quinta-feira, 1 de março de 2012

Referendo sobre legalização da maconha juntamente com eleição para presidente dos EUA

Fonte: Blog do Maierovitch

Uma pesquisa do Instituto Gallup animou os ativistas pela liberação da maconha para uso lúdico-recreativo por maiores de 21 anos. Publicada em outubro do ano passado, e informada neste blog Sem Fronteiras, a pesquisa do Gallup mostrou que 50% dos cidadãos norte-americanos são favoráveis à liberação do consumo de maconha para finalidade recreativa. O Gallup fez comparações e concluiu que, de 2006 a 2010, houve um aumento de 10% dos favoráveis à legalização do consumo para finalidade lúdica.

Vale registrar que 16 estados norte-americanos permitem o porte e o consumo de maconha para uso medicinal.

Embalados com a pesquisa, e já assimilada a derrota ocorrida em 2010 na Califórnia, dois estados, em 6 de novembro durante a eleição para a escolha do presidente dos EUA, farão consulta sobre a liberação da maconha para uso recreativo a maiores de 21 anos e com porte livre de até um onça (28 gramas) ou plantio residencial de até 6 pés de erva canábica.

Contra a crise, vilarejo espanhol plantará maconha

Fonte: R7

Principal finalidade do cultivo é pagar uma dívida pública

Diante das dificuldades causadas pela crise financeira, a cidade de Rasquera na Espanha irá alugar terrenos para produzir maconha. O pequeno vilarejo de 900 habitantes fica na região de Tarragona, na comunidade autônoma da Catalunha. Segundo afirmação do prefeito ao jornal espanhol El País, o que for arrecadado com a produção da erva será destinado a manter os principais serviços públicos e pagar dívidas.

As autoridades locais estão há oito meses negociando com a ABCDA (Associação Canábica de Autoconsumo de Barcelona), um clube com fins lúdico-terapêuticos formado por 5.000 sócios para viabilizar o projeto. A ideia é que a cidade consiga diminuir uma dívida de R$ 2,9 milhões (1,3 milhões de euros). O plano não terá problemas para ser aprovado já que até a oposição política local é a favor da iniciativa.