Fonte: G1
Canabinoide é produzido pelo cérebro de mamíferos. Resultado obtido em ratos não pode ser reproduzido em humanos.
O bloqueio de uma substância química natural e "prima" da maconha ajuda a eliminar gordura, segundo estudo publicado na edição de março da revista científica "Cell Metabolism". O composto, chamado de 2-AG, está presente nos cérebros dos mamíferos e tem a função de regular o metabolismo energético, de acordo com a pesquisa.
Testes em ratos mostraram que a limitação da produção da substância acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. Apesar de comerem mais e fazerem menos exercício, os roedores com bloqueio de 2-AG não engordaram e não desenvolveram problemas cardíacos ou aumento da pressão sanguínea.
"Nós descobrimos que estes ratos eram resistentes à obesidade porque eles queimavam calorias com muito mais eficiência que roedores normais", afirmou o pesquisador Daniele Piomelli, da Universidade da Califórnia, em Irvine (EUA), em material de divulgação.
Para bloquear a substância, os cientistas criaram ratos com células cerebrais modificadas. Por isso, os resultados ainda não podem ser reproduzidos em seres humanos.
De acordo com Piomelli, isso só seria possível com a criação de um medicamento que bloqueasse a produção de 2-AG no cérebro, "algo que nós ainda não estamos preparados para fazer".
O 2-AG é um endocanabinoide, ou seja, um composto produzido naturalmente pelo corpo humano e que tem a mesma estrutura da substância psicoativa da maconha, o THC. De acordo com cientistas, os endocanabinoides controlam uma variedade de fatores, como dor, temperamento e apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário