Fonte: O Globo
MIAMI - O ex-general boliviano encarregado de combater o narcotráfico no país, René Sanabria, foi condenado, nesta sexta-feira, a 14 anos de prisão por ter integrado um grupo de traficantes de cocaína e seu sócio Marcelo Foronda Acero, foi condenado a nove anos de prisão, conforme divulgou a AP.
A operação foi realizada em conjunto com os Estados Unidos, com informantes infiltrados que se fizeram passar por traficantes colombianos.
As sentenças foram anunciadas pela juíza Ursula Húngaro em uma audiência judicial realizada num tribunal federal da Flórida (EUA).
Sanabria, de 54 anos, foi condenado a cumprir também cinco anos de liberdade condicional supervisada e Foronda cumprirá três, assim que saírem da cadeia, segundo sentença da juíza, que pediu desculpas aos Estados Unidos pelo narcotraficante enviar drogas ao país.
- Um dos maiores objetivos dos Estados Unidos na América Latina, especialmente na Bolivia e Colombia é impedir que as drogas sejas cultivadas e enviadas para os EUA. Devo minhas desculpas a este país.- disse Úrsula.
O ex general boliviano havia se declarado culpado no final do mês de junho, para evitar a condenação máxima, que é a prisão perpétua. As acusações que pesavam sobre Sanabria, seriam suficientes para condená-lo por pelo menos, 10 anos de cadeia.
Úrsula decidiu por uma condenação mais severa para o ex-general por seu papel de líder na associação, para que a pena sirva de exemplo para outros funcionários do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário