sábado, 17 de abril de 2010

Cigarro electrónico na moda

do Diário As Beiras

Chama-se NJOY e lidera as alternativas ao tabaco, oferecendo aos fumadores, de idade legal para fumar, a hipótese de desfrutar de um cigarro, sem os problemas tradicionais que estão associados ao tabagismo.

Emite o que parece ser fumo, mas na realidade é vapor de água sem odor ofensivo que evapora dentro de segundos. Não deixa nenhum resíduo visual no ar, ao contrário do tabaco tradicional que deixa uma nuvem de fumo incomodativa que irrita os olhos e a respiração.

Ou seja, parece um cigarro, mas não é, ainda que o NJOY permita desfrutar das sensações de fumar. As vantagens desta alternativa ao tabaco normal não ficam por aqui, já que pode ser utilizado em locais destinados aos não-fumadores, não contém tabaco, nem alcatrão, não produz monóxido de carbono e o gosto é parecido com os dos cigarros tradicionais.

Mais barato do que o tabaco tradicional, o NJOY acaba com o amarelecimento dos dentes e o mau hálito e tem dois anos de garantia. Os fumadores dizem que o sabor é uma réplica do dos cigarros e o cigarro electrónico está disponível em vários sabores e densidades de nicotina. A bateria de litíum é recarregavel e dura aproximadamente para um cartucho. A luz na ponta do cigarro pisca 30 vezes durante aproximadamente nove segundos quando a carga esta baixa. O primeiro aarregamento demora cerca de oito horas enquanto os seguintes apenas duas ou três horas. A bateria pode ser recarregada aproximadamente 300 vezes.

O fumador sente ainda vantagens na carteira: o tabaco tradicional custa 1.314,00 euros (um maço por dia durante um ano), enquanto que o cigarro electrónico fica pelos 574,08 euros.

Um dos maiores atractivos do cigarro electrónico é que faz vapor, mas, por ser inodoro, não incomoda como o do cheiro do cigarro tradicional, proveniente da queima do papel e do tabaco.

Recorde-se que o NJOY nunca foi testado ou aprovado como um dispositivo anti-tabagismo e não é comercializado como tal. No sítio http://www.njoypt.com/store/ é possível obter mais informações sobre o NJOY.

Um comentário:

  1. Ou seja, é claro que os cigarros electrónicos trazem vantagens para os fumadores. E, os não fumadores já não têm de cheirar o fumo do tabaco tradicional.

    ResponderExcluir