terça-feira, 4 de maio de 2010

Capital dos Estados Unidos libera maconha para uso medicinal

do G1

A Câmara Municipal de Washington aprovou por unanimidade nesta terça-feira (4) o uso medicinal da maconha na capital dos Estados Unidos. O Distrito de Columbia se soma agora a outros 14 Estados do país que já permitem a utilização da droga para tratar algumas doenças crônicas.

A nova lei - que deve ser aprovada pelo prefeito de Washington, Adrian Fenty, e será revisada pelo Congresso antes de entrar em vigor - prevê que os médicos poderão receitar maconha a pacientes que sofrem de doenças como Aids, câncer, esclerose múltipla e glaucoma.

Mike Meno, do Projeto Políticas para a Maconha (MPP, da sigla em inglês) prevê que não haverá problemas para o Congresso aprovar a lei.

Mais de oito farmácias licenciadas poderão vender maconha para fins medicinais, explica Meno.

As farmácias, por sua vez, terão de adquirir a maconha de plantadores licenciados na capital, sendo que cada um deles terá permissão de cultivar até 95 pés da planta, em ambiente fechado.

"A legislação da capital federal não autorizará cultivo pessoal", completa Meno.

De acordo com o MPP, que é a maior organização de políticas para o uso de maconha nos EUA, Estados como Dakota do Sul e Arizona realizarão votações para decidir se vão permitir o uso medicinal da droga. Outra dezena de Estados estuda leis semelhantes.

A Califórnia, que já permite o uso medicinal, realizará em novembro um plebiscito para decidir sobre a legalização da maconha com fins recreativos. Seus incentivadores argumentam, entre outros motivos, que desta forma haverá mais arrecadação de impostos em um estado com um imenso rombo fiscal.

Legalize it? #

do Blog O (secreto) Ritual

É espectacular como grande parte das pessoas me tome como doida. E como outra parte me tome como uma consumidora de marijuana. É, realmente espectacular. Isto porque, porque basta a sociedade ver alguém alegre a cantar no meio da rua ou a dançar que pronto anda metido nas drogas. Então se for vegetariano, etc e tal tem o Destino traçado. Mas, mais uma vez digo - e repito as vezes que forem necessárias - os rótulos são para as garrafas. Mas, ignorando o facto de eu consumir (ou não) marijuana e da sociedade ter uns tabus e preconceitos bastante estúpidos, desta vez falo dum assunto assim por ele só, especial.

Legalização da Marijuana. Ora bem, não sei se vos é sabido que no passado, dia 1 de Maio houve aqui no Porto uma manifestação a favor da legalização da mesma. Por grande ironia do Destino tive que ir para Viseu, se não, noutro caso, obviamente que iria comparecer. Era algo que não perderia por nada. Isto não só porque, era uma maneira de me juntar aos que se querem fazer ouvir como defendia uma coisa em que acredito piamente. (e se alguém com a mente fechada e embrulhada em ignorâncias está a ler isto, já teve um ataque cardiaco ou quiça uma arritmia)

UK: Liberal Democrats Plan To Legalize Cannabis

do Toke of the Town

Dutch-style cannabis cafes would be permitted in the United Kingdom under "secret" Liberal Democrat plans, reports James Slack at the Daily Mail.

A "leaked policy document" reportedly calls for the decriminalization of marijuana. The paper also suggests allowing possession of cannabis, "social supply" to adults and cultivation of the plants for personal use.

The document follows an internal party vote that commits the Liberal Democrats to making it "no longer a crime for the occupier or manager of premises to permit someone to use cannabis on those premises."