sábado, 18 de junho de 2011

Juiz Odilon diz que decisão do STF pró-marchas da maconha é 'loucura'

Fonte: Correio do Estado

fotoO juiz federal Odilon de Oliveira classificou como "loucura" a decisão do Supremo Tribunal Federal de liberar as "marchas da maconha", passeatas em favor da descriminalização da droga. "É o cúmulo à quinta potência. O absurdo dos absurdos", comentou ontem, no lançamento da Política Estadual Antidrogas, na Câmara Municipal de Campo Grande.

Para o representante regional do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen, o direito à livre manifestação do pensamento, ainda que sobre temas controversos, é um dos pilares da democracia.

Na interpretação de Odilon, juiz da 3ª Vara Federal Criminal, a decisão do Supremo abre brecha para que se faça apologia, por exemplo, ao assassinato. "Pode-se fazer passeata com relação ao homicídio, caminhada pelo roubo. É a mesma coisa", declarou. "Tenho quase certeza de que (decisões como essa) são sinais que indicam a liberação do uso de drogas".

Marcha da Liberdade acontece hoje em 41 cidades de todo o país

Fonte: eBAND

Acontece hoje, em 41 cidades de 24 Estados do país, a Marcha Nacional da Liberdade. O evento começa às 11 horas em várias localidades. Em São Paulo a previsão de início é às 14h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista. No Rio de Janeiro, a marcha deve começar no mesmo horário no posto 6, em Copacabana.

O evento tem um foco amplo, com defesa da liberdade de expressão e contra o preconceito. Por causa disso, devem estar presentes militantes de causas raciais e de diversidade sexual, além de defensores da descriminalização da maconha e defensores do uso da bicicleta como meio de transporte, entre outros.

Mais de 100 organizações participam do movimento, como ALGBT (Associação Brasileira de Gays Lésbicas e Transexuais), Bicicletada de São Paulo e Frente de Luta por Moradia.

Os organizadores do evento prometem transmitir ao vivo, pela internet, as manifestações em várias cidades do país.