quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Iniciativa anti-drogas de FHC se transforma em ação mundial

do Estadão

GENEBRA - A iniciativa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de reformular as políticas de combate às drogas se transformará em uma ação mundial. Fernando Henrique liderou nos últimos dois anos a Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia que preparou uma série de sugestões sobre como lidar com o fenômeno. Entre as medidas propostas está a avaliação sobre a possibilidade de descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal. Agora, a Comissão Latino-Americana se transformará em uma iniciativa internacional.

"Em janeiro vamos lançar essa nova iniciativa, com base no trabalho já feito na América Latina", afirmou ao Estado o ex-presidente da Colômbia, Cesar Gavíria. O colombiano também assessorou Fernando Henrique em sua iniciativa regional e revelou que, além da comissão internacional, o tema será alvo de uma atenção especial por parte da Fórum Econômico Mundial de Davos. Gavíria indicou que líderes políticos americanos, europeus e asiáticos também farão parte da nova iniciativa. "Não posso ainda revelar os nomes dos membros da comissão, mas serão algumas das pessoas mais influentes do mundo", disse o ex-presidente colombiano.

Empresa americana revela projeto para fábrica de maconha

do Yahoo Notícias

Uma organização americana chamada Gropech apresentou um projeto que propõe ser a primeira fábrica de maconha medicinal dos Estados Unidos. Um vídeo com uma simulação do que seria a incubadora de cannabis foi publicado no site da ONG e teve repercussão em meios como a revista americana Times, que o reproduziu em sua página web. A Gropech se auto-descreve como uma instituição mantida por 'empresários autrístas' que pretende, com a fábrica, gerar renda extra para a cidade e aplicá-la na melhoria da qualidade de vida de seus 400 mil habitantes.

> Clique aqui para ver o vídeo

A ideia da iniciativa é mostrar que a maconha pode ser produzida em massa para fins medicinais num futuro próximo. Que é possível cultivar a erva maximizando o espaço, com controle ambiental necessário para sua produção - sem contaminação das plantas - e com transparência no processo de cultivo.

A fábrica seria inserida na cidade de Oakland - a primeira dos Estados Unidos a liberar esse tipo de instalação -, no estado da Califórnia, e teria cerca de 5.500 m². Ela poderia abrigar até 30 mil cannabis que gerariam 50 milhões de dólares por ano.

Contexto
A Califórnia é um dos 14 estados americanos que já liberaram a maconha para o uso medicinal e onde movimentos para a liberação da erva também para uso recreativo têm ganhado mais força. Nesta semana, o governador Arnold Schwarzenegger abrandou a pena para quem é pego com a droga, desde que seja para consumo próprio. O que era visto com um crime leve, agora é apenas uma infração. No dia 19 deste mês os californianos vão as urnas para dizerem se concordam ou não com a Emenda 19, que pretende legalizar e taxar a maconha seguindo o modelo que é aplicado em relação ao álcool.

Nos EUA, jornais usam até maconha para vender anúncio

da Globo.com

Capa do Suplemento de Anúncios do 'Independent' / New York Times COLORADO SPRINGS (EUA) - O uso medicinal da maconha está contribuindo para ativar um jornal regional americano, que vinha sofrendo com a falta de anunciantes. O "Colorado Springs Independent" vem faturando alto com a erva. Na semana passada, o jornal lançou um suplemento publicitário chamado ReLeaf - jogo de palavras com as ideias de folha (leaf, em inglês) e alívio (relief) - devotado aos efeitos medicinais da maconha.

O suplemento tem 48 páginas repletas de anúncios de negócios com nomes como Happy Buddah ("Buda feliz") e Healthy Connections ("conexões felizes"). Um anúncio de página inteira saiu por US$ 1.100, o que fez chover anunciantes. Com os recursos dos anúncios, o "Independent" contratou um repórter e promoveu três funcionários para o regime integral.

O jornal também criou uma coluna chamada CannaBiz (outro jogo de palavra, com nome científico da maconha, cannabis sativa), que mapeia notícias em todo o país. O "Independent" não é o único. Em estados onde o uso medicinal da maconha é permitido, como Colorado, Califórnia e Montana, jornais locais estão faturando alto.