quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ayahuasca no Jô Soares

do Enteógenos

A entrevista foi realizada em 21/04/2010. O psiquiatra Wilson Gonzaga é dirigente da Ablusa, grupo que comunga a ayahuasca, e membro do Conad (Conselho Nacional de Política sobre Drogas).

Marcha Global da Marijuana em Lisboa a 8 de Maio

do Blitz

Movimento organizado pela defesa do consumo e cultivo da cannabis prepara quinta manifestação na capital. Porto, Braga e Coimbra também já aderiram.

"É só uma questão de tempo. É impossível adiar por muito mais o que todo o tempo está à vista dos nossos olhos". - Miguel Guedes (Blind Zero) .

Está marcada para 8 de Maio a Marcha Global da Marijuana, evento organizado por várias cidades no mundo inteiro, com propósito de advogar o livre consumo e cultivo desta substância, despenalizada em Portugal desde 2001. Embora despenalizado, o consumo continua a ser reprimido a nível comportamental pelas autoridades, e legalmente equiparado ao de outras drogas, consideradas 'duras'.
O protesto extende-se ao Porto (1 de Maio pelas 15:00 na Praça do Marquês), Braga (Arco da Porta Nova, 9 Maio) e Coimbra (Largo da Portagem, 9 Maio).

Para além de Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, outras personalidades públicas mandataram a marcha, manifestando a sua inteira solidariedade. Nomes como Sérgio Vitorino (jornalista), José Manuel Pureza (professor universitário), Francisco Louçã (deputado) e Pedro Marques Lopes (gestor e comentador televisivo) são apenas alguns exemplos. A Juventude Socialista (JS), a Juventude Social-Democrata (JSD) e o Bloco de Esquerda subscreveram integralmente a iniciativa. Pode ler aqui o manifesto da marcha , e os testemunhos pessoais dos mandatários.

Filhos de pais 'bonzinhos' têm mais propensão a beber muito

do JB Online

RIO - Muitos pais sabem ou desconfiam que festinhas de adolescentes muitas vezes são regadas a álcool. E muitas vezes, o uso da bebida é pesado. Cerca de 10% dos adolescentes e jovens brasileiros de até 18 anos abusam de álcool, segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo mostra que o relacionamento ruim com os pais, especialmente com a mãe, é um sério complicador. Uma relação ruim com a mãe aumenta em 61% a chance de o adolescente ser usuário pesado de álcool – com o pai, este aumento é de 46%.

– A diferença pode se explicar pelo fato de a mãe, na maioria das famílias, estar mais presente em casa – diz o psiquiatra José Carlos Galduróz, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, coordenador da pesquisa.

O pior é que muitos pais, para não entrarem em conflito com os filhos, deixam eles soltos demais, sem impor limites. A pesquisa mostrou que o pai ou a mãe muito “bonzinhos”, aqueles que deixam o adolescente fazer tudo, é prejudicial nesta relação jovem/álcool. Na verdade, estes pais não são “bonzinhos” ou “liberais”, mas sim omissos.

Vereador do interior da PB é preso por tráfico de drogas

do Estadão

A Polícia Federal de Alagoas confirmou hoje a prisão de um vereador do município de São Bento, na Paraíba, preso por tráfico de drogas em Maceió, ontem à noite. O vereador e mais uma pessoa que estaria com ele são acusados de portarem 26 quilos de cocaína. O nome do vereador ainda não foi divulgado.

Em entrevista à imprensa, o delegado Daniel Coraça Júnior disse que as primeiras informações indicavam que a quantidade de droga apreendida era de 10 quilos de cocaína, mas outros 16 quilos foram encontrados no fundo falso de um caminhão. Segundo o delegado, os primeiros 10 quilos da droga seriam distribuídos em Alagoas e o restante levado para a cidade do interior da Paraíba.

Um dos acusados foi detido dentro de um supermercado, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. O outro foi capturado em um posto de combustíveis, na BR-104, próximo ao município de Satuba, a 21 quilômetros da capital alagoana. A cocaína apreendida e os dois presos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, em Jaraguá, onde foi executado o flagrante de tráfico de drogas.

Sálvia divinorum, essa planta dá 'onda'

da Gazeta Online

Quem gosta de culinária, sabe que a sálvia officinalis é um excelente tempero para molhos e saladas por causa do seu aroma. Mas o que muita gente nem desconfia é que uma variação desse tempero não de nada de inofensiva.

Isso mesmo, a sálvia divinorum está sendo utilizada como entorpecente por provocar alucinações comparadas com as provocadas pelo LSD. A nova droga tem um poder detruidor no cérebro de que quem a consome em grandes quantidades e por um longo período de tempo.

De acordo com o homeopata, fitoterapeuta e nutrólogo, Antônio Fiorot, a espécie não é tão comum quanto a que é usada na culinária, pois é originária do México. "Lá eles usavam as folhas com fins medicinais e espirituais, mas para que ela cause alucinações, a quantidade de folha consumida tem que ser muito grande para que ela atue no cérebro".

52% dos estudantes são contrários à descriminalização da maconha

do Aqui Acontece

Enquete realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com 12.596 jovens de todo o País, indica a maioria (52%) é desfavorável à descriminalização da maconha. O levantamento indica ainda que 38% são favoráveis e 10% não têm opinião formada sobre o tema.

Beber demais causa envelhecimento precoce

da Veja

Cientistas italianos descobriram mais um efeito negativo do consumo excessivo de álcool: o envelhecimento precoce. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Milão, a bebida acelera o processo natural de envelhecimento das células - e pode também aumentar as chances de desenvolvimento de câncer.

O estudo mostra que o álcool causa inflamações nos telômeros - longas fitas de DNA que formam as extremidades dos cromossomos. Os telômeros tornam-se mais curtos a cada divisão celular. Naturalmente, com o passar dos anos, ficam tão curtos que impedem a divisão das células - o que as danifica seriamente ou até mesmo destrói. Esse processo é conhecido como "envelhecimento replicativo."

St. Gallen introduz limite para plantação de maconha

do Swiss Info

O cantão de St. Gallen (leste da Suíça) aumenta a pressão contra as plantações ilegais de maconha.

Pessoas que cultivam dez ou mais pés de cannabis sativa devem se registrar junto às autoridades. Caso contrário, as colheitas serão confiscadas e destruídas.

É tudo uma questão de medida, inclusive também para a maconha, uma planta cultivada há séculos devido à sua utilidade e capacidades terapêuticas. Porém, segundo a Lei de Narcóticos de 1951, quando ela contém mais de 0,3% de uma substância chamada tetraidrocanabinol, também conhecida como THC, sua utilização é ilegal.

Pessoas que plantavam cannabis sativa "reforçada", ou seja, a maconha com um grau de THC mais elevado do que o permitido, podiam até então se desculpar, afirmando que suas plantas não estavam destinadas ao fumo ou não saber da sua proibição.

Marcha da Maconha antecipa debate durante primeira festa

do PE 360graus

A Marcha da Maconha, que visa ampliar o debate sobre o uso da droga, acontece no dia 2 de maio. No entanto, nesta sexta-feira (23), alguns artistas da cena pernambucana antecipam o debate durante a primeira festa da Marcha da Maconha, que acontece no Black Jack, em Olinda, a partir das 23h.

Os ingressos serão vendidos na portaria do local, e custam R$ 10. A base do show é formada por Charles (A Roda e Di Melo), Mucuinha (A Roda), Irandê (Academia da Berlinda e A Roda) e Magal (Ska Maria Pastora). Os convidados são: a cantora Isaar, Tiné (Orquestra Contemporânea de Olinda), João do Morro, o rapper Tiger, George (N’Zembi), Paulo Paes, Deco (Ska Maria Pastora) e Clayton Barros (ex-Cordel do Fogo Encantado.

A noite ainda terá discotecagem e projeção do Coletivo Santo Lima, que é formado pelos fotógrafos Beto Figueiroa, Marcelo Lyra, Rafa Medeiros, Renato Spencer e Tom Cabral.

Legalização da maconha volta ao debate nos EUA. Maioria contrária, segundo sondagem AP-CNBC

do Blog Sem Fronteiras

A legalização da maconha volta ao debate nos EUA. Confira a última sondagem.

1. A questão da legalização da maconha voltou a ser debatida pela sociedade norte-americana com a aproximação de duas consultas, na Califórnia e na Dakota do Sul.

O debate norte-americano, frise-se, não foi motivado pela última constatação européia de que, em alguns países de linha criminalizante, ocorreu o aumento do consumo de maconha na faixa etária relativa aos maiores de 65 anos.

2. Na Califórnia, em novembro próximo, será decidido, no voto, pela liberação ou não do porte e do consumo lúdico-recreativo da marijuana.