domingo, 10 de julho de 2011

Disputas entre cartéis de drogas matam 40 no México

Fonte: Paraná Online

Batalhas entre a violenta gangue Zetas e outros cartéis de drogas levaram à descoberta de mais de 40 corpos em um período de 24 horas no México, afirmou o porta-voz da segurança federal Alejandro Poire neste sábado.

Pelo menos 20 pessoas foram mortas e 5 ficaram feridas quando um homem abriu fogo contra os clientes e empregados de um bar, na cidade de Monterrey, no norte do México, onde a gangue Zetas está lutando contra seu antigo aliado, o Cartel do Golfo, disse Poire.

Segundo o porta-voz, 11 corpos de vítimas mortas por tiros de rifles de alta potência foram encontrados, ontem, empilhados perto de um poço de água nos arredores da Cidade do México, onde a Zetas está lutando contra os Cavaleiros Templários. A gangue é uma ramificação da quadrilha La Família que tem aterrorizado Michoacán, seu Estado natal.

Tráfico de drogas é reponsável pela maioria das prisões de portugueses no Brasil

Fonte: UOL

O tráfico internacional de drogas está na origem de quase todas as detenções de portugueses no Brasil, segundo o grupo de trabalho da Defensoria Pública da União que acompanha a situação dos presos estrangeiros no país. A maioria dos prisioneiros portugueses no Brasil foram apanhados em flagrante quando atuavam como correios de droga, ou "mulas", na linguagem brasileira.

Em geral, os presos têm origem pobre. São, em grande parte, jovens portugueses com idades entre 20 e 25 anos, mas também há registo de idosos, informou à Agência Lusa o defensor público federal brasileiro Gustavo Henrique Virginelli.

Normalmente, as "mulas" não passam do aeroporto, são detidas ali mesmo, mas o defensor brasileiro diz que já defendeu um casal preso em um hotel do centro de São Paulo.