terça-feira, 2 de março de 2010

Advogada presa por ligação com o tráfico tem Habeas Corpus negado

do OlharDireito

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie negou liminar ao pedido de habeas corpus interposto pela defesa da advogada Kattleen Káritas Oliveira Barbosa, presa em Cáceres no dia 13 de março de 2008, durante a Operação Volver da Polícia Federal.

Ela foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Cáceres, pelos crimes de formação de quadrilha e associação ao tráfico. A advogada está presa preventivamente nas dependências do Corpo de Bombeiros de Cuiabá.

Kattleen foi ao STF questionando a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Celso Limongi, que havia indeferido liminar para a acusada. Ela também já havia ingressado com dois pedidos de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF), mas não obteve êxito.

Para os autores da denúncia, promotores de Justiça Januária Dorileo Bulhões e Samuel Frungillo, as decisões do TRF e STJ reforçam a tese defendida pelo Ministério Público de que a prisão da advogada é essencial para a manutenção da ordem pública.

O Ministério Público já ofereceu três denúncias contra 36 pessoas indiciadas na 'Operação Volver', deflagrada pela Polícia Federal. Alguns processos foram encaminhados à Justiça Federal e outros tramitam na esfera estadual.
A quadrilha, conforme o Ministério Público, contava com o envolvimento de duas advogadas: Kattleen Káritas Oliveira Barbosa e Lucy Rosa da Silva. A segunda responde por corrupção ativa e tráfico de influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário