sábado, 31 de março de 2012

Soninha reconhece que sua defesa da legalização da maconha afasta o eleitor

Fonte: IG

Com 7% das intenções de voto no mais recente levantamento feito pelo Datafolha, Soninha Francine reconhece que algumas de suas posições podem significar problemas na tarefa de combater a rejeição do eleitorado.

A pré-candidata defende a legalização da maconha e argumenta que a proibição leva o usuário ao mundo do crime para ter acesso ao vício. Emenda que a criminalidade fomentada pelo tráfico vitima também quem não é usuário e custa caro para o governo na tarefa de combate.

Polícia Militar impede marcha da maconha em Diadema

Fonte: Diário do Grande ABC

A Polícia Militar conseguiu barrar a realização da marcha da maconha em Diadema, marcada para o dia 26 de maio, na Praça da Moça. O argumento utilizado pelo comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Roberval Ferreira França, foi que a manifestação não vai ao encontro das políticas públicas de enfrentamento ao crack e outras drogas, lançadas na cidade em junho. Com isso, a Prefeitura resolveu proibir a realização da marcha.

Em fevereiro, o diretor de eventos da administração, José Tadeu Mota, assinou documento que atendia a solicitação do grupo Acorda ABC, organizador do movimento, em utilizar a Praça da Moça. O Departamento de Paisagem Urbana da Secretaria de Meio Ambiente também emitiu documento manifestando não ter objeção à realização da manifestação. Porém, o texto determinava algumas regras que deveriam ser seguidas pelos participantes.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Argentina: Un paso rumbo a la despenalización

Fonte: Página 12

El senador recogió el informe de una comisión de expertos que trabajó durante cuatro años. La iniciativa busca despenalizar la adquisición, tenencia y cultivo de drogas para consumo personal. También toma en cuenta el fallo de la Corte sobre el tema.

El senador Aníbal Fernández presentó ayer su proyecto para despenalizar la adquisición, tenencia y cultivo de drogas para consumo personal, en sintonía con el fallo Arriola de la Corte Suprema de Justicia de la Nación. “Buscamos priorizar los derechos humanos de segunda generación: primero atender la salud de quien consume y después atacar el narcotráfico”, explicó Fernández durante la exposición de los motivos del proyecto en el Salón Arturo Illia del Senado. Se trata de una ley nueva y no de una derogación de algunos puntos de la anterior, como los proyectos presentados por diputados de varios bloques en el Congreso. La actual legislación, evaluó el senador, “formó parte del fracaso de la política criminal en materia de persecución, represión y sanción de los delitos vinculados con el tráfico ilícito de estupefacientes, al direccionar la operatividad a los más débiles”.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Homens vestidos de ninja roubam entregador de maconha na Califórnia

Fonte: Extra

Homens mascarados perseguiram um fornecedor de maconha medicinal, na Califórnia, Estados Unidos. Saltando de arbustos, os “ninjas” deram um susto na vítima e atacaram o seu saco, que estava cheio de erva e dinheiro. Segundo o policial Alan Henley, o forncedor foi surpreendido pelos ladrões ao pegar o carro.

- Dois homens saltaram dos arbustos vestidos como ninjas, acenando com cassetetes. Isso parece bizarro. Nunca tivemos incidentes semelhantes - disse Hanley, segundo o site “La Agora”.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mais de 8 mil pés de maconha são incinerados em Inajá, no Sertão de PE

Fonte: G1

Plantação estava em um sítio, em mais de 2 mil covas. Dono da propriedade não estava no local durante a operação.

Mais de 8 mil pés de maconha foram erradicados na terça-feira (27), no município de Inajá, no Sertão pernambucano. Após investigações da Polícia Militar e através de informações, os agentes chegaram até o Sítio Papagaio, na zona rural da cidade. A plantação da droga tinha 2.081 covas, com muitos pés já em fase de colheita.

A Polícia Militar incinerou a plantação de 8.324 pés no próprio local e levou uma pequena amostra da droga para a Delegacia de Inajá. O dono da propriedade não estava no local durante a operação. De acordo com informações da Polícia Civil, um inquérito será instaurado e a população que mora nas proximidades do sítio será intimada para prestar depoimento. A polícia ainda não tem pistas sobre o suspeito.

Porte de drogas não conta como reincidência criminal

Fonte: Consultor Jurídico

Tido por muitos especialistas como cláusula de desencarceramento, o artigo 28 da Lei de Drogas, que tipifica o porte, foi levado ao pé da letra em decisão recente da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em sessão do último 5 de março, os desembargadores afastaram a reincidência de um réu que, antes do novo delito, foi flagrado portando entorpecentes.

O entendimento teve como base voto do desembargador Márcio Bártoli, revisor do caso. Os julgadores mudaram de ideia quando ele expôs seu ponto de vista. De acordo com ele, “um sistema penal que se pretenda legítimo deve, ao menos, guardar coerência e razoabilidade”.

A incoerência, apontou o desembargador, está no fato de o próprio artigo 28 da Lei de Drogas não prever pena privativa de liberdade, aproximando o crime de porte de entorpecentes a uma mera contravenção penal. “Como pode o artigo 28 da Lei 11.343, de 2006 — pelo qual sequer há possibilidade remota de privação da liberdade — gerar reincidência e a contravenção, passível de prisão simples, ser inábil a gerá-la em caso de crime posterior?”, indagou.

terça-feira, 27 de março de 2012

Produtos químicos similares à maconha inibem propagação do vírus da AIDS

Fonte: ISaude

Pesquisa vai ajudar cientistas a desenvolver novos medicamentos para retardar a progressão da fase final da doença

Pesquisadores da Mount Sinai School of Medicine, nos Estados Unidos, descobriram que produtos químicos similares à maconha ativam receptores presentes nas células imunes humanas que podem inibir um tipo de vírus da imunodeficiência humana (HIV) encontrado na fase final da AIDS.

Entender o efeito desses receptores sobre o vírus pode ajudar os cientistas a desenvolver novos medicamentos para retardar a progressão da doença.

A maconha medicinal é prescrita para tratar a dor, perda de peso debilitante e supressão do apetite, efeitos colaterais que são comuns em pessoas com AIDS em estágio avançado. O estudo é o primeiro a revelar como os receptores da maconha encontrados nas células imunes, chamados receptores de canabinóides CB2 e CB1, podem influenciar a propagação do vírus HIV.

segunda-feira, 26 de março de 2012

SP: Pé de maconha provoca discussão entre familiares no Ubirajara

Fonte: Região Noroeste

O ajudante geral H.L.S., 28 anos se desentendeu com seus familiares após um deles ter arrancado uma planta de maconha que ele cultivava em um vaso no quintal da residência.

O fato ocorreu na tarde de ontem(25) na Rua Orozimbo Ribeiro de Melo, bairro Ubirajara, em Fernandópolis.

Quando a Polícia chegou até o local, o rapaz assumiu que cultivava a droga, mas que servia apenas para consumo próprio.

Ele ainda apresentou aos policiais mais uma porção de maconha,um frasco com ácido bórico e um outro com éter utilizado para misturar com cocaína, que estavam dentro da residência

Toda a droga apresentada foi apreendida em auto próprio pelos policiais militares.

Polícia descobre plantação de maconha em chácara de Maringá

Fonte: G1

Policiais chegaram até a plantação após informações do próprio traficante. 100 pés da droga foram cortados; duas pessoas foram presas.

Uma plantação de maconha foi localizada por policiais do Núcleo de Maringá da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil do Paraná, na noite de sábado (24), em uma propriedade a pouco mais de 10 km do centro de Maringá. A plantação ficava dentro de uma mata fechada e a polícia teve dificuldade para chegar até o local.

Os policiais receberam informações sobre a plantação ilegal após descobrir em uma casa, dentro de um condomínio de chácaras, maconha pronta para venda, balança de precisão e espingardas. No local, o traficante contou a polícia que ele mesmo plantava a droga.

Os pés de maconha plantados tinham mais de dois metros de altura. Mais de 100 pés foram retirados e levados para uma delegacia. Duas pessoas foram presas e a polícia investiga se há mais envolvidos no esquema.

Tirar tráfico da rua tem mais efeito que prender, diz americano

Fonte: Folha de São Paulo

A redução da criminalidade não depende de uma revolução social nem tampouco do encarceramento em massa. Ela está baseada numa polícia eficiente, presente em pontos-chave, e numa política que tire das ruas o único tipo de crime comum que dá lucro, o tráfico de drogas.

É o que afirmou à Folha Franklin (Frank) Zimring, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley e um dos mais respeitados especialistas em segurança pública dos EUA.

Ele é autor do livro "The City that Became Safe" (A cidade que ficou segura), baseado em estudo sobre a queda da criminalidade em Nova York.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Máquina que vendia maconha é desativada pela Polícia na Nova Zelândia

Fonte: Exame

Policiais fizeram ação para prender os envolvidos no abastecimento da vending machine que oferecia embalagens de maconha na Nova Zelândia

Máquia de maconhaSão Paulo - Policiais acabaram com a festa de um grupo de ativistas que estava comprando maconha através de uma máquina automática em um armazém na Nova Zelândia.

Segundo site Auckland Now, quatro pessoas foram detidas e a polícia apreendeu 27 mil dólares neozelandeses (40 mil reais) em dinheiro, além de cannabis e equipamentos para o consumo de drogas.

Cigarro matou 6 milhões em 2010, mostra levantamento

Fonte: Folha de São Paulo

O que as seis maiores empresas do ramo tabagista lucraram em 2010 equivale a US$ 6.000 por cada morte causada pelo fumo nesse ano.

Essa é a conclusão da quarta edição do Atlas do Tabaco, lançado pela Sociedade Americana do Câncer e pela Fundação Mundial do Pulmão, durante a 15ª Conferência Mundial Tabaco ou Saúde, em Cingapura.

Segundo o documento, as seis empresas líderes lucraram US$ 35,1 bilhões em 2010, concentrados na empresa estatal chinesa de tabaco (US$ 16 bilhões) e na Philip Morris (US$ 7,5 bilhões). Esse lucro é maior, diz o atlas, que o da Coca-Cola, da Microsoft e do McDonald's somados.

Papa promete lutar contra o "mal" das drogas no México

Fonte: Reuters

Por Philip Pullella

A BORDO DO AVIÃO PAPAL, 23 Mar (Reuters) - O papa Bento 16 viajava para o México na sexta-feira com a promessa de "desmascarar o mal" do tráfico de drogas em um país atormentado por um surto de violência de gangues nos últimos cinco anos.

O papa, que inicia sua visita de três dias na cidade de Leon, na região central do país, deu uma resposta forte quando questionado a bordo de seu avião sobre o tráfico de drogas no México, responsável pela violência que já matou cerca de 50 mil pessoas desde 2007.

Plantação com mais de 45 mil pés de maconha é destruída em Cabrobó, PE

Fonte: G1

Plantas estavam em estágio avançado de crescimento. Três homens que estavam no local conseguiram fugir.

Mais de 45 mil pés de maconha foram erradicados por policiais militares na quinta-feira (22), na Zona Rural do município de Cabrobó, no Sertão pernambucano. Através de denúncia anônima e de informantes, a polícia chegou à Fazenda Saco da Serra, onde encontraram a plantação. Três homens que estavam no local conseguiram fugir.

“A gente sempre faz o mapeamento dos locais que, provavelmente, têm o plantio de drogas. Fomos ao local, e os três homens conseguiram fugir pela caatinga. Os policiais ainda tentaram encontrar os responsáveis pela plantação, mas não conseguiram”, contou o major Paulo Duarte, comandante da 2ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), de Cabrobó.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cogumelos alucinógenos alteram a personalidade para sempre

Fonte: Galileu

Pesquisadora descobriu que uma dose pode deixar a pessoa mais 'aberta'

A Universidade Johns Hopkins é principal centro de pesquisas com psilocibina nos Estados Unidos. A substância é um composto psicodélico encontrado em centenas de espécies de cogumelos alucinógenos, cujo consumo altera a percepção, causa alucinações visuais, traz euforia e pode dar início a experiências místicas. Aliás, esses cogumelos eram usados desde tempos ancestrais em rituais xamânicos. Além desses efeitos, a droga também pode causar as famosas “bad trips”, quando seu consumo causa ataques de pânico nos usuários. Nem todo cogumelo contém a substância – alguns são inclusive mortais se consumidos por seres humanos.

As pesquisas conduzidas na Universidade Johns Hopkins começam a abrir caminhos para a compreensão de todos esses efeitos. Desde 2006, estudos conduzidos no local tentam entender como a droga propicia as experiências místicas. No ano passado, a pesquisadora Katherine MacLean realizou uma revisão dos estudos anteriores e descobriu que a psilocibina altera a personalidade de seus usuários para sempre – ela os deixa mais abertos a novas experiências. A GALILEU conversou com a cientista sobre essas e outras pesquisas conduzidas na universidade. Veja a entrevista completa:

Um jardim de maconha em Buenos Aires

Fonte: O Globo

A polícia da província de Buenos Aires descobriu esta semana um verdadeiro jardim de maconha numa casa localizada no município de Florencio Varela. Foram encontradas plantas de até três metros de altura, num grande jardim que era um verdadeiro laboratório de drogas. Até agora apenas uma pessoa foi presa por possuir uma quantidade proibida de maconha, além de armas que não estavam declaradas.

A Argentina é um dos países do continente que liberou o consumo de pequenas quantidades de maconha. A decisão foi confirmada pela Corte Suprema de Justiça do país, em meados de 2009. Na época, a corte argentina declarou inconstitucional o artigo 14 da lei 23.737, que prevê até seis anos de prisão para adultos consumidores de pequenas quantidades de maconha.

Não foi o caso do dono desta casa em Florencio Varela... parece que algumas plantas superavam os quatro metros de altura...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cardozo diz que há preconceito do Judiciário com usuário de droga

Fonte: O Globo

E vice-presidente do STF argumenta que o juiz tem dificuldade em “fazer a distinção

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou na manhã desta quarta-feira, que o Poder Judiciário precisa deixar de lado a postura de ser o "dono absoluto da verdade" e entrar em contatos com outros agentes e profissionais de outras áreas para entender como, de fato, se dá a realidade. O ministro referia-se ao entendimento dos juízes sobre usuários de drogas. Para, ele há um preconceito do Judiciário com esses jovens que consomem drogas.

- É preciso não confundir as coisas. O preconceito é óbice para que a legislação (Lei Antidroga, que distingue usuário de traficante) seja cumprida. Não pode ser o dono absoluto da verdade. O tráfico exige o tratamento duro, mas o usuário para não pode ser tratado como traficante e precisa ser entendido como um problema de saúde pública - disse José Eduardo Cardozo, na abertura do seminário "Integração de competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas, que acontece no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no STF.

terça-feira, 20 de março de 2012

Cachorro 'Marley' encontra maconha em dunas de favela em SC

Fonte: G1

Policiais civis apreenderam um carro usado para consumo da droga. Investigadores cumpriram sete mandados de busca em Florianópolis.

O cão farejador "Marley" ajudou os policiais civis de Florianópolis a encontrar 30 porções de maconha durante uma operação na Favela do Siri, nesta terça-feira (20). A droga estava escondida sob dunas de areia que circundam o local. O dono do entorpecente, no entanto, não foi localizado.

O investigador responsável pelo treinamento do cachorro disse, em nota, que as dunas no entorno da favela é um dos motivos que torna a localização de drogas mais difícil.

Durante a ação, o delegado Antonio Claudio de Seixas Joca cumpriu sete mandados de busca e apreensão. Um carro abandonado na região também foi apreendido pelos policiais. Segundo a investigação, o veículo era usado para consumo de drogas.

Lógica de guerra no combate às drogas gera alienação, diz Pedro Abramovay

Fonte: Última Instância

Políticas públicas focadas na repressão e militarização, nas quais cada vez mais pessoas são presas e uma quantidade maior de drogas é apreendida, integram a ideologia de “guerra” aplicada no combate às drogas. O problema, segundo Pedro Abramovay, ex-secretário de Justiça e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio de Janeiro, é que não existe nenhum índice confiável para averiguar o resultado dessas ações. “A lógica de ‘guerra’ gera alienação”, diz o pesquisador.

O professor sugere que avaliação deveria levar em conta outros dados estatísticos, como promoção da saúde e diminuição da violência. “Os indicadores de qualquer lugar do mundo são prisão e apreensão de drogas. Mas o que adianta saber isso?”, questiona Abramovay. Para ele, o Estado precisa fazer uma análise aprofundada, com base em indicadores confiáveis, antes de agir.

Estufa de maconha é encontrada em Colombo (PR)

Fonte: Paraná Online

A estufa encontrada pela polícia no quarto de Renato Bellini, 28 anos, em Colombo, faria inveja a qualquer agricultor, não fosse o objeto de cultivo uma droga. Sete pés de maconha de alta qualidade foram encontrados por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), em uma chácara do bairro Imbuial.

A equipe fazia buscas de foragidos da Justiça, na região do Monte Castelo, quando foi informada do endereço, que serviria como centro de produção e distribuição da droga para os usuários da Grande Curitiba. No quarto de Renato, além dos sete pés da planta, foi encontrado um aparato tecnológico para o melhor desenvolvimento da produção, que incluía luzes artificiais e irrigadores automáticos. “É clara a intenção de Renato em aumentar a concentração de tetra-hidrocarbinol (THC) da maconha, talvez para oferecer o chamado “skank”, que expande a capacidade entorpecente”, explicou o delegado Rodrigo Brown.

Segundo o delegado, Renato justificou que o cultivo era para consumo próprio. “Ele disse estar cansado de se arriscar indo até a favela para comprar a droga, mas a quantidade encontrada é muito acima do que um viciado normalmente consome”. A polícia apreendeu também 120 gramas de maconha em granel, pronta para uso, e uma pistola calibre 22. O detido responderá por tráfico de drogas e posse ilegal de arma.

Comissão: só o governo não entende a descriminalização das drogas

Fonte: Terra

Ela é jovem, bonita, mas por trás de belos olhos esverdeados defende uma posição firme em relação ao tratamento às drogas no Brasil. "A guerra contra as drogas fracassou. Todo mundo sabe disso, mas pouco se faz para mudar isso", diz Ilona Szabó de Carvalho. Ela é membro do secretariado da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, que conta com lobby de vários líderes mundiais, como o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, para dialogar com a ONU. Tem informações sobre como cada país tem enfrentado a questão. Carioca, olha de forma pessimista a posição brasileira, que não tem discutido muitas saídas legislativas para a questão do tráfico que vão além da repressão. "Só que o governo não entendeu ainda que descriminalizar, ou seja, tirar da justiça criminal, não tem nada a ver com legalizar", ressalta ela. Em entrevista concedida ao Terra, a especialista prega que o país abra os olhos e trate de regular o consumo para tentar mexer com a lógica do crime organizado. Acompanhe a seguir os principais trechos da entrevista com Ilona, especialista, com formação em Estudos Internacionais pela Universidade de Upsalla, na Suécia, e desenvolvimento Internacional pela Universidade de Oslo, na Noruega.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Coletivo convida para reunião de organização da Marcha da Maconha do Recife

Fonte: Pernambuco.com

O coletivo responsável pela realização da Marcha da Maconha no Recife convida interessados no tema para participar de uma reunião organizativa na próxima terça-feira (20). Na pauta de discussão, a implementação do projeto "Vista a camisa da marcha". Não é autorizada a entrada de menores de idade.

De acordo com o professor Lula Chagas, integrante do coletivo, a ideia é fazer com que as pessoas que são favoráveis à legalização da maconha participem mais ativamente do processo que envolve a realização da marcha. Serão aceitas propostas de logomarca, panfletos e sugestões de grupos musicais para animar a concetração, que será realizada no Bar do Reggae, no Recife Antigo.

sexta-feira, 16 de março de 2012

PM apreende 80 mudas de maconha em cidade do Sertão paraibano

Fonte: G1

Plantas teriam sido cultivadas por dois adolescentes, segundo policial. Suspeitos foram encaminhados para delegacia de Bonito de Santa Fé.

A Polícia Militar anunciou que apreendeu 80 mudas de maconha no município de Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, na manhã desta quinta-feira (15). De acordo com o sargento Ananias Vicente, que participou da ação policial, a plantação seria de responsabilidade de dois adolescentes e estaria guardada em três locais diferentes, entre eles a casa de um dos garotos. Os dois menores de idade suspeitos de cultivarem as plantas foram apreendidos.

As mudas foram encontradas quando a polícia cumpria um mandado de busca e apreensão expedido pela juíza Alessandra Oliveira Lima, da comarca de Bonito de Santa Fé. De acordo com o sargento, a operação começou por volta das 9h e terminou ao meio-dia.

Depois de escoltados pela polícia, os adolescentes teriam afirmado que compraram a erva a um homem morador do município de São José de Piranhas. Ambos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, acompanhados de representantes do Conselho Tutelar da cidade.

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Prefiro que meus filhos fumem maconha do que bebam", afirma Susan Sarandon

Fonte: Último Segundo

Divulgando o filme "Jeff Who Lives at Home", atriz ganhadora do Oscar fala sobre drogas e sobre o divórcio de Tim Robbins

Vencedora do Oscar por "Os Últimos Passos de um Homem", Susan Sarandon interpreta uma viúva decepcionada com seus filhos e infeliz com sua vida na comédia "Jeff Who Lives at Home", que estreia nos Estados Unidos nesta sexta-feira (16).

O filme traz Jason Segel ("Os Muppets") como Jeff, um homem sem rumo e fumante de maconha que vive no porão da casa de sua mãe (Sarandon). Enquanto isso, o irmão distante Pat (Ed Helms, de "Se Beber, Não Case") está convencido que sua mulher (Judy Greer) o trai.

Dirigido por Jay e Mark Duplass ("Cyrus"), o filme acompanha Jeff durante um dia quando ele embarca em um novo caminho na vida que está convencido ter sido determinado pelo universo cósmico, graças a uma série de sinais estranhos.

Sarandon, 65 anos, conversou com a Reuters sobre o filme, sobre ter filhos fumando maconha em casa e sobre como é a vida de mulher solteira desde que se separou de Tim Robbins há três anos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Futuro da guerra às drogas divide autoridades em debate do Google

Fonte: Ópera Mundi

Programa teve participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Julian Assange

Um grande debate promovido pelo Google, com transmissão ao vivo pelo Youtube, mobilizou nesta terça-feira (13/03) os grupos contrários e os defensores da chamada “Guerra às Drogas”, política de repressão à produção, comercialização e consumo de substâncias entorpecentes como maconha, cocaína e heroína. Entre os debatedores estiveram ex-presidentes, como o brasileiro Fernando Henrique Cardoso e o mexicano Vicente Fox, pesquisadores, personalidades e autoridades internacionais.

Em mais de duas horas de discussão, foram colocados na mesa os principais argumentos pró e contra a descriminalização das drogas, como alternativa à política de repressão intensificada nos anos 1970, em uma iniciativa do então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, e que hoje é apontada como um fracasso por diversos governos e especialistas.

terça-feira, 13 de março de 2012

Nick Diaz encontra brecha na lei para lutar no UFC sem parar de fumar maconha

Fonte: R7

Advogado do americano afirmou que os metabólicos da droga são previstos na lei

Advogar é mesmo uma arte. Ross Goodman, responsável por gerenciar os problemas do lutador Nick Diaz com a Justiça, deu uma prova disso nesta terça-feira (13) ao usar uma brecha na lei para defender que o astro do UFC possa fumar maconha antes de seus combates.

Isso mesmo, fumar maconha. Apesar de soar de forma tão estranha, a explicação de Goodman é rápida e certeira, e foge às discussões éticas sobre a droga ser ou não considerada doping.

Em entrevista ao site da ESPN americana, o advogado explicou sua posição usando uma brecha nas normas da Agência Mundial Anti-Doping.

- A maconha é uma substância proibida, mas seus metabólitos não. O sr. Diaz não testou positivo para uma substância proibida. Sabemos que ele não testou para maconha, então, se você olhar a lista da Agência Mundial, verá que os metabólicos da maconha não são proibidos.

Jovens de classe média são presos com pés de maconha no Rio, diz PM

Fonte: G1

Eles foram detidos num apartamento no Recreio dos Bandeirantes.
No imóvel, a polícia encontrou também dois tabletes da droga.

Dois jovens de classe média, moradores do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, foram presos por suspeita de tráfico de drogas, na noite de segunda-feira (12). Segundo informações de agentes do 31º BPM (Recreio), no apartamento onde eles estavam foram encontrados dois pés de maconha.

Os suspeitos, de 21 e 24 anos, foram localizados após denúncias anônimas. O imóvel fica na Rua Desembargador Paulo Alonso. Segundo a polícia, além dos pés de maconha, também foram apreendidos no local dois tabletes da erva, cada um com cerca de 2 kg.

Os suspeitos foram presos em flagrante e levados para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Em reunião na ONU, Bolívia defende consumo da coca

Fonte: Reuters

VIENA, 12 Mar (Reuters) - O presidente boliviano, Evo Morales, defendeu na segunda-feira o direito do seu povo a mascar folhas de coca, principal ingrediente da cocaína, dizendo que se trata de uma tradição antiga, e que seu governo está lutando contra o narcotráfico.

Segurando uma folha de coca para salientar sua mensagem durante uma reunião na ONU sobre narcóticos, o líder esquerdista, ex-dirigente sindical dos cultivadores da planta, disse que os cocaleiros não são "traficantes de drogas", e que a coca não é o mesmo que a cocaína.

A folha de coca foi declarada como um narcótico ilegal na Convenção Única sobre Entorpecentes, um documento da ONU de 1961, junto com a cocaína, a heroína, o ópio, a morfina e várias drogas químicas.

América Latina lidera debate fim da guerra às drogas enquanto ONU permanece fechada a mudanças

Fonte: Coletivo DAR

A Comissão de Narcóticos se reúne em Viena; ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa de evento do Google+, que deve reunir centenas de milhões de pessoas, para discutir política de drogas no dia 13
 
São Paulo, 12 de março de 2012 – Em meio ao crescente consenso da necessidade de buscar alternativas à proibição total das drogas, lideranças políticas terão um insight único sobre a opinião pública com o debate “É hora de acabar com a guerra às drogas”, promovido pela Intelligence Squared e pelo Google+ nesta terça-feira, 13 de março, das 16h às 17h30 (horário de Brasília), no King´s Place, em Londres. O debate será transmitido ao vivo para uma audiência inédita em uma discussão sobre política de drogas. De acordo com os organizadores, no dia do evento, qualquer pessoa que entre na página do YouTube assistirá automaticamente um trailer da transmissão ao vivo, atingindo um público online estimado em até 800 milhões de pessoas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

EUA investigam oficiais que posaram com maconha no Afeganistão, diz site

Fonte: G1

Página do TMZ divulgou fotos na quinta (8); militares não são identificados. Vestindo fardas e bonés, eles não aparecem nas imagens fumando a droga.

Divulgadas nesta quinta-feira (8) por um programa de TV, fotos de militares americanos posando com pés de maconha no Afeganistão geraram polêmica e originaram uma investigação das forças armadas dos EUA. A informação é do TMZ, programa televisivo mais conhecido por sua cobertura da vida dos famosos.

Segundo o site do programa, fontes do exército americano informaram que o assunto está sendo apurado, dizendo ainda que "alegações de posse, transferência, distribuição e uso de drogas são levadas muito a sério".

Os oficiais não aparecem fumando maconha em nenhuma das fotos, apenas posando armados ao lado das plantas e usando ramos para decorar um veículo militar. Suas identidades não foram divulgadas.

Ironicamente, os bonés que eles usam em algumas imagens também podem gerar punições, já que não fazem parte da vestimenta obrigatória.

LSD pode ajudar alcoólatras a parar de beber, dizem cientistas

Fonte: G1

Pesquisa analisou estudos feitos nos anos 1960 e concluiu que droga tem efeitos benéficos no combate ao alcoolismo.

Uma única dose da droga alucinógena LSD poderia ajudar alcoólatras a parar de beber, segundo uma análise de pesquisas realizadas nos anos 1960.

O estudo, publicado no 'Journal of Psychopharmacology', utilizou informações de seis experimentos envolvendo mais de 500 pacientes e concluiu que a droga teve um 'efeito benéfico significativo' contra o abuso de álcool, que durou por vários meses depois que a substância foi utilizada.

O LSD é uma das drogas alucinógenas mais fortes já identificadas, que aparentemente bloqueia uma substância química no cérebro, a serotonina, que controla funções como percepção, comportamento, fome e humor.

Presidente colombiano destaca disposição dos EUA em debater sobre drogas

Fonte: AFP

BOGOTÁ — O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, destacou neste sexta-feira a importância de o governo dos Estados Unidos estar disposto a discutir sobre a legalização das drogas na Cúpula das Américas de Cartagena, em abril.

"É uma discussão bem-vinda. Já coloquei este tema sobre a mesa porque se existe um país que sofreu com o flagelo do narcotráfico é a Colômbia", declarou Santos à W Radio.

O presidente colombiano, que se mostra favorável à descriminalização das drogas se for alcançado um acordo global, tem previsto debater o tema em uma entrevista nesta sexta-feira, em Bogotá, com os ex-presidentes brasileiro Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e chileno Ricardo Lagos (2000-2006), informou à AFP a assessoria de imprensa de Santos.

O porta-voz do Departamento de Estado americano Mike Hammer afirmou na quinta-feira que seu governo está disposto a debater a legalização da droga na cúpula.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Brasil e Vaticano na lista dos EUA de lavagem de dinheiro do narcotráfico

Fonte: Blog do Maierovitch

Pela primeira vez, o governo norte-americano, por meio do Departamento de Estado, coloca o pequeno Estado do Vaticano na lista dos 67 paísespotencialmente suscetíveis à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.

O elenco, na categoria de “ Estados preocupantes”,  acaba de ser  publicado no relatório anual da International Narcotics Control Strategy, que será encaminhado ao Congresso dos EUA na próxima semana.

O Vaticano, como “Estado preocupante”, figura ao lado, por exemplo, da Albânia, República Tcheca, Egito, Coreia do Sul, Malásia e Iêmen.

O relatório contempla, também, os  chamados “Estados de alto risco” e o Brasil nele figura. Está ao lado do Afeganistão, Austrália, China, EUA, Ilhas Cayman, Japão, Rússia, Uruguai, Reino Unido e Zimbábue.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bloqueio de químico natural e ‘primo’ da maconha emagrece, diz estudo

Fonte: G1

Canabinoide é produzido pelo cérebro de mamíferos. Resultado obtido em ratos não pode ser reproduzido em humanos.

O bloqueio de uma substância química natural e "prima" da maconha ajuda a eliminar gordura, segundo estudo publicado na edição de março da revista científica "Cell Metabolism". O composto, chamado de 2-AG, está presente nos cérebros dos mamíferos e tem a função de regular o metabolismo energético, de acordo com a pesquisa.

Testes em ratos mostraram que a limitação da produção da substância acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. Apesar de comerem mais e fazerem menos exercício, os roedores com bloqueio de 2-AG não engordaram e não desenvolveram problemas cardíacos ou aumento da pressão sanguínea.

terça-feira, 6 de março de 2012

Mais de 8 mil pés de maconha são destruídos em Pernambuco

Fonte: Jornal do Commercio

Plantações foram encontradas no município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano

Mais de oito mil pés de maconha foram destruídos em Pernambuco na última sexta-feira (02), durante operação da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Os policiais militares localizaram o plantio da droga em uma área densa de caatinga existente na Agrovila 04, do Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, município do sertão pernambucano.

A plantação de 8.300 pés de maconha já estava com 50 cm de altura e foi incinerada pelos PMs, sendo colhida uma amostra, que foi entregue à Polícia Civil para investigação. Ninguém foi preso durante a operação.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Cientistas identificam como maconha afeta memória de curto prazo

Fonte: O Globo

RIO - Cientistas acreditam estar mais perto de entender como o consumo de maconha interrompe a memória de curto prazo. A equipe canadense da Universidade de Ottawa reduziu este efeito ao manipular um tipo particular de célula do cérebro chamada de astrócito. Em artigo escrito para a revista "Cell", eles disseram que seria possível bloqueá-la com medicamentos baseados em maconha.

Um pesquisador britânico disse que a experiência poderia revelar mais da química natural do cérebro. A maconha inunda o cérebro com uma série de substâncias químicas que imitam um de seus próprios sistemas de sinalização, levando a mudanças na memória e no humor.

Os cientistas estão tentando aproveitar o poder destas químicas, chamadas de canabinoides, em produtos farmacêuticos destinados a tratar doenças como a esclerose múltipla e a dor crônica. As doses de canabinoides são cuidadosamente controladas para evitar efeitos adversos.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Referendo sobre legalização da maconha juntamente com eleição para presidente dos EUA

Fonte: Blog do Maierovitch

Uma pesquisa do Instituto Gallup animou os ativistas pela liberação da maconha para uso lúdico-recreativo por maiores de 21 anos. Publicada em outubro do ano passado, e informada neste blog Sem Fronteiras, a pesquisa do Gallup mostrou que 50% dos cidadãos norte-americanos são favoráveis à liberação do consumo de maconha para finalidade recreativa. O Gallup fez comparações e concluiu que, de 2006 a 2010, houve um aumento de 10% dos favoráveis à legalização do consumo para finalidade lúdica.

Vale registrar que 16 estados norte-americanos permitem o porte e o consumo de maconha para uso medicinal.

Embalados com a pesquisa, e já assimilada a derrota ocorrida em 2010 na Califórnia, dois estados, em 6 de novembro durante a eleição para a escolha do presidente dos EUA, farão consulta sobre a liberação da maconha para uso recreativo a maiores de 21 anos e com porte livre de até um onça (28 gramas) ou plantio residencial de até 6 pés de erva canábica.

Contra a crise, vilarejo espanhol plantará maconha

Fonte: R7

Principal finalidade do cultivo é pagar uma dívida pública

Diante das dificuldades causadas pela crise financeira, a cidade de Rasquera na Espanha irá alugar terrenos para produzir maconha. O pequeno vilarejo de 900 habitantes fica na região de Tarragona, na comunidade autônoma da Catalunha. Segundo afirmação do prefeito ao jornal espanhol El País, o que for arrecadado com a produção da erva será destinado a manter os principais serviços públicos e pagar dívidas.

As autoridades locais estão há oito meses negociando com a ABCDA (Associação Canábica de Autoconsumo de Barcelona), um clube com fins lúdico-terapêuticos formado por 5.000 sócios para viabilizar o projeto. A ideia é que a cidade consiga diminuir uma dívida de R$ 2,9 milhões (1,3 milhões de euros). O plano não terá problemas para ser aprovado já que até a oposição política local é a favor da iniciativa.