do Enteógenos
A entrevista foi realizada em 21/04/2010. O psiquiatra Wilson Gonzaga é dirigente da Ablusa, grupo que comunga a ayahuasca, e membro do Conad (Conselho Nacional de Política sobre Drogas).
do Enteógenos
A entrevista foi realizada em 21/04/2010. O psiquiatra Wilson Gonzaga é dirigente da Ablusa, grupo que comunga a ayahuasca, e membro do Conad (Conselho Nacional de Política sobre Drogas).
do Blitz
Movimento organizado pela defesa do consumo e cultivo da cannabis prepara quinta manifestação na capital. Porto, Braga e Coimbra também já aderiram.
"É só uma questão de tempo. É impossível adiar por muito mais o que todo o tempo está à vista dos nossos olhos". - Miguel Guedes (Blind Zero) .
Está marcada para 8 de Maio a Marcha Global da Marijuana, evento organizado por várias cidades no mundo inteiro, com propósito de advogar o livre consumo e cultivo desta substância, despenalizada em Portugal desde 2001. Embora despenalizado, o consumo continua a ser reprimido a nível comportamental pelas autoridades, e legalmente equiparado ao de outras drogas, consideradas 'duras'.
O protesto extende-se ao Porto (1 de Maio pelas 15:00 na Praça do Marquês), Braga (Arco da Porta Nova, 9 Maio) e Coimbra (Largo da Portagem, 9 Maio).
Para além de Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, outras personalidades públicas mandataram a marcha, manifestando a sua inteira solidariedade. Nomes como Sérgio Vitorino (jornalista), José Manuel Pureza (professor universitário), Francisco Louçã (deputado) e Pedro Marques Lopes (gestor e comentador televisivo) são apenas alguns exemplos. A Juventude Socialista (JS), a Juventude Social-Democrata (JSD) e o Bloco de Esquerda subscreveram integralmente a iniciativa. Pode ler aqui o manifesto da marcha , e os testemunhos pessoais dos mandatários.
do JB Online
RIO - Muitos pais sabem ou desconfiam que festinhas de adolescentes muitas vezes são regadas a álcool. E muitas vezes, o uso da bebida é pesado. Cerca de 10% dos adolescentes e jovens brasileiros de até 18 anos abusam de álcool, segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo mostra que o relacionamento ruim com os pais, especialmente com a mãe, é um sério complicador. Uma relação ruim com a mãe aumenta em 61% a chance de o adolescente ser usuário pesado de álcool – com o pai, este aumento é de 46%.
– A diferença pode se explicar pelo fato de a mãe, na maioria das famílias, estar mais presente em casa – diz o psiquiatra José Carlos Galduróz, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, coordenador da pesquisa.
O pior é que muitos pais, para não entrarem em conflito com os filhos, deixam eles soltos demais, sem impor limites. A pesquisa mostrou que o pai ou a mãe muito “bonzinhos”, aqueles que deixam o adolescente fazer tudo, é prejudicial nesta relação jovem/álcool. Na verdade, estes pais não são “bonzinhos” ou “liberais”, mas sim omissos.
do Estadão
A Polícia Federal de Alagoas confirmou hoje a prisão de um vereador do município de São Bento, na Paraíba, preso por tráfico de drogas em Maceió, ontem à noite. O vereador e mais uma pessoa que estaria com ele são acusados de portarem 26 quilos de cocaína. O nome do vereador ainda não foi divulgado.
Em entrevista à imprensa, o delegado Daniel Coraça Júnior disse que as primeiras informações indicavam que a quantidade de droga apreendida era de 10 quilos de cocaína, mas outros 16 quilos foram encontrados no fundo falso de um caminhão. Segundo o delegado, os primeiros 10 quilos da droga seriam distribuídos em Alagoas e o restante levado para a cidade do interior da Paraíba.
Um dos acusados foi detido dentro de um supermercado, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. O outro foi capturado em um posto de combustíveis, na BR-104, próximo ao município de Satuba, a 21 quilômetros da capital alagoana. A cocaína apreendida e os dois presos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, em Jaraguá, onde foi executado o flagrante de tráfico de drogas.
Quem gosta de culinária, sabe que a sálvia officinalis é um excelente tempero para molhos e saladas por causa do seu aroma. Mas o que muita gente nem desconfia é que uma variação desse tempero não de nada de inofensiva.
Isso mesmo, a sálvia divinorum está sendo utilizada como entorpecente por provocar alucinações comparadas com as provocadas pelo LSD. A nova droga tem um poder detruidor no cérebro de que quem a consome em grandes quantidades e por um longo período de tempo.
De acordo com o homeopata, fitoterapeuta e nutrólogo, Antônio Fiorot, a espécie não é tão comum quanto a que é usada na culinária, pois é originária do México. "Lá eles usavam as folhas com fins medicinais e espirituais, mas para que ela cause alucinações, a quantidade de folha consumida tem que ser muito grande para que ela atue no cérebro".
Enquete realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com 12.596 jovens de todo o País, indica a maioria (52%) é desfavorável à descriminalização da maconha. O levantamento indica ainda que 38% são favoráveis e 10% não têm opinião formada sobre o tema.
da Veja
Cientistas italianos descobriram mais um efeito negativo do consumo excessivo de álcool: o envelhecimento precoce. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Milão, a bebida acelera o processo natural de envelhecimento das células - e pode também aumentar as chances de desenvolvimento de câncer.
O estudo mostra que o álcool causa inflamações nos telômeros - longas fitas de DNA que formam as extremidades dos cromossomos. Os telômeros tornam-se mais curtos a cada divisão celular. Naturalmente, com o passar dos anos, ficam tão curtos que impedem a divisão das células - o que as danifica seriamente ou até mesmo destrói. Esse processo é conhecido como "envelhecimento replicativo."
do Swiss Info
Pessoas que cultivam dez ou mais pés de cannabis sativa devem se registrar junto às autoridades. Caso contrário, as colheitas serão confiscadas e destruídas.
É tudo uma questão de medida, inclusive também para a maconha, uma planta cultivada há séculos devido à sua utilidade e capacidades terapêuticas. Porém, segundo a Lei de Narcóticos de 1951, quando ela contém mais de 0,3% de uma substância chamada tetraidrocanabinol, também conhecida como THC, sua utilização é ilegal.
Pessoas que plantavam cannabis sativa "reforçada", ou seja, a maconha com um grau de THC mais elevado do que o permitido, podiam até então se desculpar, afirmando que suas plantas não estavam destinadas ao fumo ou não saber da sua proibição.
do PE 360graus
A Marcha da Maconha, que visa ampliar o debate sobre o uso da droga, acontece no dia 2 de maio. No entanto, nesta sexta-feira (23), alguns artistas da cena pernambucana antecipam o debate durante a primeira festa da Marcha da Maconha, que acontece no Black Jack, em Olinda, a partir das 23h.
Os ingressos serão vendidos na portaria do local, e custam R$ 10. A base do show é formada por Charles (A Roda e Di Melo), Mucuinha (A Roda), Irandê (Academia da Berlinda e A Roda) e Magal (Ska Maria Pastora). Os convidados são: a cantora Isaar, Tiné (Orquestra Contemporânea de Olinda), João do Morro, o rapper Tiger, George (N’Zembi), Paulo Paes, Deco (Ska Maria Pastora) e Clayton Barros (ex-Cordel do Fogo Encantado.
A noite ainda terá discotecagem e projeção do Coletivo Santo Lima, que é formado pelos fotógrafos Beto Figueiroa, Marcelo Lyra, Rafa Medeiros, Renato Spencer e Tom Cabral.
A legalização da maconha volta ao debate nos EUA. Confira a última sondagem.
1. A questão da legalização da maconha voltou a ser debatida pela sociedade norte-americana com a aproximação de duas consultas, na Califórnia e na Dakota do Sul.
O debate norte-americano, frise-se, não foi motivado pela última constatação européia de que, em alguns países de linha criminalizante, ocorreu o aumento do consumo de maconha na faixa etária relativa aos maiores de 65 anos.
2. Na Califórnia, em novembro próximo, será decidido, no voto, pela liberação ou não do porte e do consumo lúdico-recreativo da marijuana.