quinta-feira, 21 de junho de 2012

Senti paz, tranquilidade e alegria com maconha, diz ministro uruguaio

Fonte: Folha de São Paulo

O secretário da Presidência do Uruguai, Alberto Breccia, confessou nesta quinta-feira ter fumado maconha em uma ocasião e ter gostado da experiência, em meio à polêmica surgida no país pela proposta do governo de José Mujica de legalizar e controlar a produção e a distribuição da droga.

"Fumei maconha, mas não consumo habitualmente", disse Breccia, 66, cujo cargo tem categoria de ministro, em resposta a uma pergunta dos jornalistas. O funcionário assinalou que a experiência foi "satisfatória," pois sentiu "paz, tranqüilidade e alegria".

No entanto, esclareceu que não voltou a fumar desde aquela ocasião. "Não foi uma experiência que tenha me dado vontade de continuar", argumentou.

Breccia considerou que "para conhecer um determinado assunto é preciso experimentá-lo", embora depois tenha esclarecido que "não em todos" os casos.

Venda de maconha será política externa do Uruguai, diz ministro

Fonte: Terra

A luta pela legalização da venda de maconha será parte da política externa do Uruguai, segundo o ministro da Defesa do país, Eleuterio Fernández Huidobro. Em entrevista coletiva na quarta-feira, ele disse que a medida é um marco no combate ao tráfico de drogas, segundo o jornal uruguaio El País. O projeto de "legalização controlada" da maconha será enviado pelo governo uruguaio ao Parlamento no próximo trimestre.

O plano que será apresentado se difere de outros projetos que já tramitam no Parlamento uruguaio, já que não prevê a liberação do cultivo e produção da droga. "Se permitirmos o cultivo próprio para um ou dois, teremos que permitir para todo mundo, e como controlamos isso?", questionou o ministro da Defesa. Segundo ele, "os projetos que estão no Parlamento apostam no cultivo próprio e descriminalizam a produção". "Nós discordamos do cultivo próprio, pelo menos até que o consumo seja legalizado de maneira generalizada a nível internacional", afirmou Huidobro.