairro da Criança, com oficinas e espetáculos infantis.