sábado, 11 de setembro de 2010

Apreensões de crack sobe 772%

por JM

Levantamento da 13ª SDP mostra que o crack e a cocaína superam a maconha no mercado da droga

“Os traficantes estão migrando da maconha para o crack e a cocaína, e isso representa um grande preocupação não apenas para a sociedade, em geral, mas para a segurança pública. Apesar de nossos esforços no combate efetivo e rotineiro a este tipo de criminoso, com aumento de prisões e crescimento no volume de apreensões, estamos longe de vislumbramos uma vitória definitiva. Há um longo caminho a ser percorrido”.

Confira a matéria na integra na edição impressa do JM.

Proposta diferencia pena por tráfico conforme a droga

do DCI

BRASÍLIA - A Câmara analisa o Projeto de Lei 7610/10, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que estabelece penas diferenciadas para o crime de tráfico de entorpecentes de acordo com o grau de risco da substância traficada. A proposta altera a Lei Antidrogas (11.343/06).

O projeto institui três graus distintos de risco, mas não chega a classificar os entorpecentes. Determina que essa classificação será feita levando em consideração o perigo à saúde do usuário, a possibilidade de causar dependência, e os danos à sociedade, ouvidos os Ministérios da Saúde e da Justiça.

Projeto de lei preserva trabalhador com alcoolismo

da Gazeta do Povo

Projeto de lei que tramita no Senado propõe dificultar a demissão do trabalhador alcoolista. O texto atual da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que o funcionário pode ser demitido por justa causa em função de “embriaguez habitual ou em serviço”. A proposta do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) exclui essa possibilidade, desde que o dependente aceite tratamento. O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, se não houver recurso, a matéria seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados. Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, entre janeiro e novembro de 2009, 11.331 pessoas receberam auxílio-doença em função do alcoolismo, uma média de quase 34 trabalhadores afastados por dia.

Jogar vodca nos olhos é sinal de baixa autoestima, dizem especialistas

do Estadão

SÃO PAULO - Jogar vodca sobre os olhos para potencializar os efeitos do álcool é uma moda que já chegou ao Brasil, conforme noticiou o Jornal da Tarde na última quinta-feira. Para os especialistas que estudam o comportamento juvenil, a prática conhecida como "eye balling" - cujo objetivo é ficar bêbado mais rápido - é um sinal de baixa autoestima.

A brincadeira, que pode levar à cegueira segundo os oftalmologistas, popularizou-se por meio de vídeos publicados na internet. "Não há uma teoria única para explicar esse tipo de comportamento, mas a autoestima tem de estar lá embaixo para o jovem se prejudicar a esse ponto", afirma o psicoterapeuta Marco Antonio Tommaso, da Universidade de São Paulo (USP).

Marijuana may not be the gateway drug some think it is, study finds

do Los Angeles Times

September 02, 2010

Marijuana is thought by some to be a gateway drug among young people who eventually go on to try stronger substances. But that may be the exception rather than the rule, a new study finds.

Researchers from the University of New Hampshire looked at data from a random group of 1,286 children, teens and young adults who were in Miami-Dade public schools in the 1990s. Among the study participants, 26% were African American, 44% were Hispanic, and 30% were non-Hispanic white.

They were asked about their substance use and about exposure to major events and traumas that occurred before age 13. Some questions included, "Did you ever fail a grade at school?", "Did your parents ever divorce/separate?" and "Were you regularly emotionally abused by one of your caretakers?"

Hillary quer combate mais firme dos EUA ao tráfico

do Destak

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, defendeu anteontem uma atuação mais firme dos EUA contra o narcotráfico na América Latina. Hillary disse que alguns países da região não conseguem lidar com a violência do tráfico. "Pequenos países da América Central não têm essa capacidade. Nós precisamos de uma presença mais vigorosa dos EUA." Na quarta-feira, 13 pessoas ficaram feridas em um atentado na Colômbia. A polícia atribuiu o ataque a uma aliança entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Em 2009, EUA e Colômbia assinaram um acordo de cooperação para combater o tráfico. O acordo, que é questionado na Justiça, prevê o uso de bases colombianas por militares dos EUA, o que foi criticado por muitos países da região.

Produção de tabaco cresce mas negócio está "morto"

do DN

2009 foi um ano atípico porque houve alguma diversificação de clientes que pagaram preços mais razoáveis pelo tabaco

Portugal produziu 2,1 mil toneladas de tabaco em 2009, o valor mais alto dos últimos três anos. Mas os produtores dizem que o crescimento ficou a dever-se a "razões meramente conjunturais" e que este ano a produção ficará "por metade".

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, entre 2008 e 2009 as explorações de tabaco em folha cresceram de 391 para 590 hectares, o que se traduziu num aumento da produção da ordem dos 70%.

City bans synthetic marihuana

do Iplextra

Sep 08, 2010 (Kilgore News Herald - McClatchy-Tribune Information Services via COMTEX) --

A new and nasty little boutique drug showing up at convenience stores has area cities scrambling to outlaw it.

Kilgore's city council followed the example of Longview, Tyler and others Tuesday night by banning an herb-looking plant matter often billed as "incense" but widely nicknamed "synthetic pot."

Kilgore Police Department's public information officer, Lt. Roman Roberson, said the product presents "serious public safety and health risks ... it has nasty side effects."