Fonte: SOL (Portugal)
A utilização das chamadas 'drogas da noite' é motivo de alarme entre os britânicos pelo aumento de casos de dependência. Essa tendência tornou-se tão preocupante que em Londres abriu já um centro de tratamento vocacionado para ajudar os dependentes de substâncias como a ketamina, a mefedrona, o ecstasy e o GHB.
De acordo com a edição online do The Independent, a clínica encontra-se ainda em fase de testes, mas desde que começou a funcionar, há cinco meses, já prestou apoio a várias pessoas.
Entre elas destaca-se o caso de um homem de 27 anos, viciado em GHB (ecstasy líquido), que acordava de duas em duas horas durante a noite para tomar uma porção da droga que inicialmente utilizava apenas quando saia para dançar.
Outro caso, bastante comum entre os ingleses, é o de uma mulher que sofre daquilo a que entre eles se chama 'bexiga de ketamina', uma consequência física do abuso continuado dessa droga que faz com que os seus utilizadores sangrem quando urinam.
O psiquiatra e fundador da Clínica Club Drug, Owen Bowden-Jones explica que é muito difícil calcular quantas pessoas sofrem de efeitos secundários provocados pelo consumo destas drogas, até porque até ao momento e ao contrário dos viciados em aditivos como o álcool, a cocaína ou a heroína, estas pessoas que têm problemas com as chamadas 'designer drugs' não procuram ajuda.
Bowden-Jones afirma que «nos últimos dois ou três anos o consumo destas substâncias tem aumentado muito entre os frequentadores da noite» e que «todos os dias aparecem drogas novas». No ano passado foram descobertas 41 novas drogas consumidas entre os frequentadores da noite de Londres e, este ano, mais 20 já foram acrescentadas à lista.
O perfil dos utilizadores destas drogas é muito diferente do traçado para os consumidores de drogas pesadas. São jovens, empregados e sem problemas financeiros, na maior parte das vezes têm namorada/o e raramente se consideram como 'viciados'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário