sábado, 27 de março de 2010

Crack: a luta é de todos

Do Clic RBS

Quando escolheu o combate ao crack como tema de sua campanha institucional em 2009, o Grupo RBS tinha convicção de que estava assumindo um grande desafio, mas contava com a adesão dos gaúchos e catarinenses para alcançar os seus objetivos. A proposta prioritária da campanha, sintetizada pela meta 1396984945nenhum novo usuário de crack no RS e em SC1396986481, era atingir potenciais consumidores da droga com a informação preventiva, capaz de salvar vidas e impedir a destruição de famílias. Foi tão grande a receptividade por parte do público e foram tão animadores os resultados obtidos ao longo do ano, que decidimos manter e ampliar nossa bandeira institucional neste ano de 2010. A segunda fase da campanha, que terá como foco as pessoas que convivem com os viciados, será lançada na próxima terça-feira nos dois Estados do Sul através do programa multimídia Painel RBS, que terá como convidado o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

“Não existe droga segura. Nem a maconha”

Da Veja

A psiquiatra mexicana Nora Volkow, 54 anos, é uma das mais importantes pesquisadoras sobre drogas no mundo. Quando, porém, o assunto são os danos neurobiológicos que essas substâncias causam, Volkow pode ser considerada a número 1. Foi a psiquiatra quem primeiro usou a tomografia para comprovar as consequências do uso de drogas no cérebro e foi também ela quem, nos anos 80, mostrou que, ao contrário do que se pensava até então, a cocaína é, sim, capaz de viciar. Desde 2003 na direção do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, nos Estados Unidos, Volkow esteve no Brasil na semana passada para uma palestra na Universidade Federal de São Paulo. Dias antes de chegar, falou a VEJA, por telefone, de seu escritório em Rockville, próximo a Washington.

Há quinze dias, um cartunista brasileiro e seu filho foram mortos por um jovem com sintomas de esquizofrenia e que usava constantemente maconha e dimetiltriptamina (DMT), na forma de um chá conhecido como Santo Daime. Que efeitos essas drogas têm sobre um cérebro esquizofrênico? Portadores de esquizofrenia têm propensão à paranoia, e tanto a maconha quanto a DMT (presente no chá do Santo Daime) agravam esse sintoma, além de aumentar a profundidade e a frequência das alucinações. Drogas que produzem psicoses por si próprias, como metanfetamina, maconha e LSD, podem piorar a doença mental de uma forma abrupta e veloz.

Polícia do México prende "rei da heroína"

do Guia Global

1885.MM Polícia do México detiveram um traficante de drogas conhecido como o "rei da heroína", que é alegadamente responsável pela distribuição de milhares de quilos de heroína no sul da Califórnia a cada ano.

Autoridades anunciaram a captura de José Antonio Medina, apelidado de "Don Pepe", na quinta-feira, um dia depois que ele foi preso no oeste do estado de Michoacán.

Medina alegadamente executou uma operação de contrabando complexa que transportou 200 kg de heroína cada mês pela fronteira mexicana em Tijuana.
Ramon Pequeno, o chefe da divisão anti-narcóticos da polícia federal do México, disse que Medina será processado.

México tornou-se uma importante fonte de heroína para os EUA nos últimos anos, segundo o relatório nacional de drogas da Casa Branca.
O relatório informa que a origem da droga passou da Colômbia - onde a produção e a pureza estão em declínio - para o México.

Abuso de drogas é uma doença crônica, diz neurocientista

do OlharDireito

A neurocientista e psiquiatra Nora Volkow, 53, foi a primeira mulher a assumir a direção do Nida (instituto nacional dos EUA para o abuso de drogas), em 2003. Eleita pela revista "Time" uma das cem pessoas mais influentes do mundo, foi pioneira no uso da tomografia para investigar o efeito das drogas.

Publicou mais de 400 artigos, mostrando que a dopamina tem um papel fundamental em todas as dependências -das drogas ilícitas ao vício em jogos ou compulsão alimentar- e reforçando a ideia de que a dependência é uma doença crônica, que deve ser tratada como tal.

Volkow nasceu no México, na mesma casa em que seu bisavô, o revolucionário russo Leon Trotsky, foi assassinado. Na última quarta-feira (24), esteve em São Paulo, onde realizou uma palestra na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Leia a seguir trechos da entrevista que a cientista concedeu à Folha.

Quem controla o alucinógeno chá do Santo Daime?

da VEJA!

daimecha Ao liberar o uso do chá da ayahuasca para fins religiosos, no começo deste ano, o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) também reconheceu, ao menos implicitamente, que o consumo do alucinógeno é arriscado. Daí a existência, na mesma resolução, de regras como a proibição de que pessoas com histórico de transtornos mentais ou sob efeito de bebidas alcoólicas ou outras substâncias psicoativas ingiram a droga, e a obrigatoriedade de que as seitas do Daime "exerçam rigoroso controle sobre o sistema de ingresso de novos adeptos". Faltou, no entanto, o mais importante: prever os mecanismos para que essas regras sejam implementadas com alguma eficácia. Quem fiscaliza as seitas para saber se elas estão controlando o ingresso dos novos adeptos? Quem identifica os portadores de transtornos mentais - os líderes religiosos? Quem será responsabilizado caso a resolução não seja seguida? Fazer essas perguntas às autoridades leva, hoje, a um série de contradições... alucinante.

Segundo Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, chefe da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) - que exerce a função executiva do Conad –, a fiscalização acerca do uso do chá cabe tanto "às instâncias que congreguem as entidades usuárias" (ou seja, entidades como Cefluris e a União Vegetal, que têm vários templos espalhados pelo país) como "aos diversos órgãos da administração pública, conforme suas competências específicas". Vladimir de Andrade Stempliuk, coordenador-geral do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, subordinado ao Senad, é mais específico: "Compete aos diversos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas a fiscalização e a imposição de medidas legais caso estas sejam pertinentes", explica. Dessa forma, se tornariam responsáveis, por exemplo, o próprio Conad e, indiretamente, entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal (PF), que compõem o Conselho Nacional.

[Continua...]

Líder do Uruguai quer tratar dependentes de crack com trabalhos físicos

do Globo Online

O presidente do Uruguai, José 'Pepe' Mujica, propôs, em uma entrevista a um semanário local, que dependentes de crack sejam tratados com trabalhos físicos no país.

"É preciso isolar os viciados e fazer com que eles se cansem com instrução militar. Mas é preciso diferenciar serviço militar de instrução militar", disse Mujica na edição dessa semana do jornal Búsqueda.

Segundo ele, instrução militar não significa "sair dando tiros por aí", mas "realizar trabalhos físicos".

Mãe acorrenta filho viciado em crack

do EXTRA 

A faxineira Mônica de Mattos tem 38 anos. Metade disso ela dedicou ao primogênito Éverton Mattos da Silva. Há seis meses, desesperada com as atitudes do filho, que desaparece de casa para usar crack, passou a prender suas pernas com correntes de ferro. Nesta sexta-feira, o caso foi parar na delegacia. No início da madrugada, em patrulhamento de rotina, homens da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Santa Marta, na Zona Sul, encontraram o rapaz, de 20 anos, em um matagal da comunidade.

Levado à 12ª DP (Copacabana), Éverton afirmou que pede sua mãe para ser acorrentado. Mesmo assim, Mônica foi autuada e responderá por cárcere privado. Os dois prestaram depoimento e foram liberados, mas o jovem desviou o caminho e fugiu da família para se entregar, mais um vez, ao crack. Nesta sexta à tarde, enquanto a comandante da UPP, capitã Priscila Oliveira, fazia buscas pela favela, ele voltou para a casa. Ainda sob o efeito da droga, agradeceu à mãe.

— Ela bota a corrente pra me ajudar. Quero ficar com a minha família, minha mãe, meu pai. Essa coisa está acabando comigo — disse Éverton, pai de um menino de 3 anos e outro de dez meses.

[...]