sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Supremo decide manter aberto centro de aplicação de drogas injetáveis no Canadá

Fonte: O Globo

RIO - A Suprema Corte do Canadá decidiu, nesta sexta-feira, manter aberto um instituto onde é permitido legalmente o uso de drogas injetáveis. Localizado em Vancouver, o Insite oferece agulhas limpas e água esterilizada para que usuários possam injetar suas próprias drogas.

A decisão unânime dos magistrados por nove votos representou uma derrota para o governo conservador do país, que vinha tentando fechar o centro desde 2008, alegando que ele promove o vício.

O tribunal afirmou em seu parecer que, em oito anos de funcionamento, a Insite presta um serviço à população, comprovando ser capaz de salvar vidas sem impacto negativo perceptível sobre a segurança pública e os objetivos de saúde do Canadá.

Dep. Paulo Teixeira: 1º passo é regulamentar maconha terapêutica

Fonte: Terra

O deputado federal conversou com a jornalistra Maria Lins sobre a descriminalização da maconha. Foto: Ivan Pacheco/TerraNa semana em que o Terra exibe gratuitamente o filme Quebrando o Tabu, protagonizado pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira, afirmou que o primeiro passo nesse debate sobre descriminalização da maconha é liberar o seu uso para fins medicinais, algo que já ocorre em países conservadores, como os EUA.

"Os valores desse uso são comprovados para diversos problemas", explicou, enumerando doenças como glaucoma, câncer e aids, que usam a droga como forma de tratá-las. "O título Quebrando o Tabu é feliz por isso. Porque o tema é complicado e precisa ser debatido", elogiou.

"Combate à droga mata mais que o seu consumo"

Fonte: RTP(Portugal)

Mudar de paradigma no combate ao flagelo da droga como estratégia que deve nortear o conjunto das nações por soluções, que podem passar pela legalização e imposição de taxas, é a proposta de João Castel-Branco o presidente do conselho de administração do Observatório Europeu das Drogas e das Toxicodependências

João Castel-Branco considera ter chegado o momento de discutir de uma forma profunda e séria as várias soluções possíveis para erradicar o flagelo da droga e do seu consumo. Os intervenientes nesse combate terão obrigatoriamente de equacionar os prós e os contras das alternativas em cima da mesa.

O homem forte do Observatório Europeu tem como forte convicção, a de que “a guerra das drogas mata mais que as próprias drogas”. Castel-Branco recorre ao exemplo do Brasil para justificar a sua convicção. “No Brasil mataram 40 polícias no ano corrente. Por cada polícia morto morrem 10 ou 15 do outro lado”, constata citando as estatísticas oficiais do estado brasileiro.

Cidade holandesa restringe turismo da maconha a belgas e alemães

Fonte: G1

'Coffee shops' de Maastrich querem evitar transtornos causados por visitantes de outros países europeus.

Os proprietários dos coffee shops, cafés que vendem maconha e haxixe em quantidades limitadas, da cidade de Maastricht, no sul da Holanda, decidiram limitar a venda de drogas a turistas - e somente os belgas e os alemães poderão comprar drogas nesses locais, a partir de 1º de outubro.

A medida segue uma resolução do Conselho de Estado holandês, e tem como objetivo diminuir a presença de turistas de países europeus que vão à Holanda apenas para comprar drogas nos coffee shops em cidades fronteiriças.

Maastricht fica bem perto da fronteira com a Bélgica e a Alemanha, mas a restrição não será aplicada a turistas alemães e belgas, porque segundo Marc Josemans, presidente da associação Coffee Shops Oficiais de Maastricht (VOCM, sigla em holandês), o principal alvo da medida são os turistas de países europeus mais distantes, que chegam de carro e 'perturbam a ordem do trânsito local e causam desordem e destruição, principalmente nos fins de semana'.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Basta uma dose de cogumelo alucinógeno para causar mudança de personalidade, diz pesquisa

Fonte: O Globo

RIO - Basta apenas uma grande dose do alucinógeno psilocibina, ingrediente ativo dos chamados "cogumelos mágicos", para provocar alterações de personalidade mensuráveis e de longo prazo, diz estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. Segundo os cientistas, as mudanças aconteceram na área da personalidade conhecida como "abertura", associada a traços como imaginação, estética, sentimentos e ideias abstratas.

As alterações nessas características pessoais foram verificadas em quase 60% dos 51 participantes do estudo e duraram ao menos um ano. Além disso, as mudanças de personalidade provocadas pelo alucinógeno - medidas com questionários de avaliação largamente utilizados em pesquisas do tipo - foram em magnitude maior do que as alterações observadas em adultos saudáveis como consequência do acúmulo de experiência ao longo décadas de vida. Segundo os cientistas, outras pesquisas indicam que depois dos 30 anos a personalidade de uma pessoa não costuma mudar significativamente.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inspeção encontra maus-tratos em clínicas para usuários de drogas

Fonte: Folha de São Paulo

Uma inspeção realizada nesta quarta-feira (28) em cerca de 70 instituições de internação de usuários de álcool e drogas em todo o país encontrou problemas como maus-tratos, falta de higiene e de infraestrutura nos locais.

De acordo com o CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia de SP), na clínica Gratidão, em Bragança Paulista, os pacientes eram obrigados a cavar covas do tamanho deles como castigo. No local, também foram constatadas, segundo o CRP, irregularidades como ausência de profissionais qualificados e condições de higiene precárias.

Segundo o CFP (Conselho Federal de Psicologia), outra instituição obrigava os internos a beber "água de banheiro". O nome do local não foi divulgado --isso ocorrerá em novembro, quando será apresentado o relatório final da inspeção.

Aliado de Sarney afirma que 'metaleiros são maconhados'

Fonte: Folha de São Paulo

O deputado estadual Magno Bacelar (PV-MA), vice-líder do governo da Roseana Sarney (PMDB) na Assembleia Legislativa do Maranhão, afirmou, em discurso, que "muitos dos metaleiros" que foram ao Rock in Rio e xingaram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), durante o show da banda Capital Inicial, são "drogados e maconhados (sic)".

Segundo ele, o público representa uma "pequena minoria da população".

Bacelar é o mesmo parlamentar que havia dito que Sarney "não é uma pessoa qualquer" no episódio revelado pela Folha em que o senador foi flagrado utilizando um helicóptero da polícia do Maranhão em viagens particulares em fins de semana.

Policiais são acusados de comerem brownies de maconha apreendidos

Agentes estariam 'doidões' quando escreveram o relatório. Trio é acusado de destruir provas e de trabalhar sob efeito de drogas.

Fonte: G1

Três policiais de Houston, no estado do Texas (EUA), estão sendo investigados depois que comeram brownies feitos com maconha que foram apreendidos com um suspeito, segundo reportagem da emissora de TV "KTRK".

O trio é acusado de destruir provas e de trabalhar sob efeito de drogas. Para o chefe assistente do departamento de polícia de Houston, Mike Dirden, incidentes como esse podem colocar em risco a integridade e credibilidade do departamento.

Depois de comerem os brownies de maconha, os policiais prenderam Nicholas Hill, de 19 anos, e outros dois suspeitos.

O próprio Hill acusou os policiais de comerem seus brownies. As suspeitas aumentaram por conta do relatório feito pelos agentes no computador do carro patrulha. Eles escreveram palavras demonstrando que estavam "doidões".

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reino Unido abre clínica para dependentes de 'drogas da noite'

Fonte: SOL (Portugal)

A utilização das chamadas 'drogas da noite' é motivo de alarme entre os britânicos pelo aumento de casos de dependência. Essa tendência tornou-se tão preocupante que em Londres abriu já um centro de tratamento vocacionado para ajudar os dependentes de substâncias como a ketamina, a mefedrona, o ecstasy e o GHB.

De acordo com a edição online do The Independent, a clínica encontra-se ainda em fase de testes, mas desde que começou a funcionar, há cinco meses, já prestou apoio a várias pessoas.

Entre elas destaca-se o caso de um homem de 27 anos, viciado em GHB (ecstasy líquido), que acordava de duas em duas horas durante a noite para tomar uma porção da droga que inicialmente utilizava apenas quando saia para dançar.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carrasco do Corinthians na Libertadores é suspenso por doping

Fonte: EPTV

Atacante Wilder Medina, do Deportes Tolima, ficará um ano fora dos gramados ao ser pego novamente por uso de maconha

Autor de um dos gols na vitória de 2 a 0 do Deportes Tolima sobre o Corinthians pela Pré-Libertadores deste ano - resultado que tirou os paulistas da competição -, o atacante Wilmer Medina ficará um ano afastado do futebol ao ser pego novamente por uso de maconha.

Além da suspensão, Medina terá de pagar uma multa de 5,3 milhões de pesos colombianos (R$ 5.201) por ser reincidente no uso de substâncias dopantes. Irritado com a punição, ele disse que seguirá trabalhando longe do futebol para sustentar sua família.

Diretor de 'Quebrando o Tabu': "me olhavam como se fosse maconheiro"

Fonte: Terra

Fernando Grostein, diretor de 'Quebrando o Tabu'. Foto: Fernando Borges/TerraFernando Grostein Andrade, diretor de Quebrando o Tabu, filme que o Terra exibe gratuitamente ao longo desta semana, contou como foi a reação das pessoas ao ter a ideia de fazer o documentário. "Me olhavam como se eu fosse maconheiro, sem-vergonha", disse, em entrevista nesta segunda-feira (26) no estúdio do portal. A segunda produção da carreira de Grostein tem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como âncora de um debate sobre drogas, em especial a maconha.

Assista ao filme 'Quebrando o Tabu' com exclusividade na internet

"Experimentei maconha aos 13 anos. Não aconteceu nada. Usei várias vezes na adolescência e não tenho vergonha de dizer. Isso nunca me impediu de trabalhar, trabalho desde os 15 anos", admitiu ele. Porém, o diretor afirmou que depois de um tempo optou por parar: "ficou chato fumar maconha. Eu percebi isso sozinho".

Dois pés de maconha são apreendidos em apartamento em Porto Alegre

Fonte: Zero Hora

Morador alegou que as plantas eram para consumo próprio

Dois pés de maconha foram descobertos na sacada de um apartamento na Rua Felix da Cunha, em Porto Alegre. As plantas, que tinham mais de 50cm de altura, foram apreendidas na noite deste sábado.

O morador disse à polícia que plantou a droga para consumo próprio. Ele assinou um termo circunstanciado e não foi preso.

Comunidade hippie lança ações para se sustentar

Fonte: Terra

Christiania, famosa comunidade hippie dinamarquesa que completa 40 anos de existência nesta segunda-feira, foi forçada a fazer uma concessão ao capitalismo para se sustentar: acaba de emitir "ações" que, vendidas ao público, permitirão que a comunidade mantenha os 34 hectares que ocupa em Copenhague.

Á área, uma base militar abandonada, foi tomada em 1971, para formar uma sociedade alternativa hoje com cerca de mil pessoas.

A iniciativa de emitir ações é parte de um acordo com o governo dinamarquês, "após dez anos de exaustivas negociações", segundo o site da comunidade hippie.

domingo, 25 de setembro de 2011

Área de UPP era comandada pelo tráfico, confirma polícia

Fonte: Terra

Investigações da Polícia Militar (PM) que flagraram o mensalão do tráfico pago a policiais da unidade de polícia pacificadora (UPP) da Coroa, Fallet e Fogueteiro revelam que o crime organizado comandava o patrulhamento nos morros de Santa Teresa, como O Dia publicou com exclusividade no dia 11 de setembro. Por quatro meses, traficantes delimitaram locais por onde policiais deveriam circular, alteraram escala de trabalho dos agentes e exigiram a transferência de quem desobedecia suas regras.

Os criminosos criaram até áreas de exclusões de PMs, onde não haveria patrulhas de quinta-feira até domingo, e o dia certo para o pagamento das propinas: segunda-feira, no começo da noite. As quantias variavam entre R$ 100 e R$ 500. Por mês, o tráfico desembolsava R$ 53 mil para as propinas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Governo pode realizar Conferência Nacional sobre Drogas, diz Wellington Dias

Fonte: Agência Senado

O governo federal pode realizar uma Conferência Nacional de Políticas sobre Drogas para debater e pactuar com a sociedade aspectos como combate, prevenção, tratamento, acolhimento, políticas públicas e reinserção social de dependentes químicos. O pedido foi feito nesta quinta-feira (22) pelo senador Wellington Dias (PT) e pela secretária Nacional sobre Drogas, Paulina Duarte, ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O ministro disse que irá levar o pleito à presidente Dilma Rousseff. As informações são da assessoria do senador.

- Milito há pelo menos 11 anos nessa área e sei que o Brasil precisa de um pacto nacional sobre o tema da dependência química. Temos de fazer juntos uma radiografia do problema, formular e implementar políticas para a sua solução - defendeu Wellington Dias que preside, no Senado, a Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas.

Segundo o parlamentar, Gilberto Carvalho ressaltou que a política sobre drogas, com ações focadas no dependente químico, é um compromisso de governo. Ainda de acordo com Wellington Dias, deve ser anunciado, em breve, um conjunto de medidas para a área.

Ex-chefe antidrogas é condenado a prisão por tráfico

Fonte: O Globo

MIAMI - O ex-general boliviano encarregado de combater o narcotráfico no país, René Sanabria, foi condenado, nesta sexta-feira, a 14 anos de prisão por ter integrado um grupo de traficantes de cocaína e seu sócio Marcelo Foronda Acero, foi condenado a nove anos de prisão, conforme divulgou a AP.

A operação foi realizada em conjunto com os Estados Unidos, com informantes infiltrados que se fizeram passar por traficantes colombianos.

As sentenças foram anunciadas pela juíza Ursula Húngaro em uma audiência judicial realizada num tribunal federal da Flórida (EUA).

Sanabria, de 54 anos, foi condenado a cumprir também cinco anos de liberdade condicional supervisada e Foronda cumprirá três, assim que saírem da cadeia, segundo sentença da juíza, que pediu desculpas aos Estados Unidos pelo narcotraficante enviar drogas ao país.

Terra exibe 'Quebrando o Tabu' com exclusividade na internet

Fonte: Terra

O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, vai exibir com exclusividade na internet para todo o Brasil e demais países da América Latina onde atua, o filme brasileiro Quebrando o Tabu. A partir de 26 de setembro, às 7h, ele ficará disponível durante uma semana, gratuitamente, no Terra TV Video Store, locadora online do Terra.

» Clique aqui e saiba como assistir

Verdadeiro mosaico sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo, o longa traz como figura central o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e conta ainda com depoimentos dos ex-presidentes dos EUA Bill Clinton e Jimmy Carter, do médico Drauzio Varella e do escritor Paulo Coelho. Dirigido por Fernando Grostein Andrade, também dá voz a diversos personagens afetados direta ou indiretamente pelas drogas e diversos representantes da sociedade que lidam com a questão.

Crise na classe média britânica impulsiona criação doméstica de maconha

Fonte: BBC

Adrian Goldberg

Traficantes de drogas estão alugando quartos em residências de classe média em bairros de subúrbio nas cidades britânicas, onde instalam pequenas plantações de maconha, já que estas localidades despertam menos suspeitas por parte da polícia.

Mas, a tendência tem se verificado também entre pessoas da classe média, e as razões alegadas vão desde segurança em não precisar se expor no contato com criminosos para adquirir a droga, até a uma forma de tornar o consumo mais barato.

Amy é uma alta executiva da região de Cheshire, no norte da Inglaterra, que também cultiva maconha no sótão de sua casa.

Professor terá de fazer teste em MS para provar que não usa maconha

Fonte: Folha de São Paulo

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

Candidatos aprovados em um concurso para professor da rede pública em Mato Grosso do Sul terão de apresentar um exame toxicológico recente para comprovar que não são usuários de maconha ou cocaína.

A exigência consta de um edital publicado nesta quinta-feira (22) no "Diário Oficial". Segundo o documento, a etapa é obrigatória e "de caráter eliminatório" e servirá, juntamente com outros testes médicos e psicológicos, para medir a "aptidão física e mental" dos aprovados.

No ano passado, ao convocar 142 aprovados em outro concurso para professor, o governo de MS havia requisitado o mesmo exame, mas recuou e disse que havia cometido um "equívoco" na produção do edital.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jogador da NBA é preso por posse de maconha ao lado de pré-escola no Texas

Fonte: ESPN

Veterano de 37 anos, o pivô Marcus Camby se envolveu em encrenca enquanto a NBA segue com um impasse trabalhista. Na última segunda-feira, Camby foi preso no estado norte-americano do Texas por posse de maconha e uma zona proibida.

Segundo a polícia local, Camby foi abordado pelas autoridades ao lado de uma pré-escola texana quando estava dirigindo seu Porsche, disse o porta-voz Onesimo Lopez. O pivô pagou uma fiança de US$ 2 mil e foi libertado.

Caraguá: Polícia prende suspeito de cultivar plantação de maconha

Fonte: VNews

Foram encontrados 20 pés com cerca de 1 metro e cerca de 50 mudas

Credito: Divulgação/Polícia Militar

Durante uma Ação da Força Comunitária da Polícia Militar em Caraguatatuba, nesta quarta-feira (21), uma pessoa foi presa em sua casa, onde cultivava vários pés de maconha.

O rapaz de 22 anos, morador do bairro Getuba, tentou se refugirar dentro da casa após avistar a polícia. Mesmo assim, o suspeito, também conhecido como “Pigmeu”, foi abordado e detido pela PM. Na busca domiciliar foram localizadas duas “estufas”, uma no quarto e outra no quintal da residência, onde eram cultivados os pés de maconha, além de várias mudas da planta espalhadas pelo quintal. O infrator foi acusado de tráfico de entorpecentes e deve permanecer à disposição da Justiça.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SP: usineiros incentivam crack para cortadores trabalharem 14 h

Fonte: Terra

Em algumas plantações de cana-de-açúcar no interior do Estado de São Paulo, existem alguns funcionários que, sonho de qualquer usineiro, conseguem trabalhar cerca de 14 horas por dia sem interrupção. O segredo da produtividade é pequeno, barato e cada vez mais fácil de conseguir: o crack. As consequências para o 'superfuncionário', porém, são conhecidas: após poucos anos, uma saúde devastada e, não raro, a morte.

Esse é um dos usos crescentes da droga que mais surpreenderam a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, da Assembleia Legislativa de São Paulo. A comissão, formada por 29 parlamentares, fez um levantamento inédito sobre a proliferação do entorpecente no Estado, e o apresentou nesta terça-feira.

Coordenador de UPP alerta para uso de drogas

Fonte: O Globo

RIO - É uma utopia acreditar que a UPP vai acabar com a droga. A afirmação foi feita na terça-feira pelo major Eliezer de Oliveira, coordenador de Ensino e Pesquisa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) ao site G1 durante um seminário na Glória, que discutiu políticas de segurança e tráfico de drogas. Em sua palestra, o major ressaltou que, se houver um usuário, ele irá atrás da droga. Para o militar, o importante não é apenas combater o tráfico, mas também afastar a influência dos traficantes da comunidade. Para ele, tal influência permite que um jovem ocioso possa enveredar pelo caminho do tráfico.

- A polícia tem que chegar na comunidade e, junto com ela, outras ações sociais. A iniciativa privada também tem que estar junto - disse o militar.

Durante o congresso, o militar enfatizou que o dependente químico é um problema social. Para ele, o viciado em drogas acaba se tornando um problema de polícia quando faz do vício um modo de praticar delitos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Defensoria quer evitar que menores usuários de drogas sejam levados para delegacia

Fonte: O Globo

RIO - A Defensoria Pública estadual entrou na Justiça com uma ação civil pública para impedir que menores recolhidos compulsoriamente pela prefeitura devido a dependência química sejam levados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Na ação, elaborada pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CDEDICA), a defensoria alega que a condução do jovem à delegacia, sem que tenha havido algum flagrante, é uma " grave ilegalidade e ofensa aos direitos e garantias individuais" dos menores.

Em nota, a defensoria afirma, porém, que pretende garantir aos adolescentes comprovadamente dependentes químicos atendimento especializado na rede pública de saúde.

Estilista britânica mostra coleção com estampas de maconha

Fonte: Terra

A estilista Danielle Scutt foi a penúltima a apresentar a sua coleção primavera/verão na London Fashion Week, que encerrou, nesta terça-feira (20), as apresentações de moda feminina. A coleção ousada teve inspiração na moda de rua londrina. Danielle Scutt apostou em tom provocador com estampas cannabis, presentes em várias camisetas e vestidos da coleção. O denim com camiseta, a popular camisa xadrez estilo grunge, botas fechadas e sandálias com plataforma também caracterizaram o desfile.

A ideia de Danielle Scutt era apresentar uma criação provocadora e criativa. E esses objetivos foram demonstrados antes mesmo da entrada das modelos na passarela. Com as luzes apagadas, a apresentação começou com música clássica e nenhum movimento vindo dos bastidores. Foram necessários alguns segundos para criar o clima de mistério e apreensão, até que a primeira modelo iniciasse o desfile.

O brilho da coleção foi criado por saias e vestidos cobertos de glitter, que com a iluminação pesada da passarela tiveram um efeito bastante ofuscante. Danielle também mostrou vestidos de jersey com estampas fotográficas. A estilista apostou nas cores azul, amarelo e preto e ainda apresentou peças com babados e sobreposições.

Presidente do México insinua apoio à legalização das drogas

Fonte: Folha de São Paulo

O presidente mexicano, Felipe Calderón, aumentou na segunda-feira a pressão sobre os Estados Unidos para que controlem a demanda por drogas ilícitas, insinuando que a legalização delas poderia ser necessária para enfraquecer os cartéis do narcotráfico.

Dezenas de milhares de pessoas morreram no México desde que Calderón tomou posse, em dezembro de 2006, e mobilizou as Forças Armadas para combater o narcotráfico. Em discurso às entidades Sociedade das Américas e Conselho das Américas, em Nova York, o presidente mexicano disse que seu país está pagando o preço pela proximidade com os EUA, maior mercado consumidor de drogas ilícitas no mundo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jovem é preso com pé de maconha dentro de casa

Fonte: JCNET

Um jovem de 20 anos foi detido pela Polícia Militar (PM) em sua residência, localizada na Vila Independência em Bauru, na manhã de ontem, onde havia até um pé de maconha plantado no num vaso. No local, também foram apreendidos mais 20 trouxinhas e um tijolo de aproximadamente 200 gramas da mesma droga, além de seis pedras de crack e R$ 375,00 em dinheiro.

De acordo com os soldados Marcos Vaz e Alan Eduardo da Base Comunitária de Segurança Oeste, o local já é conhecido pela PM como ponto de tráfico de entorpecentes. Por volta das 9h, D.S.B., que teve a identidade mantida sob sigilo para não prejudicar futuras investigações, foi abordado. De imediato, os policiais encontraram o vaso com um pé de maconha.

domingo, 18 de setembro de 2011

Repressão contra drogas aumentou prisão de mulheres na AL

Fonte: Terra

A repressão contra as drogas provocou nos últimos anos um aumento significativo da população carcerária, principalmente a feminina, em toda a América Latina. A maioria dessas mulheres, presas por envolvimento com o tráfico de drogas, é pobre e trabalha como "mula" (pessoa que transporta drogas entre países) para sustentar a família.

De acordo com a deputada da Assembleia Nacional do Equador, María Paula Romo Rodríguez, o crescimento das mulheres envolvidas com tráfico ocorreu principalmente na última década. No México, 44% das mulheres encarceradas foram presas por participação no tráfico de entorpecentes. No Equador, esse número chega a 80%.

“Todo mundo deveria fumar maconha pelo menos uma vez na vida”, diz Cássia Kiss

Fonte: R7

Atualmente interpretando a sofrida Dulce, em Morde e Assopra, novela das sete, da Globo, a atriz Cássia Kiss relembrou passagens de sua adolescência, ao jornal O Dia, deste domingo (18).

- Quando era adolescente, gostava de astrologia, experimentações. Foi quando tomei chá de cogumelo, fumei maconha. Inclusive, acho que todo mundo deveria tomar um chá ou fumar um baseado, pelo menos uma vez na vida.

Cássia mudou recentemente a grafia do seu nome. Tirou um “s” do Kiss e acrescentou o sobrenome do marido, Magro, ao seu, mas acabou voltando atrás. No entanto, a atriz garante que não teve nada a ver com numerologia a transformação de sua assinatura.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estudantes fazem ato pela liberdade de expressão na PUC-SP

Fonte: Terra

Cerca de 80 alunos da PUC-SP participaram de ato de liberdade nesta sexta-feira. Foto: Aloisio Mauricio/Terra

Cerca de 80 estudantes realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira contra a decisão do reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dirceu de Mello, de suspender as aulas e as atividades administrativas no campus Monte Alegre, em Perdizes, na capital paulista. Em nota, o reitor comunicou que o ato era uma forma de impedir que fosse realizado o 1º Festival da Cultura Canábica na universidade, evento para defender a legalização da maconha que estava sendo promovido por um grupo de alunos.

Biografia relata consumo de drogas e caso extraconjugal de Sarah Palin

Fonte: O Globo

RIO - A já comentada biografia não autorizada da ex-governadora do Alasca Sarah Palin revela detalhes sórdidos da política conservadora republicana, uma das estrelas do movimento ultradireitista Tea Party. No livro "The rogue: searching for the real Sarah Palin" ("A vilã: a busca pela verdadeira Sarah Palin", em tradução livre), o escritor Joe McGinniss relata um lado nada convencional de Palin, com episódios de uso de drogas e um caso extraconjugal .

No livro, que deve ser lançado na semana que vem nos Estados Unidos, McGinniss afirma que a republicana foi vista cheirando cocaína durante um passeio na neve com amigos. Mas o consumo de drogas iria além: Sarah ainda teria fumado maconha repetidas vezes durante a universidade no Alasca, inclusive ao lado de um professor.

Segundo um depoimento de um amigo da família registrado no livro, o marido de Sarah Palin, Todd, também fazia uso de cocaína.

Estudo: 25% dos pacientes com câncer de testículo usam maconha

Fonte: Terra

Um levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, apontou que 25% dos pacientes com câncer de testículo atendidos no setor de urologia da unidade assumem o consumo regular de maconha.

O uso da droga foi associado ao surgimento do câncer de testículo, provocando diversos efeitos adversos sobre os sistemas endocrinológico e reprodutivo. Dos pacientes atendidos mensalmente com câncer no testículo na clínica de uro-oncologia do (Icesp), 70% têm sinais de doença avançada no momento do diagnóstico.

A festa da maconha na PUC é um problema?

Fonte: Gilberto Dimenstein

A cidade de Nova York acaba de informar que caiu para 14% o número de seus habitantes que fumam --uma redução de cerca de 35% desde 2002, o que vai significar menos dezenas de milhares de mortes precoces. Uma vitória e tanto. A queda de fumantes contém a receita que se deve aplicar contra o abuso da maconha --um assunto que, de novo, volta à tona com a proibição da reitoria da PUC contra a realização de um evento no campus convocado para pressionar pela liberação da maconha.

O problema da festa da maconha, entre outras manifestações desse tipo, é o seguinte: em vez de tirar, reforça o charme do uso da droga. No final, fica o debate entre a repressão, simbolizada pela polícia, e os jovens que pregam a liberdade. De qual lado os jovens tendem a ficar?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Reitor da PUC-SP suspende aulas e fecha campus contra "Festival da Cultura Canábica"

Fonte: UOL

ReproduçãoO reitor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Dirceu de Mello, decidiu suspender as aulas e atividades administrativas dessa sexta-feira (16) no campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, por conta do “1º Festival de Cultura Canábica”. O evento está sendo organizado por estudantes e foi marcado para acontecer entre 16h de amanhã e 4h de sábado (17).

Os praticantes da cultura canábica defendem a descriminalização do uso da maconha (cannabis sativa) e cultuam objetos produzidos com a erva. Segundo os organizadores, o festival serve para  propagandear as duas causas.

O evento foi divulgado em redes sociais, e só no Facebook mais de 6.000 usuários confirmaram presença. Nos convites, os organizadores pedem para os convidados não consumirem maconha na festa porque suspeitam que haverá polícia no local.

Pé de maconha de quase um metro é encontrada dentro de casa em Cuiabá

Fonte: G1

Suspeito disse que à polícia que a planta era para consumo próprio.
A polícia foi até o local após denúncia anônima.

Um pé de maconha de quase um metro de altura foi encontrada pela polícia dentro de uma residência, no bairro Sol Nascente, Cuiabá. Um homem de 23 anos, que estava na casa foi preso por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), na quarta-feira (14).

Segundo a polícia, a prisão ocorreu após denúncia anônima de que o suspeito estaria comercializando entorpecentes na residência. Além da planta, os policiais encontraram ainda maconha e cocaína escondidas dentro de um vidro. Também foi apreendido um revolver calibre 38, localizado pelos policiais dentro de um cesto de roupa suja no quarto do preso.

O rapaz declarou à polícia que a planta cultivada dentro de um vaso de plantas era para consumo próprio. O suspeito deve responder por tráfico de drogas e posse de arma de fogo.

Brad Pitt sobre os anos 90: 'Fumava maconha o dia todo'

Fonte: Ego

O ator também falou sobre o fracasso do casamento com Jennifer Aniston, a união com Angelina Jolie e os desafios da paternidade.

Em entrevista recente à revista "Parade",Brad Pitt falou que se sentiu perdido durante parte dos anos 90. "Eu me isolava e ficava sentado no sofá fumando maconha o dia todo. Depois de um tempo, eu comecei a me sentir patético", disse.

"Nessa época, eu procurava roteiros sobre uma vida interessante, mas eu mesmo não me encaixava nessa categoria. Acho que o meu casamento (com Jennifer Aniston) tinha algo a ver com isso. Eu estava tentando fingir que nosso casamento era algo que não existia", contou o ator.

Brad também falou sobre finalmente se considerar um homem "satisfeito". "Estou satisfeito com as escolhas que tenho feito, em ter encontrado a mulher da minha vida, Angie, e em construir uma família que eu tanto amo", disse.

Djavan sobre maconha: "É muito bom. Fumo eventualmente"

Fonte: IG

Cantor, que lança DVD "Ária ao Vivo", fala ao iG também sobre outras drogas e nega que esteja com Parkinson

Os grandes figurões da MPB, acostumados a falar com a imprensa há décadas, em geral tentam restringir suas declarações aos produtos que estão lançando. Não é o caso de Djavan, que coloca no mercado neste mês o CD e DVD ao vivo do elogiado álbum “Ária”, com o qual rodou o País durante um ano.

Em conversa com o iG, em um restaurante ao lado do Pão de Açúcar, cartão postal do Rio, o cantor e compositor não fugiu dos assuntos propostos pela reportagem e expôs seu modo de pensar sem o patrulhamento politicamente correto que, muitas vezes, esconde o verdadeiro olhar do artista. Sobre o uso da maconha, declarou: “É muito bom. Fumo eventualmente, não tenho o hábito de comprar e fumar sempre”, soltando uma gargalhada em seguida.

Aos 62 anos, Djavan também negou boatos, surgidos nas redes sociais, de que esteja com Mal de Parkinson. Esticou as mãos para o repórter: “Treme alguma coisa aqui?”.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Folheto que orienta sobre drogas causa polêmica em SP

Fonte: Yahoo!

Um kit com folhetos contendo informações sobre os cuidados básicos para quem injeta drogas no próprio corpo causa polêmica em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. O material publicitário, que indica os melhores e os piores pontos do corpo para injetar, estava ao alcance de pessoas não usuárias de drogas, inclusive crianças, em pontos de distribuição do programa Território Jovem.

A distribuição faz parte do programa nacional Redução de Danos, do Ministério da Saúde em parceria com a prefeitura, para prevenir a transmissão do vírus HIV entre usuários de drogas.

Um dos folhetos assinala os pontos seguros para injetar, como as veias dos braços, dos antebraços e das pernas; os pontos a considerar, como as veias dos pés ("veias pequenas, muito frágeis") e os pontos perigosos, como o pescoço, rosto, peito, genitália e pulsos. Também explica os cuidados para se evitar a overdose, como dividir em duas doses a droga nova que estiver experimentando.

Gael García Bernal quer a legalização da maconha no México

Fonte: O Fuxico

O ator mexicano acredita que isso resolveria os problemas de seu país

Por causa da onda de violência que atravessa seu País, Gael García pediu ao governo mexicano que legalizasse a maconha o quanto antes, já que assegura que essa medida reduziria bastante os problemas de segurança.

"Legalizar a maconha, claro. Deveria ter sido legalizada há anos. Que legalizem já!", expressou o ator durante uma conversa com estudantes, durante a promoção do filme mexicano Miss Bala, que sua produtora Canana produziu.

Para o ator, legalizar a maconha é o primeiro passo para a legalização de outras drogas: "Com certeza surgirão contradições econômicas, políticas e de segurança, mas isso precisa ser feito", justifica.

Gael aproveitou para esclarecer que no filme Miss Bala não está 'traindo seu país' por mostrar no longa os crimes cometidos diariamente na terra azteca.

Mais de 40 jogadores na Inglaterra teriam sido flagrados no antidoping

Fonte: Globo Esporte

Reportagem indica que Federação Inglesa escondeu os resultados e que em todos os casos foi confirmado o uso de drogas sociais

Um total de 43 jogadores do Campeonato Inglês deram positivo em exames antidoping realizados entre abril de 2007 e agosto de 2010, segundo o canal de TV "Channel 4", que assegura que uma estrela internacionalmente conhecida está na lista. De acordo com a reportagem, nenhum dos atletas ingeriu substâncias que melhoram o rendimento físico e que todos os casos aconteceram por uso de drogas sociais como cocaína (25 jogadores), maconha (21 jogadores) e êxtase (dois jogadores).

O canal ainda informa que outros 240 atletas "desapareceram" quando as equipes da comissão antidoping chegavam aos clubes para a realização dos exames. Os clubes, entre eles gigantes como Liverpool e Manchester City, alteravam os horários dos treinamentos para que houvesse o desencontro.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dise apreende três pés de maconha em estufa adaptada em guarda-roupa

Fonte: A Tribuna

A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) localizou uma plantação de maconha dentro de um guarda-roupa cuidadosamente adaptado. Trancado a chave, sem circulação de ar e luz natural, o local contava com sistema de irrigação, estufa e monitoramento da temperatura e umidade atmosférica.

O proprietário da droga é Evaldo Adão Barros Araújo, o Caju, de 31 anos. Com passagem por tráfico e porte de entorpecente, ele foi alvo de uma denúncia anônima por telefone à Dise há cerca de um mês.

Uma plantação urbana cultivada com muita dedicação. Só que dentro de um guarda-roupa cuidadosamente adaptado para receber os pés de maconha.

O apartamento do acusado, localizado na esquina da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Inglaterra, foi revistado na manhã desta terça-feira. O imóvel tem um quarto e logo chamou a atenção dos agentes o guarda-roupa embutido de quatro portas existente nesse cômodo, porque estava trancado.

ONU: drogas sintéticas são as segundas mais consumidas no mundo

Fonte: AFP

VIENA, Áustria — As drogas sintéticas superaram a cocaína e a heroína e passaram a ocupar o segundo lugar na lista de droga mais consumidas no mundo, atrás apenas da maconha, anuncia a Organização as Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC) em seu relatório anual.

Depois da maconha, os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) são a segunda droga mais utilizada no planeta, à frente da cocaína e da heroína, afirma o documento da ONUDC.

A agência destaca as transformações do mercado de entorpecentes e o aumento do número de laboratórios clandestinos para elaborar ATS.

P2 apreende pés de maconha no Morro da Lagartixa em Angra dos Reis

Fonte: Diário do Vale

Agentes da P2 (Serviço Reservado de Inteligência) do 33ª BPM (Costa Verde) apreenderam dois pés de maconha, na noite de domingo (11), em uma mata do Morro da Lagartixa, no Promorar, em Angra dos Reis.

O sargento Maia e os soldados Claudiano e Nunes chegaram ao local após receberem denúncias anônimas de que diversas sementes de cannabis sativa, teriam sido plantadas por traficantes da localidade.

No local descrito na denúncia, os agentes encontraram dois pés de maconha, que estavam plantados em garrafas pet.

De acordo com informações da polícia, havia mais mudas da planta no local. Os dois pés de maconha foram apreendidos e apresentados na 166ª DP (Angra). Ninguém foi preso.

USP de Ribeirão testa substância da maconha contra ansiedade

Fonte: A Cidade

Pesquisa realizada na cidade estuda efeitos do Canabidiol em ratos

Jacqueline Pioli

Uma substância da maconha pode ser utilizada para o tratamento da ansiedade. É o que indica uma pesquisa realizada na USP de Ribeirão Preto.

O Canabidiol, constituinte da maconha não responsável pelos malefícios da planta, aumenta a produção de novos neurônios no hipocampo, ou seja, a substância protege contra os danos promovidos pelo estresse.

"O nosso trabalho reforça o papel ansiolítico [tranquilizante] do Canabidiol e abre novas perspectivas em busca de tratamentos farmacológicos" explica a pesquisadora da USP de Ribeirão Preto responsável pelo trabalho, Alline Campos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Irã executa 5 traficantes de drogas por enforcamento

Fonte: Estadão

O governo do Irã autorizou nestas segunda-feira o enforcamento de cinco traficantes de drogas numa prisão da cidade de Shahroud, região central do país, informou a agência de notícias Fars, sem identificar os executados.

Com esses enforcamentos, sobe para 192 o número de execuções no Irã neste ano, segundo uma contagem feita pela agência France Presse baseada em relatos oficiais e dos meios de comunicação.

A mídia iraniana informou a realização de 179 enforcamentos no ano passado, mas grupos internacionais de direitos humanos disseram que a quantidade é muito maior, colocando a república islâmica em segundo lugar, atrás apenas da China, no número de pessoas executadas em 2010.

Teerã afirma que a pena de morte é essencial para manter a lei e a ordem e que ela é aplicada apenas após exaustivos procedimentos judiciais.

Assassinato, estupro, roubo armado, tráfico de drogas e adultério estão entre os crimes que podem ser punidos com a pena de morte no Irã. As informações são da Dow Jones.

domingo, 11 de setembro de 2011

Mensalão da UPP: PMs recebem até R$ 53 mil por mês

Fonte: O Dia

Trinta policiais da unidade da Coroa, Fallet e Fogueteiro são investigados por envolvimento na ‘caixinha do tráfico’ local

Rio - Uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no caderno do tráfico. Criada para colocar um ponto final no domínio do crime organizado nos morros do Catumbi, a UPP da Coroa, Fallet e Fogueteiro se rendeu ao dinheiro das drogas. Um grande esquema de corrupção foi descoberto na unidade, onde propinas fixas são pagas regularmente pelos traficantes a policiais. O mensalão da UPP abastece os agentes com quantias que variam de R$ 400 a R$ 2 mil e no mês totalizam mais de R$ 53 mil.

Trinta homens da unidade são investigados por envolvimento na caixinha do tráfico. Eles foram monitorados durante um mês por policiais da Coordenadoria de Inteligência da PM. Terça-feira, três agentes foram presos pela Corregedoria — um sargento e dois soldados. Com eles, no carro, havia R$ 13,4 mil. O dinheiro estava em envelopes, que continham valores entre R$ 100 e R$ 500 e o nome dos policiais.

No México, 11 de Setembro abriu caminho para aumento da violência interna

Fonte: Opera Mundi

O 11 de Setembro de 2001 é um divisor de águas na história mundial moderna e as políticas dos Estados Unidos tiveram tamanho impacto nas relações de poder e de exploração dos recursos naturais em outros países que, dez anos depois, ainda é complexo elaborar um balanço completo. No México, a data representou uma reviravolta, que começou ainda antes dos atentados, em 19 de janeiro de 2001. Naquele dia, Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, mais conhecido pelo apelido de "Chapo" Guzmán, chefe do cartel de Sinaloa, conseguiu fugir da prisão de segurança máxima de Puente Grande, em Tonalá, Jalisco, com a ajuda de quase 80 oficiais e agentes.

Jovem é detido por cultivar maconha em casa

Fonte: Band

O pai do garoto é jardineiro em Presidente Prudente, mas disse desconhecer a origem da planta

Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar de Presidente Prudente, interior de São Paulo, por cultivar um pé de maconha em casa. Ele já havia sido detido antes e alegou que a erva era para o consumo próprio.

Após ser abordado na rua com a droga, o jovem teve o celular conferido pelos policiais, que encontraram uma foto da planta e decidiram investigar a casa dele.
O pé foi encontrado já na entrada da residência. O pai do garoto é jardineiro, mas disse desconhecer a origem da planta.

O adolescente foi liberado depois de prestar depoimento na delegacia participativa da cidade.

sábado, 10 de setembro de 2011

Pesquisa diz que maconha reduz risco de obesidade

Fonte: SRZD

Um estudo realizado por pesquisadores franceses do Instituit National de Santé ed de la Recherche Médicale (Inserm) aponta que o uso habitual de maconha reduz o risco de obesidade. O estudo foi publicado nesta sexta-feira no "American Journal of Epidemiology".

Segundo a pesquisa, o percentual de obesidade entre aqueles que fazem uso da maconha pelo menos três vezes por semana, é 33% mais baixo em relação aos não fumantes. Os estudos têm base em duas fontes que colheram dados de cerca de 52 mil norte-americanos.

''A polícia do Rio é a que mais mata no mundo''

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Vera Malaguti Batista é secretária geral do Instituto Carioca de Criminologia, embora esclareça que tem uma formação “mais social que judicial”. Esteve na Argentina para encerrar a 9ª Conferência sobre Política de Drogas, organizada pela associação Intercambios en Congreso. Ali analisou os fenômenos midiáticos vinculados ao narcotráfico, à intromissão militar nas favelas cariocas e à situação carcerária.

Este último tema a motivou, junto com Pedro Viera Abramovay, a editar um livro chamado Depois do grande encarceramento (Ed. Revan, 2010), baseado nas colocações de um seminário realizado em 2008 no Rio de Janeiro, quando de 110.000 presos no Brasil, em 1994, se passou para 500.000 14 anos depois.

Além de socióloga, Vera Malaguti Batista fez seu mestrado em História Social na Universidade Federal Fluminense e é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tornou-se conhecida no ambiente acadêmico do Brasil depois da publicação de uma pesquisa intitulada O medo na cidade do Rio de Janeiro. Dois tempos de uma história (Ed. Revan). Ali analisa as diferentes formas de controlar e disciplinar as massas empobrecidas, comparando o que ocorria em 1800 e em 1900.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Anulado processo que negou a réus exame tóxicológico

Fonte: Consultor Jurídico

É isento de pena o agente que, em razão da dependência ou sob o efeito de drogas, era ao tempo da ação ou da omissão inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato. Com base nesse entendimento, previsto no artigo 45 da Lei 11.343/2006, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu o pedido de Habeas Corpus interposto pela advogada Daniela Tamanini em favor de Guilherme dos Santos Silva e Marcos Tadeu Prado Bastos, que respondiam a processo por tráfico de drogas. Com a decisão, tomada com base no voto do ministro Og Fernandes, foi anulado o processo. A corte determinou que os dois réus sejam submetidos a exame de dependência química denegado na primeira instância.

Inicialmente, foi impetrado HC contra a decisão da juíza substituta da 3ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais do Distrito Federal. Ela indeferiu o incidente de dependência toxicológica requerido pela defesa.

EUA: faculdade realiza testes nos alunos

Fonte: JB

Uma faculdade americana implantou um teste para detectar se os alunos estão envolvidos com drogas. Na Linn State Technical College, localizada em Missouri, Estados Unidos, começou a vigorar na quarta-feira uma política para descobrir quais são os alunos envolvidos com drogas. As informações são da agência AP.

Os testes detectam 11 tipos de drogas, incluindo maconha, cocaína e metanfetamina. Os estudantes que não 'passam' no exame podem permanecer na escola, porém devem fazer outro 45 dias mais tarde e participar de um curso de prevenção da droga. Os alunos que conseguem um resultado positivo no primeiro teste, mas no segundo são detectados, continuam o semestre e podem ser submetidos a outros, sem aviso prévio.

Professor de Fernandópolis cultivava maconha holandesa dentro de casa

Fonte: Região Noroeste

O professor C.C.O., 33 anos, foi detido na tarde de terça-feira(6), pela Policia Militar de Fernandópolis depois de ser denunciado ao 190 pelo cultivo de maconha dentro de casa na rua José de Anchieta no bairro Planalto.

No local a Força Tática da PM encontro na lateral da residência um pé de maconha com aproximadamente 1,20 metros em estado avançado de floração onde a droga seria consumida. Dentro de um dos quartos numa estufa com iluminação, irrigação e ventilação artificial foram encontrados outros dois pés de maconha em processo acelerado de crescimento.

A PM também localizou em outros cômodos da casa outros dois vasos em folha secas da droga, além de recipientes escondidos dentro de um guarda roupa.
C., disse ao policiais que as sementes do entorpecente havia sido enviado da Holanda por um parente e que a droga seria de uma qualidade superior a que é comercializada nas “bocas de fumo” de Fernandópolis.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Grécia despenalizará posse e consumo de drogas

Tradução: Coletivo DAR

Fonte: ABC

Ministro da Justiça grego, Miltiades Papaioannou, afirma que “o abuso de drogas é uma doença e não um ato criminoso”

A Grécia irá descriminalizar a posse de “pequenas quantidades” de todos os tipos de drogas, indicou na quarta-feira o ministro da Justiça Miltiades Papaioannou após a aprovação de uma lei no Conselho de Ministros.

“A lei grega tem que estar de acordo com a legislação europeia, e as pessoas que estão com pequenas quantidades para uso pessoal não são consideradas criminosas”, apontou o ministro, complementando que “abuso de drogas é uma doença e não um ato criminal”.

Consumo de drogas nos EUA se manteve estável em 2010

Fonte: Terra

Um relatório anual divulgado nesta quinta-feira aponta que 8,9% dos americanos maiores de 12 anos (22,6 milhões de pessoas) consumiram drogas em 2010, um número similar ao registrado em 2009.

A Administração dos Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA, na sigla em inglês) divulgou uma pesquisa nacional sobre o uso de substâncias ilícitas em pessoas acima dos 12 anos de idade nos Estados Unidos, na qual não foi registrado um aumento "significativo" entre 2009 e 2010.

Em declarações à Agência Efe, o diretor do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca, Gil Kerlikowske, considerou que estes resultados representam "um passo na direção correta", mas afirmou que não é motivo de comemoração porque ainda há muito por fazer para combater o problema.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Problemas com uso medicinal não acabam com lei

Fonte: Consultor Jurídico

Por João Ozorio de Melo

Nos debates — e nas notícias — sobre a legalização da maconha no Brasil, há uma referência constante: nos Estados Unidos, o uso da maconha para fins medicinais começou a ser legalizado em 1996. Na verdade, não há qualquer lei federal nos EUA que descriminalize o plantio, a distribuição e o uso da maconha, para qualquer fim, dizem agentes e promotores federais, segundo o Las Vegas Review-Journal. O que existe no país é um conjunto de leis estaduais que legalizaram o uso medicinal da maconha, umas espelhadas nas outras. Mas, em vários desses estados, distribuir e plantar maconha ainda dá cadeia.

Em Nevada, o estado que abriga os famosos cassinos de Las Vegas, Lake Tahoe e Reno, 12 pessoas que operam uma cooperativa de distribuição de maconha sob a proteção da lei estadual, foram presas por agentes federais e estão sendo processadas. Outras sete pessoas, que operam “dispensários” (estabelecimentos de beneficência que “dispensam” gratuitamente medicamentos e que ostentam oficialmente o título de "totalmente legal"), também foram presas. Todas estão sendo acusadas de crimes de distribuição, produção e posse de maconha.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Eu já fumei muita maconha", revela Lenny Kravitz

Fonte: Vírgula

Lenny Kravitz revelou que já fumou tanta maconha que provavelmente passou metade de sua vida chapado. Em entrevista à revista Rolling Stone, o músico comentou sobre sua fixação na erva, depois de experimentá-la aos 11 anos de idade.

"Para ser bem sincero, dos 11 até uns 25 anos, eu fazia da seguinte forma: acordava, bocejava, fumava um baseado, largava e voltava pra cama, contou Kravitz. "Eu era provavelmente o maior fã da erva depois de Bob Marley".

"Agora eu só fumo de vez em quando. A vida é intensa demais", justificou.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mais uma aplicação medicinal para a maconha

Fonte: Ciência Hoje

Estudo da UFSC engrossa lista de benefícios que substância presente na planta pode proporcionar à saúde humana. Experimentos mostram que composto é eficaz no tratamento de memórias traumáticas.

Teste com camundongoUma erva conhecida pela humanidade há mais de 4 mil anos e que tem uma série de aplicações medicinais comprovadas se mostrou promissora também no tratamento de sequelas emocionais causadas por traumas. O efeito é produzido pelo canabidiol, substância presente na maconha (Cannabis sativa) e que pode substituir vários medicamentos usados em tratamentos psicológicos, evitando seus efeitos colaterais.

O potencial de uso de C. sativa para a atenuação de traumas foi apontado recentemente pela equipe liderada pelo farmacologista Reinaldo Takahashi, no Laboratório de Psicofarmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os pesquisadores utilizaram um modelo experimental comum em estudos que trabalham com estresse pós-traumático, que consiste em provocar traumas em camundongos por meio de choques elétricos sutis nas patas.

PMs vendiam drogas apreendidas para traficantes da Rocinha, revela processo

Fonte: Último Segundo
Interceptação telefônica flagrou policial oferecendo maconha recolhida no Complexo da Maré a bandido da Rocinha por R$ 350 o quilo

Um processo que tramita na 38ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revela que policiais militares supostamente vendiam para traficantes da favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, drogas que eram apreendidas em outras comunidades cariocas.

As investigações começaram em 2007 mas somente no dia 23 de março deste ano a denúncia foi oferecida à Justiça. Dois PMs se tornaram réus mas ambos não estão mais na ativa.

Um deles, Alexandre Marques, conhecido como Cop, que era lotado no 23º BPM (Leblon, zona sul), foi expulso da corporação. O outro, Erivaldo da Silva, que trabalhava no 22º BPM (Complexo da Maré, na zona norte), teve a aposentadoria concedida no final do ano passado.

domingo, 4 de setembro de 2011

RJ: abrigo de crianças usuárias de crack tem remédio vencido

Fonte: Terra

MARIA LUISA DE MELO

Remédios ministrados fora do prazo de validade, prescrições médicas feitas apenas uma vez por mês, contrariando legislação vigente, ausência de farmacêutico e nutricionista, além de má conservação de algumas unidades. Estas são algumas das irregularidades encontradas nos abrigos para onde são levados os menores usuários de crack apreendidos pela Prefeitura do Rio para internação compulsória. As informações compõem um relatório divulgado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren-RJ).

A internação compulsória de menores usuários de drogas foi uma medida adotada pela prefeitura da cidade há três meses, diante do grande número de crianças e adolescentes nas ruas. Segundo o Coren, no entanto, não há planejamento terapêutico para recuperar os 85 meninos e meninas abrigados.

Romarinho diz que fumou maconha em Portugal e tenta reconstruir a carreira

Fonte: Extra

Todo garoto tem o sonho de ser jogador de futebol e brilhar na Europa. Atualmente, craques despontam em times do Brasil e são vendidos ainda adolescentes. Porém, sem estrutura psicológica e familiar, promessas se perdem na noite e entram de cabeça nas drogas. Romário Santos da Silva, o Romarinho, foi um deles. Há quase um mês foi resgatado da desgraça e recebeu mais uma chance

Morando no alojamento da igreja, assim como Valdiram, ele quer reconquistar o espaço perdido no esporte, terminar os estudos e voltar a ajudar a família. Chamado de "fenômeno do futebol às avessas", agora projeta um futuro:

— Mesmo esbanjando com mulher e drogas, consegui dar uma casa para o meu pai e minhas irmãs. Mas quero recuperar o tempo perdido e contribuir mais. Minha alegria é ver minhas irmãs e meu pai orgulhosos.

sábado, 3 de setembro de 2011

Mulher é detida ao tentar passar ovos com maconha aos presos em Sarandi

Fonte: O Diário

Uma jovem de 19 anos foi detida, por volta das 9h deste sábado (3), tentando passar maconha a um detento da carceragem da delegacia de Sarandi (a 12 km de Maringá). O que chamou a atenção dos investigadores, no entanto, foi a maneira como ela disfarçou a droga: o entorpecente foi encontrado dentro de sete ovos de galinha.

Segundo o investigador Anderson Medeiros, sábado é dia de visita na delegacia. "Os amigos e familiares dos presos geralmente trazem compras para eles. Antes de entregá-las nós geralmente checamos todos os alimentos", conta.

A farsa foi descoberta, pois um dos carcereiros achou o ovo muito leve. "Ele pegou um dos ovos e estava normal, mas o outro estava muito leve. Assim que nós o quebramos percebemos que tinha droga dentro", conta. A mulher carregava 12 ovos, sendo que sete estavam recheados de maconha.

Antes de tentar levar a droga ao namorado, Franciele Ferreira da Silva não tinha antecedentes criminais. Agora ela está detida na carceragem e deve responder inquérito por tráfico de drogas.

Canadenses se intoxicam ao comer brownie com maconha por engano

Fonte: G1

Mulher ofereceu bolo que havia sido assado por seu filhos. Três foram levados a um hospital de Victoria tontos e desorientados.

Brownie com maconha provocou intoxicação. (Foto: BBC )Três empregados de uma empresa na cidade de Victoria, no Canadá, passaram mal após uma colega ter inadvertidamente dado a eles brownies de chocolate feitos com maconha.

A polícia local disse investigar um possível caso de 'intoxicação' após os três terem sido levados a um hospital tontos e desorientados.

A mulher que levou os brownies ao local de trabalho afirmou que simplesmente os havia encontrado na geladeira.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Xamã é condenado à prisão após oferecer bebida alucinógena a participantes de culto

Fonte: O Dia

Cerveja era preparada com ervas colhidas na Amazônia

Londres (Inglaterra) - Um sacerdote xamã foi condenado a 15 meses de prisão, nesta sexta-feira, por utilizar, em suas cerimônias, uma bebida sagrada contendo droga de classe A. O "curandeiro" Peter Aziz, 51 anos, fez duas cervejas alucinógenas utilizando a bebida ayahuasca, feita com substâncias que coletou na Amazônia. A beberagem era oferecida aos participantes de cerimônias de cura.

A poção - feita com a folha da planta Chakruna, que contém a droga proibida N-dimethyltriptamene ou DMT - foi entregue a 17 pessoas durante uma cerimônia à luz de velas em um retiro religioso que durou uma semana, no condado de Somerset, na região Sudoeste da Inglaterra.

Aziz disse aos participantes - alguns dos quais vomitaram depois de consumir o líquido - que a bebida iria ajudar a combater problemas de saúde graves, incluindo câncer. O xamã alegou ter seguido o conselho do Ministério do Interior sobre a legalidade do uso do coquetel antes de fornecê-lo para seus seguidores.

Uruguay: 60.000 uruguayos consumen marihuana a diario

Fonte: La Republica
Marihuana ."Mamá me anoté en el club", fue uno de los paneles que ayer debatió el tema en la Intendencia.

Proponen asociaciones civiles sin fines de lucro registradas en el Ministerio de Cultura. Sus defensores afirman que alejarían al consumidor de las "bocas" y del mercado negro. La propuesta fue lanzada en el Debate Nacional sobre Drogras que se realiza en la Intendencia de Montevideo.

GUSTAVO TRINIDAD

Los clubes de cultivadores de cannabis (marihuana) serían asociaciones civiles sin fines de lucro dentro del proyecto de ley de despenalización del cultivo de esta planta. Los impulsores ven a estas organizaciones como la mejor forma de alejar a los consumidores de los narcotraficantes, mejorar la calidad de lo que se consume, hacer mejores seguimientos del consumo responsable y además ser auditables para el control de las autoridades.

Se estima que en Uruguay hay unos 150.000 consumidores de marihuana y que de ellos unos 60.000 lo hacen todos los días. Los impulsores de estos clubes aseguran que además generarán puestos de trabajo, ya que los cultivos necesitan estar atendidos las 24 horas. Por esto también el Estado tendrá una recaudación por los aportes patronales. Serían unos 750 puestos de trabajo y unos 50.000 dólares al año de aportes, según una estimación primaria sobre la cantidad de clubes que se formarían a partir de aprobada la ley.

Fundo antidrogas poderá receber recursos de loterias

Fonte: Agência Câmara dos Deputados

O Fundo Nacional Antidrogas (Funad) poderá receber recursos de loterias. A medida está prevista no Projeto de Lei 964/11, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP). Segundo a proposta, 2% da arrecadação líquida dos concursos administrados pela Caixa Econômica Federal serão destinados a projetos financiados pelo Funad, por meio de instituições cadastradas.

De acordo com o deputado, o objetivo da medida é ampliar o financiamento da Política Nacional sobre Drogas, no momento em que o País discute o crescimento do consumo de entorpecentes, como crack, ecstasy e oxi, entre crianças e jovens. “Estamos diante de um fenômeno alarmante, que exige permanente implementação de medidas de combate ao uso de drogas”, disse Edinho Araújo.

Comissão vai propor fim da propaganda de bebida alcoólica na TV

Fonte: Agência Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Estudos sobre Políticas Públicas de Combate às Drogas, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou nessa quinta-feira que, ao final dos trabalhos, a comissão vai propor o fim da propaganda de bebida alcoólica na TV. A declaração foi feita durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas de Combate ás Drogas.

“Vai ser uma guerra. Nós avançamos muito quando tiramos a propaganda de cigarro da televisão. Em menos de 8 anos, nós tiramos mais de 30 milhões de brasileiros do tabaco. O País tinha 32% de fumantes, hoje são 17%. O álcool causa um prejuízo enorme ao Brasil, por isso temos que diminuir o incentivo ao consumo de álcool”, disse Lopes.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Marcha da maconha será no dia 18 em Joinville

Fonte: A Notícia

Manifestação divide opiniões na cidade; MP não descarta intervenção

Os primeiros passos ainda nem foram dados, mas a Marcha da Maconha já divide opiniões em Joinville. A manifestação foi confirmada para o dia 18 de setembro, com concentração em frente à Câmara de Vereadores. De lá, os participantes vão seguir até a praça da Bandeira, onde estão previstas atividades culturais e música ao vivo.

A organização do evento afirma que a droga não será usada durante a marcha. Mensagens de apologia ao uso de drogas também não serão permitidas.
— Nossa intenção é promover o debate sobre a legalização e da descriminalização —, garante Lucas Lichy, estudante de economia na UFSC e representante do Instituto Cannabis de Florianópolis, que coordena todas as marchas no Estado.

Dinei confessa que ainda luta contra vício

Fonte: Band

Ex-jogador teve cocaína em seu organismo detectada por antidoping

Durante uma conversa com seus colegas no reality show “A Fazenda”, Dinei falou sobre seu problema com as drogas e revelou que continua se empenhando para ficar longe do vício.

Em 1996, o ex-jogador foi pego em um exame antidoping, que acusou o uso de cocaína.

O antidoping me salvou. Se não fosse o doping, eu não estaria aqui”, admitiu.
“Estou há 15 anos sem usar drogas, mas é uma luta constante. Você não pode deixar o leão acordar", confessou Dinei.

Jovem se irrita com filha de dez meses e dá maconha para criança

Fonte: O Dia

Arizona (EUA) - Uma mãe norte-americana de 21 anos foi acusada de abuso de crianças depois de ter soprando fumaça de maconha na boca de seu bebê para fazê-lo parar de chorar. Jessica Callaway também está sendo acusada de espancar sua filha, que tem apenas 10 meses. O crime aconteceu no estado do Arizona.

Após ser presa, a jovem alegou que realizou o abuso pois estava tendo um "dia ruim" e teve problemas para escolher uma roupa para usar em uma festa. Jessica foi presa após uma jovem que divide apartamente com ela gravar cenas de abuso com à criança em seu cel e entregar à polícia.